retenção de alunos

Como melhorar a retenção de alunos no ensino superior na pandemia: 6 passos

A pandemia do novo coronavírus provocou uma revolução no setor educacional. De uma hora para outra as instituições de ensino precisaram se adaptar e a retenção de alunos tornou-se um dos maiores desafios para os gestores.

Além do problema de saúde pública, a pandemia causou fortes efeitos na economia. Muitas famílias perderam renda e a crise levou os estudantes a deixarem as instituições de ensino.

De acordo com o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos do Ensino Superior (Semesp), mais de 256 mil alunos abandonaram o curso de graduação em universidades privadas durante os meses de abril e maio de 2020.

A evasão está quase 32% maior em comparação ao mesmo período do ano passado e os dados mostram que reter estudantes tem sido um desafio para as instituições.

Leia também: Como promover o ensino a distância com o auxílio de tecnologias educacionais

Retenção de alunos: o que fazer para manter os estudantes matriculados

O período de isolamento social, recomendado pelas autoridades de saúde, fez com que o ensino remoto se tornasse essencial. Apesar de ainda haver dúvidas sobre a efetividade do ensino a distância, todos precisaram se adaptar, desde as instituições até os alunos.

Para evitar que os estudantes deixem os cursos, os gestores podem tomar medidas simples, mas que geram engajamento em toda a comunidade acadêmica.

Veja abaixo algumas dicas práticas do que fazer:

1. Metodologias inovadoras e experiência do aluno

O primeiro passo é investir em um ambiente virtual de aprendizagem que traga benefícios e seja intuitivo. Será neste ambiente que alunos e professores irão interagir e, por meio de metodologias inovadoras, conseguirão manter o vínculo criado em sala de aula.

2. Curso certo

Muitos estudantes ainda não sabem qual carreira seguir ao entrar no ensino superior. Cabe à instituição mostrar qual o melhor curso a ser feito e qual tem mais afinidade com cada candidato. Estudar aquilo que se gosta é um dos motivos de fazer com que o aluno permaneça matriculado.

3. Mercado de trabalho

Oferecer cursos profissionalizantes ou tecnológicos e firmar parcerias com empresas são duas dicas para que as instituições de ensino consigam ajudar a manter a renda do estudante e, assim, custear suas mensalidades.

Saiba mais: Tecnologias educacionais: como evitar erros na migração para o EAD

4. Soluções financeiras

Além da questão do engajamento, a crise econômica é um dos fatores que fez aumentar a evasão no ensino superior. Para manter a retenção de alunos, é preciso que a instituição ofereça melhores condições e faça a negociação de parcelas com diluição de valores nos outros meses, com o objetivo de ajudar os estudantes a não ficarem inadimplentes.

Ainda segundo o levantamento do Semesp, no mínimo 11,3% dos estudantes devem terminar o ano de 2020 com ao menos uma mensalidade atrasada.

5. Vestibular digital

Implantar um modelo que permita o ingresso de estudantes de forma online é a melhor maneira de captar alunos e conseguir novas matrículas. Além disso, há a redução de custos com provas impressas e outras despesas.