transformação digital na educação

Transformação digital na educação: como as inovações promovem qualidade no ensino

O advento da tecnologia proporcionou profundas alterações no modo de viver da sociedade. Por isso, a transformação digital na educação já é uma realidade presenciada em instituições de ensino superior no Brasil.

Impactada diretamente pela transformação digital, a educação precisou se adaptar aos hábitos dos alunos que já nasceram neste contexto. Os chamados nativos digitais estão cada vez mais conectados e buscam instituições que ofereçam condições tecnológicas similares àquelas usadas no seu dia a dia.

Outra característica marcante da transformação digital na educação é a conveniência proporcionada aos alunos. Agora, é possível acessar o conteúdo em qualquer horário e local e estudar de forma autônoma.

Vale ressaltar que a transformação digital pode ser compreendida como um processo de aprimoramento de uma determinada atividade por meio do suporte tecnológico. Neste caso, a educação é a área impactada.

Leia também: Transformação digital na educação: como impulsionar a mudança no ensino superior

A transformação digital na educação em tempos de pandemia

O início do ano de 2020 tem sido atribulado para o mundo todo. A pandemia do novo coronavírus fez com que aulas presenciais migrassem para aulas online de um dia para o outro.

O isolamento social recomendado pelas autoridades de saúde exigiu que as instituições de ensino superior se adaptassem rapidamente à educação a distância.

Assim, as aulas passaram a ser virtuais e o uso de tecnologias para promover o conteúdo aos alunos ganhou ainda mais força para melhorar o engajamento e manter o interesse, o foco e a atenção dos estudantes.

A importância da transformação digital na educação 

Neste cenário de profundas mudanças, é necessário implementar inovações e novas tecnologias para transformar a educação na era digital e chegar à chamada educação 4.0.

Já não há mais caminho de volta. Agora, a transformação digital na educação é uma realidade. Para garantir a qualidade do ensino oferecido, as instituições devem incentivar as inovações. Confira algumas boas práticas:

Fortalecer a cultura digital: as instituições de ensino superior devem fomentar a experiência de aprendizagem com o uso de tecnologias, aproximando o aluno das transformações vivenciadas na sociedade;

Garantir acesso à informação: a transformação digital na educação permite que professores e alunos tenham acesso a diferentes fontes e aprofundem a pesquisa e o repertório na construção do conhecimento;

Personalizar o ensino: a tecnologia promove a personalização e humanização do aprendizado, permitindo que cada aluno aprenda no seu ritmo e do seu jeito;

Aumentar a interação: os relacionamentos na era digital ficam mais facilitados e há uma maior troca de informações e conhecimentos entre alunos e professores.

Proporcionar maior dinamismo: a tecnologia torna a aprendizagem mais dinâmica e interativa, ajudando a os alunos na compreensão das matérias.

Leia também: Como a gamificação ajuda na educação de jovens e adultos

Biblioteca virtual como aliada da transformação digital na educação

A biblioteca digital funciona como uma espécie de repositório de informações e conteúdos para alunos e professores.

Logo, a transformação digital nas instituições de ensino pode começar a partir da implementação das bibliotecas digitais.

Afinal, a biblioteca online facilita a consulta a milhares de livros a partir de qualquer dispositivo conectado na internet, garantindo maior praticidade e conveniência de acesso a conteúdos atualizados e confiáveis.

Conheça a Minha Biblioteca

Criada para oferecer acesso rápido e fácil aos principais ebooks recomendados nas disciplinas acadêmicas, a Minha Biblioteca é uma plataforma digital com catálogos segmentados em várias áreas de conhecimento.

Oferecendo diversas vantagens para as instituições de ensino superior como redução do espaço para o acervo físico e ampliação do acesso aos livros a todos os usuários por meio de qualquer dispositivo conectado à Internet, a Minha Biblioteca contribui para a inovação tecnológica na educação superior.

Se a sua instituição de ensino ainda não assina a Minha Biblioteca, entre em contato conosco e solicite mais informações.

Baixe nosso material e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino superior.