biblioteca virtual

Biblioteca virtual: como os acervos físicos lidam com os desafios da era digital

Por muito tempo, as bibliotecas físicas foram vistas como templos do conhecimento e os bibliotecários como guardiões da informação. Com a biblioteca virtual, surgiu então a dúvida de como seria o papel destes espaços e profissionais em um mundo cada vez mais digitalizado.

Afinal, as novas tecnologias de informação e comunicação se tornaram imprescindíveis no processo de busca pelo conhecimento. Por isso, os bibliotecários agora estão focados na preservação da informação. Seja nos espaços físicos ou na biblioteca virtual.

Neste contexto, os profissionais precisam ter um papel proativo na recepção, organização e disseminação do conteúdo para o leitor, que está cada dia mais exigente e autônomo.

Mas, além da reinvenção do profissional de biblioteconomia na era digital, como os acervos físicos lidam com os atuais desafios? Continue a leitura a seguir!

O exemplo da Biblioteca Bodleiana

Um exemplo importante de adaptação de uma biblioteca tradicional ao digital é a Biblioteca Bodleiana, em Oxford. O espaço na cidade inglesa existe oficialmente há mais de 400 anos. Mas, logo, no século XVI, entrou em declínio e precisou ser refundado pelo diplomata inglês Thomas Bodley. Logo, ficou conhecido como “Bodleian Library” ou “Bodley’s Library”.

Com isso, o prédio se tornou uma das bibliotecas mais antigas da Europa. Porém, quando se pensa em um espaço histórico, o que vem à mente é um caráter restritivo e estático do acervo, com livros de difícil reprodução e mobilidade.

Neste cenário engessado, como a biblioteca virtual pode ser um agente de transformação? Esta era apenas a primeira dúvida de muitas, como por exemplo:

– Como deixar de ser um depósito de livros e se tornar um centro dinâmico de informação e conhecimento?

– Como lidar com o maior volume de informação e de solicitações, que podem vir de pessoas locais ou de qualquer outra parte do mundo?

– Como uma biblioteca histórica pode disponibilizar o seu conhecimento para fora da sua cidade ou região?

Leia também: Competências do bibliotecário em bibliotecas virtuais: descubra quais são!

A biblioteca virtual no contexto da modernidade

Para responder a estas perguntas e se adaptar às novas tecnologias, a Biblioteca Bodleiana criou novas ferramentas. Assim, surgiu a Bodleian Digital Library Systems and Services, plataforma que reúne os seguintes programas:

Este depósito eletrônico dá acesso a ebooks, páginas de web, CR-ROMs, itens em microfilme, entre outros documentos eletrônicos publicados no Reino Unido.

• electronic Legal Deposit

É um arquivo catalogado e organizado que só pode ser acessado por meio de computadores pertencentes à Biblioteca Bodleiana.

Trata-se de um sistema bibliotecário com um catálogo online. Dessa forma, é possível pesquisar mais de 7 milhões de registos de livros e 13 milhões de itens.

Estes programas permitiram, ao mesmo tempo, manter o acervo físico e tornar o material digital disponível para todo o mundo. Com isso, a Biblioteca Bodleiana é um dos exemplos na introdução e expansão da biblioteca virtual. Isso sem deixar de cuidar de todo o acervo físico.

Desafios da biblioteca virtual na atualidade

Com a tecnologia incorporada, as bibliotecas históricas passaram a focar no conforto e nas necessidades dos usuários. A informação disponibilizada de forma online permitiu que a biblioteca virtual alcançasse o mundo.

Mas ainda hoje existem desafios. Os principais estão relacionados com:

• Qualidade dos serviços prestados pela biblioteca digital;
  • Foco no usuário e atendimento de acordo com as suas necessidades;
  • Organização do grande volume de informações produzidas e divulgadas.

Leia tambémVeja como os livros e as tecnologias digitais melhoram a qualidade de instituições de ensino

Conheça a Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca é a maior plataforma de conteúdo acadêmico para educação superior, com mais de 10 mil títulos, presente em mais de 800 instituições para compor as bibliografias básicas e complementares de mais de 400 cursos.
Voltada para alunos do ensino superior, a Minha Biblioteca é uma biblioteca digital que reúne um catálogo multidisciplinar. Ou seja, conta com obras das áreas de saúde, medicina, administração, direito, engenharias, entre outras.

Com a premissa de oferecer praticidade e comodidade, a plataforma tem inúmeras vantagens aos bibliotecários, como:

• Acervo sempre atualizado com as últimas edições;
  • Opções para bibliografia básica e complementar dos cursos universitários.

Se a sua instituição de ensino ainda não assina a plataforma, entre em contato conosco e solicite uma proposta.