Acesso à leitura: qual é o papel das bibliotecas digitais nesse processo?

O acesso à leitura é fundamental para a formação de profissionais, seja qual for a área de atuação. No entanto, nem todas as IES conseguem oferecer conteúdos com facilidade, sobretudo os títulos acadêmicos raros ou antigos.

A dificuldade em disponibilizar materiais, no geral, pode trazer algumas consequências para a qualidade do ensino – o que impacta a reputação da instituição e a aprendizagem dos estudantes. Afinal, o livro, físico ou digital, é uma ferramenta fundamental para a formação de bons profissionais.

Para suprir algumas indisponibilidades de materiais, as bibliotecas digitais mostram-se uma excelente alternativa, principalmente por facilitar o acesso à leitura, durante os estudos e pesquisas, modernizar a instituição e atrair mais alunos. Quer entender melhor sobre o tema? Continue a leitura!

Qual é a importância das bibliografias para a formação profissional?

As bibliografias obrigatórias e complementares dos componentes curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação não existem apenas para cumprir tabela.

Elas são elaboradas por docentes experientes que analisam, de forma crítica, quais são as principais leituras norteadoras para a formação profissional dos estudantes.

Afinal, a leitura de livros técnicos e teóricos contribui para o desenvolvimento das competências e habilidades que os estudantes precisam ter para ser profissionais de destaque no mercado de trabalho.

Além disso, o acesso à leitura, de forma geral, contribui para que todas as pessoas, incluindo os estudantes universitários, tornem-se cidadãos críticos, com competência para analisar assuntos e notícias e questioná-los.

As novas tecnologias são aliadas ao incentivo à leitura

Dispositivos como tablets, smartphones e notebooks são amplamente utilizados diariamente pela população brasileira e podem ser usados para facilitar o acesso à leitura, principalmente porque, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), houve uma mudança significativa com relação ao consumo de conteúdos por meios eletrônicos, principalmente pelos jovens da geração Z.

A pesquisa também indica que os dispositivos como celulares e tablets já estão entre as principais ferramentas utilizadas para a leitura de e-books e outros conteúdos online

Dessa forma, as instituições de ensino não devem se manter indiferentes com relação a essa tendência, visto que esses recursos facilitam o acesso à leitura, garantem uma experiência mais dinâmica e interativa e possibilitam a implementação de novas propostas de ensino, que chamem ainda mais a atenção dos estudantes.

Como as bibliotecas digitais contribuem para o acesso à leitura?

Para incentivar o acesso à leitura dentro das IES, a biblioteca digital entra como uma ferramenta inovadora. Isso porque ela proporciona o acesso a obras diversas em qualquer lugar do mundo, de forma online. Entenda melhor nos tópicos a seguir.

Fácil acesso à leitura

As bibliotecas digitais são plataformas virtuais que oferecem livros e outros arquivos armazenados na nuvem e, portanto, permitem acesso online, de forma simples e prática.

As pessoas que têm acesso a esse recurso precisam apenas ter um dispositivo (smartphone, tablet, notebook ou PC) conectado à internet para navegar em um vasto acervo.

Economia de tempo

As pessoas não necessariamente precisam mais se deslocar até unidades físicas, como as bibliotecas das faculdades, bibliotecas comunitárias ou lojas para comprar livros.

Aqueles que sofrem com a falta de tempo para leitura, geralmente, também passam muito tempo no deslocamento de casa para o trabalho ou para faculdade e afins.

Esse tempo pode ser otimizado com o uso da biblioteca virtual. Os estudantes podem acessar as leituras de qualquer lugar, a qualquer momento.

Leitura offline

Se o acesso à internet for um problema dentro de metrô, ônibus, no trabalho ou até mesmo em casa, muitas bibliotecas digitais permitem a realização do download das obras para leituras de modo offline. Assim, o arquivo pode ser acessado em situações nas quais não haja conexão de internet.

Multimídia

Dentro das bibliotecas digitais, os estudantes podem ter acesso a livros digitais (e-books) e a materiais de outros formatos, como vídeos, apostilas e áudios.

Dessa forma, unidas estrategicamente aos livros e a demais materiais impressos, as ferramentas digitais podem contribuir para uma formação profissional completa e diversificada.

Sem fila de espera

Por meio da biblioteca digital, a mesma obra pode ser acessada simultaneamente por vários estudantes, diferentemente do que acontece nas bibliotecas físicas pela limitação de exemplares.

Além disso, os estudantes que utilizam a biblioteca digital podem ler, fazer marcações de páginas e trechos e salvar a última página lida para retornar depois. Isso tudo pode ser feito mesmo que dezenas de pessoas estejam lendo a mesma obra simultaneamente.

Por essas e outras vantagens que, ao escolher uma instituição de ensino, é importante optar pela opção que ofereça biblioteca digital aos alunos.

Acesso à leitura: qual é o papel das bibliotecas digitais nesse processo?

Conheça a Minha Biblioteca

Uma das áreas mais desafiadoras de uma IES é a biblioteca. Com o passar dos anos, a tecnologia tem facilitado o acesso à informação, e as pessoas estão cada vez mais inseridas em ambientes virtuais, tanto no trabalho quanto no lazer.

Por isso, foi desenvolvida a Minha Biblioteca, uma plataforma de livros digitais construída com o objetivo de ser o melhor provedor de conteúdo universitário do Brasil.

Contamos em nosso catálogo títulos de mais de 16 editoras acadêmicas brasileiras e 42 selos editoriais.

Nosso acervo digital atende à bibliografia de mais de 400 cursos de graduação. São oferecidos milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos, em português, divididos em sete catálogos:

  • Medicina
  • Saúde
  • Exatas
  • Jurídica
  • Sociais Aplicadas
  • Pedagogia
  • Letras & Artes

Para saber mais informações sobre a Minha Biblioteca, entre em contato conosco.

Gostou deste conteúdo sobre acesso à leitura? Confira também outros artigos no blog