Reconhecimento pelo MEC: como a biblioteca digital pode ajudar

Saiba como uma biblioteca digital apoia a IES no reconhecimento de curso do MEC

O reconhecimento de curso pelo MEC é fundamental para que a instituição de ensino garanta que seus certificados de graduação sejam válidos e úteis para os profissionais no mercado de trabalho.

Além disso, essa validação proporciona maior valor à instituição no mercado e na avaliação e decisão dos estudantes.

Mas você sabe como uma biblioteca digital pode apoiar a IES?

Neste artigo, entenda como uma biblioteca digital auxilia na obtenção do reconhecimento e os requisitos que o MEC considera durante a avaliação. Boa leitura!

Reconhecimento do curso: o que o MEC considera durante a avaliação?

O reconhecimento do curso pelo MEC é uma ação de validação nacional do diploma de nível superior, e esse documento é essencial para que os graduandos entrem no mercado de trabalho, pois o profissional só consegue o registro no Conselho Regional e fazer concurso público de nível superior se tiver o certificado reconhecido.

Portanto, instituições de ensino superior  que tenham o credenciamento e autorização são as mais buscadas e indicadas pelos estudantes.

Nesse sentido, são 4 indicadores essenciais para que um curso seja reconhecido:

  1. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)

Essa avaliação analisa o desempenho dos estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação e cursos superiores de tecnologia.

      2. Conceito Preliminar de Curso (CPC) 

Esse indicador toma como base três fatores:

Sua nota vai de 1 a 5.

     3. Conceito de Curso (CC)

Essa é uma avaliação in loco, ou seja, quando os recrutadores avaliam a instituição no próprio local. O exame depende da nota no CPC:

  • CPC 1 ou 2: visita obrigatória (a instituição de ensino é automaticamente incluída no cronograma de avaliação in loco).
  • CPC > 3: fica a critério da instituição (dessa forma, caso opte por não receber os avaliadores, a nota do CPC se torna a do CC).

Ademais, além do Enade, CPC e CC, outra sigla que as instituições precisam considerar é o IGC (Índice Geral de Cursos). 

     4. IGC

O indicador IGC reúne todos os outros citados acima para cursos de nível superior, mestrados e doutorados e faz uma média das formações ofertadas pela instituição. Ou seja, reúne todas as notas dos cursos e faz um balanço para obter um reflexo da qualidade dos serviços oferecidos.

Como uma biblioteca digital pode ajudar no reconhecimento de curso do MEC?

Uma biblioteca digital pode colaborar, não apenas para que seu curso seja autorizado ou reconhecido, como também para economia de recursos da IES e para que sua nota seja mais alta na avaliação, influenciando, sobretudo, em dois indicadores: Enade e CPC.

Além disso, a plataforma também implica nos indicadores do Instrumento de Avaliação Externa (Indicador 5.9 – Bibliotecas: infraestrutura; e Indicador 5.10 – Bibliotecas: plano de atualização do acervo) e nos de Avaliação de Cursos de Graduação (Indicador 3.6 – Bibliografia básica por Unidade Curricular e Indicador 3.7 – Bibliografia complementar por Unidade Curricular).

Já o Enade verifica o quanto um estudante assimilou do conteúdo previsto na grade curricular, e uma biblioteca digital permite que os discentes aumentem sua carga de conhecimento ao oferecer melhores oportunidades de aprendizado e acesso às bibliografias básica e complementar..

Afinal, quando um aluno dispõe de acesso rápido e fácil a uma biblioteca digital com um amplo acervo de excelentes bibliografias acadêmicas, ele se sente mais engajado e incentivado a estudar a fim de melhorar o seu desempenho nas matérias. Dessa forma, a nota no exame tende a ser melhor.

Se o resultado no Enade é bom, a nota do CPC também é influenciada de maneira positiva, pois essa avaliação de desempenho é um dos seus critérios. Além disso, a biblioteca digital atende o critério de infraestrutura.

Agora que você já conheceu a relação entre uma biblioteca digital e os processos de reconhecimento de curso pelo MEC, vamos apresentar as vantagens que essa plataforma de ebooks oferece a professores, alunos e toda a comunidade acadêmica:

Apoio na elaboração do plano de ensino

O plano de ensino é um cronograma com todo o conteúdo que será ofertado aos estudantes durante um período letivo, servindo como um guia para que professor e aluno construam a jornada do conhecimento. Esse planejamento conta também com toda a bibliografia que será definida pelo NDE e utilizada pelos docentes, e essa precisa ser de acesso fácil e simultâneo para eles.

Com uma biblioteca digital, fica mais prático para o professor elaborar e manter atualizado o plano de ensino, pois basta selecionar do acervo digital as obras que ele quer recomendar. Assim, todos os estudantes podem acessar de forma ilimitada e simultânea as mais atualizadas edições das obras sem correr o risco de ficar na fila de espera por empréstimos na biblioteca física.

