Biblioteca digital: 5 passos para escolher a melhor solução para a sua IES

Se você está buscando uma biblioteca digital para sua IES, é possível que surjam algumas dúvidas sobre os passos fundamentais para escolher e implementar essa solução.

Nesse ponto, é importante entender quais são as recomendações do Ministério da Educação (MEC) sobre o assunto. Afinal, as bibliotecas digitais são capazes de transformar a gestão e elevar a qualidade do ensino das IES.

Neste artigo, veja como a sua IES pode melhorar a avaliação do MEC ao adotar uma plataforma de acervo digital e os principais passos para a implantação dessa solução.

Biblioteca digital: quais são as recomendações do MEC?

O Ministério da Educação (MEC) estabelece algumas normas em relação às bibliotecas digitais para as instituições de ensino superior.

De acordo com o órgão federal, os polos educacionais podem escolher o acervo totalmente digital ou totalmente físico em relação às bibliografias básica e complementar. Para isso, é preciso garantir que todos os alunos tenham acesso aos ebooks e um plano de atualização do acervo.

As instituições devem implementar a solução mais adequada às suas necessidades. No entanto, a disponibilidade dos melhores livros em formato digital concede mais praticidade de acesso e pode melhorar as notas de avaliação junto ao MEC.

Como criar uma biblioteca digital na IES? Confira 5 passos fundamentais antes de escolher a solução

As instituições de ensino precisam ter atenção a alguns critérios recomendados pelo MEC, além das funcionalidades para promover acessibilidade e facilitar as rotinas de estudo e ensino. Entenda:

  1. Identifique a bibliografia básica

O primeiro passo de como criar uma biblioteca digital é conhecer a bibliografia básica, que é obrigatória para o andamento acadêmico, e garantir que os materiais estejam atualizados e disponíveis para todos os estudantes.

  1. Defina a bibliografia complementar

Outro ponto importante é a formação de um acervo complementar, que são materiais adicionais ao aprendizado. Também é de extrema importância que os livros estejam atualizados e disponíveis.

  1. Garanta o acesso contínuo

Quem busca saber como criar uma biblioteca digital também precisa ter atenção com o acesso dos estudantes ao acervo virtual. O Ministério da Educação recomenda que as obras estejam disponíveis para serem acessadas em qualquer dia da semana e que o acesso não seja interrompido. Portanto, antes de escolher a solução adequada, certifique-se de que a plataforma proporcionará acesso contínuo.

  1. Verifique a disponibilidade offline

Mais um ponto fundamental na hora de escolher uma solução de biblioteca digital é a disponibilidade offline do acervo. É bom lembrar que os estudantes precisam, muitas vezes, fazer a leitura dos livros quando estão sem acesso à rede de internet. Portanto, essa é uma ferramenta que proporciona comodidade aos estudos.

  1. Confira as funcionalidades de inclusão

As bibliotecas digitais também podem oferecer opções para aumentar a inclusão e, assim, oferecer mais integração entre os discentes. Uma funcionalidade que ajuda nesse ponto é a leitura em voz alta dos livros virtuais.

Procurando por uma biblioteca digital? Conheça os benefícios da Minha Biblioteca

Agora que você já conhece os critérios de como criar uma biblioteca digital, entenda por que a Minha Biblioteca é a melhor opção para sua instituição.

15 editoras acadêmicas e 38 selos editoriais

Para garantir a qualidade da biblioteca digital da sua IES, você pode contar com títulos publicados pelas principais editoras do país como, Grupo A, GEN (Grupo Editorial Nacional)/Atlas, Manole, Saraiva Educação, Almedina, Blucher, Cengage Learning, Cortez Editora, Artmed, Artes Médicas, Bookman, Penso, Editora Forense, Forense Universitária, Guanabara Koogan, LTC e Editora Método.

Além disso, a Minha Biblioteca ainda oferece obras dos seguintes selos editoriais:

  • Roca
  • Santos Editora
  • Érica
  • Empreende
  • Grupo Autêntica
  • Trevisan Editora
  • Alta Books Editora
  • Benvirá
  • Editora Unijui
  • Medbook Editora Científica Ltda.
  • Minha Editora
  • Saint Paul Editora
  • Saraiva Jur
  • McGraw Hill Education
  • Sagah
  • E.P.U.

A Minha Biblioteca é parceira de mais de 800 instituições no Brasil

Mais de 800 clientes já adotam a plataforma Minha Biblioteca. São instituições de ensino público e privado, de várias regiões do país. Entre elas estão Estácio, Centro Universitário São Lucas, Universidade Estadual de Goiás, PUC-PR, PUC-Minas, UnB, Unip, FGV,  Fundação Dom Cabral, Unesp, Unicamp e Universidade Católica de Salvador.

Quais são as vantagens de ter a Minha Biblioteca como parceira da sua IES?

As IES parceiras da Minha Biblioteca podem usufruir de benefícios como a função offline e os diversos recursos de acessibilidade. Entenda mais sobre cada uma das vantagens:

Facilidade de acesso

É possível obter acesso simultâneo e ilimitado aos títulos, durante 24h, via qualquer dispositivo como notebooks, tablets e celulares. Além do acesso online, a sua instituição pode optar pela modalidade de contrato com disponibilidade offline.

Assim, os usuários podem acessar a plataforma sem a necessidade de estarem conectados à internet. O recurso fica disponível por meio do aplicativo Bookshelf (disponível para Android, iOS e Windows).

Sem limites de usuários

O acesso à plataforma da Minha Biblioteca é feito por meio de login e senha sem limitação quanto ao número de usuários acessando de forma simultânea a mesma obra, eliminando as filas de espera.

Recursos de acessibilidade

Os usuários ainda podem contar com ferramentas de acessibilidade, como a leitura em voz alta. Também é possível selecionar as opções de tela noturna e ajustar o tamanho da fonte.

Variedade e qualidade do acervo

O acervo multidisciplinar da Minha Biblioteca oferece catálogos segmentados em 7 áreas do conhecimento para mais de 400 cursos. São mais de 10 mil títulos acadêmicos, técnicos e científicos, em português, de autores renomados acessados por cerca de 4 milhões de usuários.

Funcionalidades para os estudos

A Minha Biblioteca ainda dispõe de funcionalidades para facilitar a rotina de professores e estudantes, como a ferramenta de busca avançada por ISBN, título, autor e palavras-chave do conteúdo. Os alunos podem ainda criar cartões de estudo, compartilhar anotações, marcar páginas e destacar textos.

Essas funcionalidades da Minha Biblioteca foram destacadas pela coordenadora de Bibliotecas da Ânima Holding, Márcia de Macedo Barbosa, veja:

“E-books das mais renomadas editoras com recursos que facilitam a leitura, aproximando o livro digital do livro físico. É uma experiência que vale a pena conferir de perto”.

Avaliação do MEC

A Minha Biblioteca também oferece recursos que podem aumentar a nota de avaliação do MEC. A plataforma promove o acesso virtual às bibliografias básicas e complementares. Dessa forma, as instituições de ensino podem dispor de conteúdo de referência para todas as modalidades de ensino.

Entre em contato conosco

Quer saber mais sobre os benefícios da Minha Biblioteca para sua IES? Entre em contato conosco e solicite uma proposta.

Se você gostou deste artigo, confira outros títulos que também podem interessar: