Conceitos do MEC e critérios de avaliação: entenda como funciona

Conceitos do MEC e critérios de avaliação: entenda como funciona

A gestão de uma instituição de educação superior (IES) requer atenção a diversos aspectos, principalmente em relação àqueles que são avaliados pelo Ministério da Educação (MEC).

Para garantir a qualidade de ensino e a manutenção de uma boa infraestrutura, é imprescindível atuar de acordo com os critérios de avaliação e garantir uma excelente pontuação perante os conceitos do MEC.

Dessa forma, é fundamental que os gestores das IES saibam o que são os conceitos do MEC e como funcionam os critérios de avaliação desse órgão.

Leia este artigo até o fim para entender como o Ministério da Educação avalia a sua IES.

Conceitos do MEC: o que são e qual é a importância?

Para verificar a qualidade do ensino superior brasileiro, o MEC realiza avaliações nas IES por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Os conceitos do MEC nada mais são do que as notas atribuídas às IES, divulgadas a partir dos indicadores de qualidade de ensino.

As notas para cada avaliação podem ser de 1 a 5. Para o MEC, se a IES ficar com conceito 1 ou 2 em determinada avaliação, significa que precisam ser feitos ajustes, pois esses são resultados insatisfatórios.

A partir do conceito 3, é considerado satisfatório dentro das exigências do MEC.

Quais são os instrumentos de avaliação do MEC?

O Sinaes é responsável por realizar a avaliação da instituição de ensino em si, dos cursos e do desempenho dos estudantes. Os processos avaliativos do Sinaes são coordenados e supervisionados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). A operacionalização é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para tanto, faz-se uso de instrumentos para avaliar aspectos, como: gestão da instituição, corpo docente, ensino, responsabilidade social, instalações, entre outros.

Os instrumentos de avaliação possibilitam que o Sinaes divulgue os resultados que auxiliam as IES a otimizar o processo de gestão, orientando melhor suas decisões. Confira as principais características de cada instrumento logo abaixo.

Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é realizado com o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos. A cada três anos, são selecionados estudantes ingressantes (do primeiro ano) e concluintes (do último ano) dos cursos de graduação indicados pelo MEC para a realização da prova do Enade.

A prova conta com 10 questões de formação geral e 30 questões específicas de cada área. Ambas as partes são compostas de questões de múltipla escolha e discursivas. As questões discursivas envolvem estudos de caso e avaliam diversos aspectos, como: coesão, coerência, correção gramatical e vocabulário.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresenta um relatório para cada curso e IES com informações obtidas nas respostas dos estudantes e o conceito Enade.

IDD

O Índice de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado é o resultado da diferença entre o desempenho dos estudantes concluintes e os ingressantes de um curso. Por meio desse índice, é possível observar de que forma os estudantes se desenvolvem dentro do curso.

O IDD pode, então, ser considerado o índice que representa o “efeito do curso”. Seguindo a escala de 1 a 5 do conceito do MEC, é atribuída uma nota para quanto o estudante evolui ao fazer determinado curso em uma IES específica.

Conceito Preliminar de Curso

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) avalia o curso a partir de diferentes variáveis:  desempenho dos estudantes no Enade; IDD; informações sobre a percepção dos estudantes a respeito do processo formativo do curso presentes no Questionário do Estudante do Enade e informações do Censo da Educação Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho.

Em uma escala de 1 a 5, o CPC só é atribuído para cursos que tenham pelo menos dois alunos com resultados válidos na prova do Enade.

Conceito de Curso

O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída aos cursos das IES após a avaliação realizada de forma presencial pelos técnicos do MEC. A necessidade dessa avaliação presencial é definida pelo CPC. Quando a nota é 1 ou 2, automaticamente haverá avaliação in loco.

Quando a nota é a partir de 3, a IES pode requerer ou não a visita dos avaliadores para reconsiderar a nota obtida no CPC, pois esse é um conceito de curso do MEC satisfatório.

Índice Geral de Cursos

O Índice Geral de Cursos (IGC) é uma média dos conceitos dos cursos de uma IES. Para calcular essa média, são considerados os conceitos do MEC dos últimos 3 anos, a distribuição de alunos entre os níveis de ensino e a média das notas atribuídas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Avaliação do MEC: quais são os critérios percebidos pelos avaliadores?

Além dos aspectos específicos de cada instrumento, existem pontos que são fundamentais para que uma IES garanta a qualidade do ensino.

Seja por meio de documentação, seja presencialmente, desde o credenciamento da IES e reconhecimento dos seus cursos, os avaliadores são orientados a observar aspectos, como:

Instalações físicas

É importante oferecer espaços seguros com capacidade para atender o número de estudantes matriculados de forma adequada para que sejam realizadas todas as atividades acadêmicas.

Com o passar dos anos, a IES deve apresentar bom estado de conservação e intervenções que melhorem a qualidade dos ambientes.

Qualificação do corpo docente

A quantidade de professores dos cursos é importante, mas também é fundamental considerar o número de mestres e doutores.

Além disso, os avaliadores observam o regime de trabalho dos docentes, considerando quantos trabalham sob o regime de dedicação exclusiva ou parcial.

Satisfação dos estudantes

A partir das informações obtidas, especialmente no Enade, os avaliadores observam se o que é visível na documentação e nas instalações físicas da IES é compatível com o desempenho e com a opinião dos alunos sobre a instituição.

Responsabilidade social

São observadas as ações que a IES realiza para a promoção de uma sociedade mais sustentável e justa. Projetos e programas devem ser desenvolvidos para a comunidade com o objetivo de garantir a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento econômico.

Tudo o que você precisa saber sobre as diretrizes curriculares do curso de Fisioterapia

Como preparar a IES para avaliação do MEC? 

Ficar com conceito do MEC alto é o objetivo das IES. Para tanto, os gestores devem garantir que a instituição esteja preparada para obter bons resultados nas avaliações.

Muitas ações podem ser realizadas, entretanto fortalecer aspectos como a qualidade do ensino, a infraestrutura e o corpo docente fará com que ao longo dos anos a IES tenha resultados positivos no processo de ensino e aprendizagem. Como consequência, as notas das avaliações serão mais do que satisfatórias.

Conheça a Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca foi criada com o objetivo de fornecer o melhor conteúdo universitário do país e de se consolidar como a melhor solução de e-books para instituições de ensino superior. A plataforma digital, com vasto acervo de livros técnicos, acadêmicos e científicos, já conta com mais de 1.100 instituições parceiras no Brasil.

As obras são divididas em sete catálogos: Medicina, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagógica e Artes & Letras. Com isso, o conteúdo atende às bibliografias de mais de 400 cursos de graduação.

Gostou de entender sobre os conceitos do MEC e quer saber mais sobre os catálogos e os benefícios da Minha Biblioteca? Entre em contato conosco.

Confira mais três artigos que separamos para você: