Blog

Dicas para estimular o uso da biblioteca online

4 dicas para estimular o uso da biblioteca online

biblioteca digital surgiu como uma ferramenta de ouro para estimular o hábito da leitura no Brasil, especificamente dos universitários. Isso porque, hoje em dia, os jovens já crescem quase que completamente rodeados pelo universo digital — e utilizar os recursos virtuais para fomentar a leitura é essencial para desenvolver o nível educacional dos estudantes.

Afinal, estimular o hábito da leitura no ensino superior é indispensável tanto para elevar o nível da instituição de ensino quanto para formar profissionais mais preparados para o mercado de trabalho. Vale lembrar que, de acordo com o Instituto Paulo Montenegro, apenas 22% dos universitários ou graduados são proficientes em leitura. Ou seja, as instituições devem investir em uma biblioteca digital e aproximar os alunos da leitura e principais obras acadêmicas.

Pensando nisso, reunimos 4 dicas para estimular o uso da biblioteca digital na sua instituição de ensino superior. Continue acompanhando!

Sua instituição de ensino precisa de uma biblioteca digital? Solicite nossa proposta comercial!

1. Indique livros de acordo com os interesses dos alunos

O primeiro passo para dissociar a impressão de que o hábito da leitura é uma obrigação e não um prazer é oferecer títulos de acordo com o perfil e preferência dos alunos. Para tanto, é importante disponibilizar um pequeno formulário para que os alunos apontem quais são os assuntos acadêmicos que mais os interessam.

Leia também: 5 dicas para manter os alunos satisfeitos com sua instituição de ensino

Com isso, você poderá notificá-los sobre os livros e conteúdos que se assemelham aos gostos que estão disponíveis na biblioteca digital. Além disso, sempre que o acervo for atualizado, você também poderá enviar mensagens avisando sobre as novas obras disponíveis na plataforma.

2. Promova debate das obras acadêmicas

Aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e nos livros estudados é muito importante para o desenvolvimento do aluno. E a melhor maneira de fazer isso é oferecendo um espaço para que as obras acadêmicas sejam discutidas.

Isso pode ser feito tanto em sala de aula quanto em fóruns temáticos online sobre obras específicas. Essa medida tornará o estudo mais instigante e enriquecedor para os alunos. Além, é claro, de melhorar o desempenho nas provas e rendimento acadêmico, de forma geral.

3. Realize eventos com palestrantes e autores renomados

Conhecer um pouco mais de perto autores e referências acadêmicas pode ser muito inspirador para os alunos de graduação. Por isso, para estimular a leitura e o uso da biblioteca digital, uma boa estratégia é a realização de eventos com autores renomados.

Caso haja orçamento e disponibilidade por parte dos palestrantes, é possível organizar palestras, seminários e congressos. Se o orçamento estiver curto, a tecnologia surge como uma solução: os eventos podem ser organizados em formatos online, como webinários ou videoconferências.

4. Disponibilize uma lista dos livros mais lidos na biblioteca digital

Muitas vezes, os alunos podem ficar desorientados para escolher um autor ou livro específico em meio a muitas opções. Para ajudá-los na escolha, indique quais são as obras mais lidas e indicadas por outros alunos e professores.

Leia também: 7 fatores que influenciam a evasão no ensino superior

Desse modo, além de estimular o uso da biblioteca digital, você ajudará os universitários a escolher os títulos que mais geram interesse para solidificar os estudos.

Minha Biblioteca: acervo digital completo de livros acadêmicos

A biblioteca digital da Minha Biblioteca possui um acervo de livros técnicos, científicos e profissionais de qualidade para estudantes de graduação acessarem via internet. Fácil de usar e intuitiva, a plataforma possui diversas ferramentas para   favorecer o estudo e  pesquisa para trabalhos acadêmicos.

São mais de 7 mil títulos de diversas áreas e das principais editoras acadêmicas do país: Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva.

Quer saber mais sobre a plataforma da Minha Biblioteca e começar agora a estimular o hábito da leitura dos alunos da sua instituição de ensino superior? Entre em contato com a nossa equipe!

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.