Os desafios das TICs na educação

TICs na educação: desafios das tecnologias de informação e comunicação

Era Digital reinventou o ensino e o aprendizado. Foi-se o tempo em que os métodos de ensino se resumiam a anotações em quadros e material didático impresso. As TICs na educação já são uma realidade nas salas de aula e as instituições de ensino devem estar familiarizadas com essa tendência.

Os alunos, principalmente os nativos digitais, estão cada vez mais conectados e interessados em processos automatizados. E isso pode ser um problema para escolas e universidades que oferecem métodos e ferramentas pedagógicas que não atendem a essa necessidade.

Como toda novidade, no entanto, as TICs na educação trouxeram algumas dificuldades e conflitos de adaptação, mas que podem ser contornadas, a fim de proporcionar uma melhor experiência de aprendizado e um bom relacionamento entre alunos, instituição de ensino e professores.

Baixe nosso e-book e saiba tudo sobre a Avaliação do MEC, inclusive como aumentar o conceito da sua instituição de ensino!

Os 5 principais desafios do uso das TICs na educação

Tanto na educação presencial como no ensino a distância, as tecnologias de informação e comunicação potencializam o processo de construção do conhecimento.

No entanto, não basta apenas implementar ferramentas tecnológicas em sala de aula. É preciso realizar uma verdadeira transformação digital e cultural na instituição. Aproveite e conheça os 8 motivos para usar tecnologia em benefício da educação.

Veja, a seguir, os principais desafios do uso das TICs na educação e como aproveitar todos os seus benefícios no dia a dia acadêmico:

  • Acompanhar os avanços do setor

A tecnologia está se modificando a todo momento. Dessa forma, algumas ferramentas podem perder sua relevância rapidamente. Invista em tecnologias que ofereçam capacidade de adaptação e inovação, como é o caso das bibliotecas digitais, que renovam seu acervo e funcionalidades com frequência.

  • Manter os alunos engajados

Conquistar o interesse dos alunos é o desafio de boa parte dos professores, visto que o engajamento é essencial para um bom aproveitamento da aula e assimilação do conteúdo aprendido. Portanto, é possível utilizar a tecnologia como aliada nesse quesito, já que ela facilita o processo de aprendizado e é valorizada pelos alunos.

  • Inovar no ato de lecionar

Em um cenário em que a tecnologia está presente na rotina acadêmica de diversas instituições de ensino, é primordial que os professores busquem alternativas inovadoras para conectar os alunos ao conhecimento.

Leia também: Tecnologia e educação: veja as novidades que já estão no ensino superior

A Era Digital formou novos professores, que atuam como verdadeiros mentores, oferecendo ao aluno mais autonomia e criatividade em seu próprio aprendizado. Dessa forma, é necessário que os professores tenham domínio dessas tecnologias, a fim de aproveitar todo o seu potencial em sala de aula.

  • Oferecer infraestrutura adequada

De nada adianta estar atualizado com as principais tendências tecnológicas do ensino, preparar o corpo docente para essas mudanças e não oferecer uma estrutura propícia para a inovação.

investimento em tecnologia sempre oferece retornos positivos, que incluem o aumento da produtividade e satisfação de alunos e professores.

  • Escolher ferramentas tecnológicas estratégicas

A escolha das ferramentas tecnológicas também possui um grande peso na transformação digital da instituição. Existem inúmeras soluções disponíveis no mercado, mas nem todas estão adequadas à realidade institucional.

Plataformas digitais, como a Minha Biblioteca, são exemplos de tecnologias que integram tecnologia e educação, que podem ser adaptadas ao interesse e objetivo da instituição.

Minha Biblioteca oferece mais de 7 mil títulos acadêmicos das mais diversas áreas de conhecimento. E o melhor: a plataforma possui diversas ferramentas que facilitam os estudos, como marca páginas, anotações, busca dinâmica, leitura em voz alta, entre outros. Tudo isso é feito e acessado por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Não há dúvida de que a tecnologia veio para contribuir com o aprendizado. No entanto, ainda é necessária uma postura mais ativa por parte de professores, dos gestores educacionais e comunidade científica em geral, sobre a utilização das TICs na educação brasileira.

Agora que você já sabe a importância da implementação das TICs na educação, como a biblioteca online, entre em contato conosco e solicite um trial da plataforma para conhecer mais vantagens do nosso acervo digital!

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.