Engajamento dos estudantes

Comparada com a biblioteca física, uma biblioteca digital  elimina diversos obstáculos de um estudante ao consultar um livro impresso, como:

  • filas extensas na biblioteca
  • indisponibilidade de exemplares
  • obras desatualizadas
  • andar com uma obra pesada na mochila
  • ter prazo para devolver sob pena de pagar multa
  • correr o risco de danificar 
  • acabarem as edições disponíveis

Com tantos benefícios que uma biblioteca digital oferece os alunos se sentem mais motivados a estudar e garantem um melhor desempenho nas matérias.

Democratização do ensino

Algumas instituições contam com turmas formadas por 20, 30 e até 40 alunos por sala de aula — às vezes, existe até mais de uma turma por curso.

Se esse fosse o caso da sua instituição e um professor recomendasse uma obra obrigatória para estudar para a prova, haveria exemplares suficientes na biblioteca para suprir a demanda?

Com uma biblioteca digital, não tem problema: todos os estudantes podem acessar o acervo a qualquer momento de forma ilimitada e simultânea.

Ferramentas de acessibilidade

De acordo com dados do IBGE, a deficiência visual é a mais comum entre os brasileiros, atingindo 3,4% da população.

Infelizmente, existem poucas edições acadêmicas em braile, para pessoas cegas ou com baixa visão, e um acervo online pode ajudar nesse quesito, pois disponibiliza o recurso do leitor em voz alta.

Isso permite que estudantes com deficiência visual consigam estudar mais facilmente para obter bons resultados nas avaliações.

Através desse recurso, ainda é possível selecionar o idioma do livro, realizar ajustes na taxa de velocidade, no tom e volume da voz. 

Os acervos digitais também dispõem de outros recursos como: 

  • anotações e realces com opções de cores
  • impressão de parte do conteúdo
  • citações nos formatos ABNT, APA, MLA, Harvard e Vancouver
  • pesquisa por palavra-chave, ISBN, título ou autor
  • marcadores de página
  • compartilhamento de conteúdo entre usuários etc.

Conteúdos disponíveis 24h 

Com uma biblioteca digital os estudantes não precisam ficar presos aos horários de funcionamento da biblioteca física. Eles podem estudar de qualquer lugar e hora através de diversos dispositivos com acesso à internet.

Assim, é possível ler o livro enquanto está em deslocamento, por exemplo, e aumentar a produtividade dos estudos.

Obras atualizadas

A educação e algumas áreas (jurídica, contábeis, comunicação etc.) passam por constantes mudanças. Sempre surge uma nova obra, teoria ou autor e o seu acervo precisa acompanhar as transformações.

Na biblioteca digital, seus professores não só possuem acesso à milhares de títulos acadêmicos em texto completo, como também contam sempre com as edições mais relevantes e atualizadas.

Conheça a Minha Biblioteca

A plataforma Minha Biblioteca foi desenvolvida para ser a melhor solução digital de ebooks para as instituições de ensino superior, disponibilizando o maior acervo de obras acadêmicas, técnicas e científicas para atender as bibliografias básica e complementar de mais de 400 cursos em diversas áreas do conhecimento.

O acervo da Minha Biblioteca conta com milhares de obras publicadas por 15 grandes editoras acadêmicas do Brasil e 38 selos editoriais. Mais de 800 instituições são parceiras da Minha Biblioteca, atendendo as demandas de leitura e aprendizado de mais de 4 milhões de usuários.

Quais são os diferenciais da Minha Biblioteca?

A plataforma é muito intuitiva, prática e fácil de usar, mas essas são apenas algumas das suas vantagens. Confira outros diferenciais da Minha Biblioteca:

  • milhares de títulos acadêmicos em português
  • acesso online e offline
  • busca dinâmica
  • realces e anotações
  • marcadores de página
  • leitor de texto em voz alta

Como funciona o modelo de contratação por catálogos?

Na Minha Biblioteca, você pode escolher contratar o catálogo completo ou apenas contratar o(s) catálogo(s) referente(s) a uma área específica para cada curso. Há disponibilidade de catálogos segmentados em 7 áreas do conhecimento como:

  • exatas
  • pedagógica
  • jurídica
  • saúde
  • medicina
  • ciências sociais aplicadas
  • letras e artes

Entre em contato conosco

Uma biblioteca digital proporciona aumento na qualidade de ensino da sua instituição e, consequentemente, influencia para elevar a nota do MEC.

Por sua vez, uma boa nota do MEC aumenta a autoridade da sua instituição e ajuda a atrair mais estudantes, além de ser um belo diferencial competitivo.

Quer saber mais sobre os benefícios da Minha Biblioteca para a sua IES? Entre em contato conosco para mais informações.

Gostou deste artigo? Então, confira outros títulos em nosso blog: