Metodologia do ensino superior: tecnologias e o EAD pós-pandemia

Metodologia do ensino superior: tecnologias e EAD no pós-pandemia

A pandemia do coronavírus vem causando consequências em todos os setores da sociedade.

As instituições de ensino superior (IES) foram diretamente afetadas pelo isolamento social e tiveram que realizar adaptações para superar os desafios desse cenário.

Leia este artigo para conferir os impactos da covid-19 na metodologia do ensino superior e de que forma o ensino a distância (EAD) e as tecnologias educativas despontam como soluções.

Quais foram os impactos da pandemia e do isolamento social na metodologia do ensino superior?

Mais de 1,5 bilhão de estudantes foram diretamente afetados pelo fechamento das instituições de ensino em todo o mundo, e cerca de 60 milhões de professores ficaram impedidos de ministrar aulas presencialmente.

As instituições precisaram reformular seus planejamentos e reforçar o investimento em novas tecnologias para adaptação da metodologia do ensino superior.

A interrupção abrupta das aulas presenciais teve diversas consequências. A seguir, confira algumas delas.

Adequação rápida de Professores e IES para o ensino remoto

O EAD ganhou mais força pela necessidade de praticarmos o isolamento social. As IES que ainda não faziam uso de ferramentas digitais para as aulas online e gestão acadêmica rapidamente investiram na capacitação e adoção de novas ferramentas.

Antes da pandemia, muitos docentes não faziam uso eficiente dos recursos digitais, o que dificultou a realização das atividades de modo virtual.

Dispersão dos estudantes durante as aulas online

Além das dificuldades do cenário de pandemia, os estudantes que ainda não estavam habituados com aulas remotas interagem pouco no ambiente virtual.

Fica a cargo de professores e gestores acadêmicos analisar quais são as melhores tecnologias educacionais para estimular o engajamento e promover a participação dos estudantes durante as aulas.

Diminuição da número de matrículas

Com as incertezas provocadas pela crise sanitária, o número de pessoas interessadas em fazer um curso superior diminuiu de forma significativa. Entretanto, o papel das IES é cada vez mais importante para formação de novos profissionais com as habilidades e competências necessárias para atuar no mercado de trabalho durante e pós-pandemia.

As instituições que oferecem os melhores recursos tecnológicos e condições para formação profissional certamente despontarão como referências neste cenário e no futuro.

Aumento da inadimplência 

A crise econômica e o medo do futuro acabaram fazendo com que muitos estudantes não conseguissem arcar com o pagamento das mensalidades.

As IES que conseguiram adaptar a metodologia de ensino superior, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem com recursos digitais, podem fazer com que os estudantes reconheçam o valor da continuação e investimento nos estudos.

É importante também facilitar o processo de renegociação por meio de plataformas digitais.

A transformação digital das IES

Muitas instituições já haviam implementado ou estavam em processo de implantação de sistemas de gestão de arquivos eletrônicos, bibliotecas digitais e plataformas para oferta de diplomas virtuais. Esses novos recursos otimizam o processo de gestão e aumentam a qualidade dos serviços prestados pelas IES.

Com a pandemia, as instituições que ainda estavam em fase de planejamento tiveram que acelerar o processo de transformação digital para continuar operando durante o período de suspensão das atividades presenciais.

Novas formas de ensino

Este novo cenário requer que as IES inovem as práticas de EAD, considerando novas técnicas de ensino na educação superior que convidem os estudantes a participarem ativamente das novas experiências da aprendizagem virtual.

Os alunos devem ser estimulados a criar conteúdos, colaborar uns com os outros e participar de comunidades virtuais de aprendizagem.

Didática e metodologia EAD: instituições apostam neste formato durante e após a pandemia

Diante o isolamento social, a metodologia do ensino superior precisou se adaptar a essa nova realidade.

O EAD, modalidade de ensino que tem como característica principal a ausência do encontro entre professor e estudantes no mesmo espaço físico, é ideal para vencer os desafios desse momento.

Entretanto, é preciso considerar que não basta apenas transferir o que era realizado no ambiente físico para o virtual. O EAD compreende um conjunto de metodologias que podem ser adaptadas para a realidade de cada IES, curso e turma.

Professores e estudantes podem estar ao vivo no mesmo ambiente virtual, as aulas podem ser gravadas e revistas quantas vezes forem possíveis ou necessárias, os estudantes podem participar de fóruns virtuais de discussão e/ou comunidades para debater temas e elaborar trabalhos.

É improvável que alguma IES sobreviva ao período de pandemia sem utilizar de forma assertiva os diversos recursos do EAD.

Esse grande movimento indica que, assim que as aulas presenciais forem retomadas gradativamente, muitos elementos do mundo digital estarão integrados de forma permanente à essa nova realidade.

Isso tudo impulsionará o movimento pré-pandemia do professor como mediador que ajuda o estudante a refletir e aplicar os conhecimentos.

Os recursos do EAD contribuirão para a disposição de conteúdos em formatos diferentes para que os estudantes consultem antes mesmo dos encontros presenciais e tenham condições de promover debates.

Qual é a importância do uso da tecnologia no ensino superior?

As ferramentas digitais possibilitaram que as IES adaptassem a metodologia do ensino superior para dar continuidade às aulas mesmo diante dos novos desafios.

De uma hora para outra, os docentes tiveram que adaptar os planos de aula e selecionar conteúdos para o formato digital e as instituições tiveram que investir em plataformas de gestão online e bibliotecas digitais para oferecer os recursos e condições adequadas à comunidade acadêmica.

Tecnologias educativas com base em inteligência artificial e até mesmo em gamificação são ferramentas que estão possibilitando que as IES continuem elaborando novas soluções em meio aos desafios do isolamento social.

Além disso, as instituições podem se preparar para a retomada das atividades presenciais com recursos mais atualizados, intuitivos e inovadores.

Quais facilidades tecnológicas as IES podem utilizar para melhorar a experiência de estudantes, professores e funcionários?

Desde a utilização de estratégias de gamificação e ferramentas de gravação de tela e vídeo até plataformas de gerenciamento de documentos, as IES contam com tecnologias para otimizar os processos internos e externos.

Gestão Eletrônica de Documentos (GED)

Sistemas com base em GED possibilitam recebimento, manuseio, extração, captura e gerenciamento de documentos no formato digital. A IES pode elaborar um planejamento para digitalizar todo o seu acervo acadêmico e passar a gerar os próximos arquivos no ambiente virtual.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

As plataformas AVA permitem que os docentes criem salas virtuais nas quais é possível compartilhar diferentes tipos de arquivos e postar atividades a serem acessadas e realizadas pelos estudantes, além da promoção de fóruns de discussão.

Esse tipo de tecnologia é fundamental para as IES que prezam pelo uso de metodologias ativas de aprendizagem.

Secretaria Acadêmica Virtual (SeAD)

Essa solução é específica para o gerenciamento dos documentos digitais da IES. Seguindo protocolos nacionais de segurança de dados, a IES consegue realizar matrículas digitais, conferindo a veracidade das informações, e ainda oferecer diplomas digitais com chaves de acesso e controle de privacidade.

Bibliotecas Digitais

Essa tecnologia possibilita que a IES ofereça diversas obras no formato digital para que os estudantes acessem de qualquer lugar, basta fazer o login em um dispositivo conectado à internet.

De forma ilimitada e simultânea, diversos alunos podem consultar a mesma obra de forma rápida, sem gerar conflitos ou fila de espera, assim como professores e demais colaboradores da IES.

Além disso, a IES não precisa de espaço físico para oferecer acesso às bibliografias obrigatória e complementar dos cursos e os estudantes podem fazer anotações e marcações individuais com suas credenciais de usuário.

Conheça a Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca é a maior e mais completa plataforma de ebooks com acervo digital formado pelas principais editoras acadêmicas do país, sendo utilizada por mais de 800 instituições como a melhor solução tecnológica para a educação superior. Além de mobilidade e praticidade, a Minha Biblioteca proporciona diversos benefícios e facilidades para a aprendizagem e leitura online, como:

  • realce de cor
  • anotações
  • pesquisas por palavra-chave, título, autor e ISBN
  • marca-página
  • leitor em voz alta
  • e muito mais.

Com milhares de títulos acadêmicos, técnicos e científicos disponíveis a qualquer hora, a Minha Biblioteca é uma plataforma prática e inovadora que vem ajudando mais de 4 milhões de usuários em todo o país.

Quer saber como? Entre em contato conosco

Quer saber mais sobre a importância do EAD para a metodologia do ensino superior? Confira outros artigos que selecionamos: