Melhore a gestão educacional na sua IES

5 dicas para melhorar sua gestão educacional

Gerir um negócio de qualquer tipo não é uma tarefa fácil. No âmbito da educação, menos ainda. Por esta razão, uma boa gestão educacional é fundamental para garantir o sucesso e a sobrevivência da instituição de ensino superior.

Vários fatores devem ser levados em consideração quando se aborda o assunto da gestão educacional. Os temas variam desde o controle financeiro da instituição até mesmo o relacionamento dentro da comunidade acadêmica.

Uma boa gestão educacional atua para impedir um dos maiores problemas no ensino superior: a evasão escolar. Afinal, os índices de desistência dos alunos têm muito a ver com a qualidade do ensino, os processos de aprendizado e a capacidade de inovação na educação.

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!

Como melhorar a gestão educacional no ensino superior

Parte fundamental do trabalho da instituição de ensino, a gestão educacional precisa receber total atenção. Veja 5 passos que os gestores devem seguir para reduzir custos, deixar os alunos satisfeitos e melhorar a retenção dos estudantes.

1) Tenha um planejamento bem definido

O planejamento é imprescindível para que as atividades propostas sejam desenvolvidas. É preciso que haja um levantamento minucioso das ações que serão realizadas com metas, estratégias e objetivos bem definidos.

A elaboração de um planejamento não permite prever emergências. No entanto, os imprevistos que surgem serão melhor solucionados com base no trabalho já construído.

2) Cuide do controle financeiro

Para reduzir custos e alcançar uma saúde financeira estável, a instituição de ensino precisa ter sempre em mãos dados importantes como:

  • Taxa de inadimplência;
  • Taxa de evasão;
  • Descontos e bolsas concedidas;
  • Custos de serviço e outros indicadores.

Com estas informações sempre atualizadas, o responsável pela gestão educacional pode embasar melhor a tomada de decisão.

Leia tambémComo gerenciar a segurança da informação em uma IES

3) Esteja integrado com a comunidade acadêmica

O setor educacional tem como diferencial o relacionamento. A comunidade acadêmica formada por docentes, alunos e colaboradores precisa estar em perfeita harmonia para que o ambiente seja favorável ao aprendizado.

Por isso, o responsável pela gestão educacional precisa estar sempre acessível a todos os envolvidos. Além do que, deve entender a realidade da instituição, atender bem todos os que o procuram e levar em consideração as diferenças entre as pessoas.

4) Foque na aprendizagem dos alunos

A educação deve sempre ter como foco principal a aprendizagem do aluno. Todas as ações têm que buscar proporcionar um ambiente estimulante e adequado para estudante desenvolver suas competências e habilidades.

A gestão educacional não pode perder este ponto de vista. Afinal, um bom planejamento, um corpo docente atuante e uma equipe participativa se unem em torno do que é transmitido aos alunos.

Leia também: Como facilitar a captação de alunos e retenção ao longo da graduação

5) Use a tecnologia como aliada fundamental

É fundamental investir em novas tecnologias para evoluir a qualidade do ensino em sala de aula. Seja com realidade aumentada ou inteligência artificial, a tecnologia desponta como uma aliada imprescindível para a gestão educacional.

Da mesma forma, as ferramentas online também ajudam nos estudos acadêmicos. Entre as opções disponíveis no mercado, as bibliotecas digitais já começaram a fazer parte do dia a dia das instituições de ensino.

As bibliotecas online oferecem diversos recursos que elevam o grau de satisfação dos alunos e a qualidade do ensino nas universidades. Todos estes aspectos são importantes para minimizar o risco de evasão escolar, assim como na captação de alunos e na retenção.

Como a Minha Biblioteca pode ajudar a sua gestão educacional?

Como vimos, os benefícios das bibliotecas digitais são evidentes. Neste cenário, a Minha Biblioteca é fundamental para a gestão educacional. Com a plataforma, os estudantes universitários têm todo o conteúdo que precisam na palma da mão a qualquer hora e em qualquer lugar.

Com facilidade e praticidade, os alunos também não precisam mais enfrentar fila de espera para ler um livro. Com mais de 7 mil títulos em seu acervo, a Minha Biblioteca reúne diversas funcionalidades como: acesso em qualquer dispositivo com internet, busca dinâmica, realces, anotações, marcadores de páginas e muito mais!

O catálogo é multidisciplinar e tem obras de diversas áreas de conhecimento como: Direito, Saúde, Administração, Medicina, Educação, entre outros. Sempre atualizado, o acervo atende aos critérios exigidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Para saber mais informações e conhecer melhor a plataforma, entre em contato conosco e solicite um trial.

Baixe agora nosso eBook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!