Já ouviu falar em tecnologia educacional? Conheça agora as 5 melhores ferramentas para incentivar o ensino-aprendizagem nas IES.

Tecnologia educacional: o que é e como implementar no ensino superior

Não é de hoje que se discute sobre tecnologia educacional, afinal o mundo está cada vez mais digital e seria incompatível o ensino não acompanhar essa mudança.

De 2002 até hoje, já foram milhares de dólares investidos em startups da área. É exatamente por isso que avanços da educação tiveram mais relação com utilidade do que com o processo de aprendizagem em si.

Você já deve ter ouvido falar sobre o assunto e as práticas mais comuns. Mas como colocar isso em pauta no ensino superior? É sobre isso que vamos falar neste artigo. Confira!

Por que aplicar tecnologia educacional na sua IES?

Os jovens que estão chegando agora às instituições de ensino superior (IES) são nativos digitais. Já nasceram familiarizados com a tecnologia e, por consequência, esperam processos ágeis, práticos e mais digitais.

Essa foi a grande mudança que o mundo virtual trouxe: o imediatismo. Esse público quer informação para agora, em vários canais e de forma intuitiva. Hoje não funciona mais o modelo de aulas que vigorava há décadas.

Especialmente a geração Z, que está entrando agora na vida adulta, espera uma adaptação que pode vir por meio da tecnologia educacional. Não é à toa que empresas de educação online estão investindo em cursos gratuitos e cobrando apenas pelo certificado de conclusão do curso.

Mas, independentemente da maneira que as empresas encontram para obter lucro, os alunos se beneficiam porque, uma vez que a aprendizagem tenha sido aprimorada, não pode ser tirada.

Então por que não fazer o mesmo com cursos regulares e de forma a monetizar a IES? Para que você entenda melhor, confira a seguir os benefícios ao investir na tecnologia educacional.

Melhorar a aprendizagem dos alunos da IES

Aplicar a tecnologia educacional é uma ótima forma de apresentar os conteúdos de forma dinâmica. A Porvir, por exemplo, apresentou um estudo que mostra que os jovens querem instituições de ensino com participação, atividades práticas e tecnologia.

Se isso já é uma preferência nas escolas, não é diferente no ensino superior. No início da vida adulta e com o senso crítico cada vez mais apurado, o uso da tecnologia faz um papel extra: além de facilitar a aprendizagem, ela estimula os alunos a buscar mais informações sobre o que é apresentado em sala.

O incentivo à autonomia é um ponto importante e reflete diretamente na qualidade do ensino e na forma com que o processo educacional vai evoluindo.

Democratizar o acesso à informação

Apesar de o acesso à internet ter aumentado entre crianças e adolescentes, o uso ainda é desigual em várias partes do país. Não existe uma totalidade quando o assunto é o acesso à informação e não há lugar melhor para reverter essa situação do que em uma instituição de ensino.

A ideia é oferecer aparelhagem e condições de uso da tecnologia educacional para todos os alunos. Aliás, é preciso que a IES não apenas ofereça como também estimule e guie esse processo.

Automatizar a gestão educacional

Olhando para outras áreas da IES, a tecnologia educacional vem para facilitar a vida dos docentes e da gestão da instituição.

Processos como solicitação de documentos, biblioteca virtual, cadastros e solicitações gerais via Portal do Aluno podem ser uma ótima forma de ter tudo documentado online e com automatização dos processos. Isso facilita que um pedido simples seja resolvido em minutos e até sem a necessidade do comparecimento nos setores.

Sua equipe consegue produzir muito mais, manter uma organização de pedidos e acompanhar tudo com um clique. Bem melhor do que ter tudo em papel, não é?

Exemplos de tecnologia educacional adotada em sala

Não existe uma só forma de aplicar a tecnologia na sala de aula. São diversas as práticas e iniciativas educacionais que se tornaram realidade apenas com o uso dos recursos tecnológicos.

Por isso, agora vamos falar um pouco sobre as possibilidades de uso e as várias formas de transformar o ambiente de ensino.

Ensino híbrido

Ter aulas tanto na IES como em casa, de forma combinada, é a melhor forma de explicar o que é o ensino híbrido. Principalmente depois da pandemia, essa modalidade se destacou muito como tecnologia educacional, mas antes a prática já era feita com softwares com videoaulas e espaços interativos.

Ela pretende oferecer mais autonomia aos alunos no que diz respeito à trilha de aprendizagem. Assim, eles conseguem criar as próprias formas de estudo, procurar informações de forma aprofundada a partir do que é visto nas aulas e criar um sistema de reforço.

Essa é uma maneira bem natural de incentivar que o estudo seja feito todos os dias, não apenas quando o aluno está na sala de aula presencial.

Sala de aula invertida

Este é outro exemplo importante que incentiva o aluno a buscar o conhecimento prévio. Sempre que o estudante consumir conteúdos de outros formados que o professor recomenda, ele vai mais preparado para a aula.

Esse processo é o que os educadores chamam de significação do conhecimento. O discente procura aquilo que mais desperta interesse nele. Ou seja, o conhecimento ultrapassa a relação aluno-professor, mas envolve um contexto capaz de refletir na própria evolução educacional.

Gamificação

Se a grande preocupação da IES e do corpo docente é prender a atenção dos alunos, de forma mais intuitiva e lúdica, o ideal é investir em gamificação. Nesses casos, os jogos digitais são usados para aumentar o interesse em determinado conteúdo.

E mais: essa estratégia também é capaz de trabalhar a atenção e o engajamento dos alunos até mesmo em assuntos que, de forma tradicional, podem ser desinteressantes.

Quem pretende investir nessa área pode contar com os benefícios do Kahoot para usar a gamificação como tecnologia educacional.

 

5 ferramentas para implementar a tecnologia educacional na sua IES

Agora que você sabe o que é a tecnologia educacional e como ela beneficia toda a comunidade acadêmica, é hora de pensar em como implementá-la na sua IES.

A seguir, separamos 5 ferramentas que podem ser um passo inicial para fazer com que essa transformação comece de forma prática. São os seguintes:

  1. Padlet

Funciona como uma ferramenta para criar quadros virtuais e organizar a rotina de estudos. Estão disponíveis vários modelos para criar cronogramas. A vantagem é que esses materiais podem ser compartilhados com outros usuários para facilitar as tarefas.

  1. Miro

O sistema Miro ajuda na construção de mapas mentais, diagramas e quadros com notas. Tudo em tempo real e em colaboração com quem você quiser. A plataforma é gratuita e ajuda no planejamento de conteúdo, podendo ser compartilhada entre professores e alunos.

  1. ReC

Projeto de cunho social que nasceu da necessidade de ajudar alunos durante a pandemia. A plataforma tem aulas 100% online e pode ser usada na IES como tecnologia educacional para incentivar a aprendizagem de línguas estrangeiras.

Para o público infantil, as aulas podem ser uma ótima opção de reforço.

  1. Google Classroom

Já o Google Classroom é um famoso conhecido de professores e alunos de diversas idades. É uma ferramenta online e gratuita que ajuda a IES com um espaço para a realização de aulas virtuais. Por meio dessa plataforma as turmas podem se comunicar e manter as aulas a distância mais organizadas.

  1. Minha Biblioteca

Melhor solução digital de eBooks com amplo acervo multidisciplinar, a Minha Biblioteca é um consórcio formado pelas principais editoras de livros técnicos e científicos. O acervo em português atende à bibliografia de mais de 250 cursos de graduação.

É uma ótima opção para implantar em uma IES como tecnologia educacional, justamente pela abrangência de assuntos e qualidade do material entregue aos professores e alunos.

Conheça a Minha Biblioteca

Minha Biblioteca foi feita para ser um grande provedor de conteúdo universitário do Brasil e a melhor solução digital de eBooks para instituições de ensino superior. 

O foco é ser uma plataforma digital de livros com vasto acervo de títulos técnicos e científicos, o que pode ser muito útil na hora de organizar sua biblioteca digital.

Entre nossas funcionalidades destacamos:

  • Biblioteca digital para IES ou empresas
  • Conteúdos para pessoas fora do ambiente acadêmico
  • Clube de assinaturas

Quer saber mais sobre os catálogos, recursos e benefícios da maior e mais completa biblioteca digital de livros acadêmicos para sua IES? Entre em contato conosco.

Gostou de conhecer mais sobre esse tema? Confira outros artigos do nosso blog:

Acervo acadêmico digital ou biblioteca digital? Principais diferenças e como implementar na IES