Biblioteca digital nacional: como contratar para a sua IES

Como contratar uma biblioteca digital nacional para a sua IES?

Escolher uma boa biblioteca digital nacional depende de alguns critérios, a exemplo das opções de plataformas estrangeiras disponíveis no mercado.

Além disso, é interessante pesquisar a qualidade e a variedade do acervo, a fim de que a sua instituição ofereça as melhores experiências de ensino e aprendizado aos professores e estudantes.

Por isso, neste artigo, explicaremos quais são os principais critérios que devem ser analisados ao contratar uma biblioteca digital brasileira, além das recomendações do MEC sobre o tema.

A biblioteca na cultura digital

Por conta dos avanços da internet e das tecnologias, as bibliotecas físicas não são mais a única fonte de informação dentro das IES. Com isso, é possível perceber que a era digital tem mudado a forma como os leitores buscam conteúdo e absorvem conhecimento. 

Conforme pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Brasil já possui mais de 230 milhões de smartphones em uso. E, neste cenário, a biblioteca digital se tornou uma excelente alternativa frente à constante evolução das transformações digitais.

Isso acontece porque os acervos digitais podem ser acessados por qualquer dispositivo conectado à internet, facilitando a disseminação de conhecimento e ampliando o acesso aos livros acadêmicos. 

Qual é a importância de uma biblioteca digital para a IES?

Inicialmente, é importante frisar como as mudanças tecnológicas impactam a rotina dos estudantes. Hoje, boa parte do conteúdo consumido pelos alunos está na tela de dispositivos móveis, com rapidez e praticidade. Logo, as instituições de ensino superior (IES) também precisam se adaptar à realidade que foi alterada pela transformação digital.

As bibliotecas digitais podem colocar a sua instituição de ensino em um patamar de destaque no cenário da aprendizagem virtual, trazendo mais comodidade, agilidade e inclusão para todos os usuários pois, com as plataformas, os livros digitais podem ser acessados de qualquer lugar pelos estudantes, por meio de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet.

O que a IES precisa avaliar ao contratar uma biblioteca digital nacional?

Para a sua instituição ter acesso aos benefícios de uma biblioteca digital nacional, detalhamos abaixo os principais pontos a serem considerados antes da contratação.

Acervo

Os polos educacionais necessitam de um acervo que apresente ampla quantidade e diversidade de títulos atualizados de autores renomados. Por isso, é interessante verificar se a plataforma dispõe das melhores obras para as áreas de conhecimento que você precisa. Nesse ponto, as bibliotecas nacionais com acervo digital podem contar com parcerias entre várias editoras para oferecer mais variedade.

Ferramentas de busca

A biblioteca digital nacional que a sua IES escolher ainda pode oferecer recursos de pesquisa para facilitar a rotina dos usuários. Você pode checar se a plataforma oferece a ferramenta de pesquisa por palavras-chave, título, ISBN e por nome do autor. Ainda é importante avaliar a navegação intuitiva da interface para facilitar a leitura e experiência dos usuários.

Recursos de acessibilidade

As ferramentas de acessibilidade também ajudam a sua instituição a se tornar mais inclusiva. As plataformas podem oferecer funcionalidades, como a leitura em voz alta dos livros virtuais. Além disso, é possível contar com ferramentas para ajustar o tamanho da fonte do texto e cor de fundo da tela.

Reputação da plataforma

É fundamental conhecer ainda a reputação da biblioteca digital nacional que a sua IES pretende contratar. Dessa forma, veja se no site da plataforma há informações sobre os clientes que já assinam a plataforma e se estão disponíveis depoimentos que comprovam a qualidade do serviço oferecido.

Biblioteca digital brasileira: entenda quais são as recomendações do MEC para acervos digitais em IES 

Agora que você já sabe quais os principais pontos a serem considerados na hora de contratar a melhor biblioteca digital nacional para sua IES, explicaremos o que o Ministério da Educação (MEC) estabelece sobre esse tipo de acervo.

Escolha da instituição

O primeiro ponto que é fundamental explicar é que, segundo a portaria normativa do MEC de 20 de junho de 2017, as instituições de ensino são autorizadas a optar pela solução que preferirem. De acordo com o capítulo III, art. 11, parágrafo VI, os polos educacionais a distância podem oferecer o acervo físico ou digital de bibliografias básica e complementar.

Bibliografia básica

O MEC dispõe de recomendações sobre a bibliografia básica, considerada obrigatória para o andamento acadêmico. Em relação ao acervo digital, a instituição deve oferecer o acesso simultâneo e ininterrupto aos estudantes, e os livros indicados precisam estar disponíveis e atualizados na plataforma.

Bibliografia complementar

O MEC também apresenta diretrizes sobre a bibliografia complementar, que corresponde ao conteúdo adicional ao aprendizado. Nas recomendações, é indispensável que os títulos apresentados no projeto pedagógico dos cursos também estejam disponíveis no acervo digital e/ou físico da IES. 

Conheça a Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca é a maior plataforma de ebooks em português, formada pelo consórcio entre as principais editoras de livros acadêmicos, técnicos e científicos do Brasil. Em dez anos de atuação no mercado, conta com mais de 800 instituições de ensino parceiras e mais de 4 milhões de usuários.

Com a missão de apoiar a construção e disseminação do conhecimento, a Minha Biblioteca preza pela qualidade dos serviços com base na excelência de conteúdos acadêmicos, necessidades dos clientes e no investimento em tecnologias inovadoras.

Criada para oferecer acesso rápido e fácil aos principais ebooks recomendados nas disciplinas acadêmicas, a Minha Biblioteca é uma plataforma digital com catálogos segmentados em várias áreas de conhecimento.

Oferecendo diversas vantagens para as instituições de ensino superior, como redução do espaço para o acervo físico e ampliação do acesso aos livros a todos os usuários por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, a Minha Biblioteca contribui para a inovação tecnológica na educação superior.

Catálogos segmentados por áreas do conhecimento

Além do catálogo completo, a Minha Biblioteca oferece a contratação de catálogos segmentados em sete áreas do conhecimento: Medicina, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagógica e Letras & Artes. Dessa maneira, consegue atender a bibliografia de mais de 400 cursos de graduação do país.

Conheça as editoras que compõem o acervo da Minha Biblioteca

A sua IES pode contar com milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos, em português, atualizados mensalmente, publicados por 15 grandes editoras acadêmicas do Brasil e 38 selos editoriais. Conheça algumas delas:

  • Grupo A
  • GEN (Grupo Editorial Nacional)/Atlas
  • Manole
  • Saraiva Educação
  • Almedina Brasil
  • Blucher
  • Cortez Editora
  • Artmed
  • Editora Forense
  • Saraiva Jur

Fale com um dos nossos consultores

Quer saber mais sobre os benefícios da Minha Biblioteca para a sua IES? Entre em contato conosco para mais informações.

Gostou deste artigo? Então, confira outros títulos em nosso blog: