Como preparar os alunos para o ENADE: o que a sua IES pode fazer?

Confira como preparar os alunos para o Enade e estimular a participação

As instituições de ensino superior (IES) podem seguir alguns passos para preparar seus estudantes para o Enade e obter um melhor desempenho na prova. Assim, é possível usufruir dos benefícios concedidos às IES que alcançam notas mais altas no exame.

Neste artigo, explicaremos como funciona o processo de avaliação e detalharemos algumas dicas de como preparar os estudantes para o Enade. Acompanhe!

Por que investir no preparo dos estudantes para o Enade?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC) para analisar a qualidade dos cursos de ensino superior do país. A prova é aplicada de forma obrigatória para alunos que são inscritos e selecionados para a avaliação. Além disso, pode ser feita de maneira voluntária.

O Conceito Enade é determinado pela nota média adquirida pelos estudantes no exame. Por fim, uma nota de 1 a 5 é concedida a cada curso participante. As notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias para os cursos; a partir de 3, a avaliação é considerada positiva.

Desse modo, as instituições que sabem como preparar os alunos para o Enade e conquistam notas mais altas podem melhorar a reputação no campo em que atuam. Com isso, obter uma boa avaliação no exame também pode despertar o interesse dos estudantes ao se matricularem nas instituições.

Quais são as consequências para a instituição de ensino superior com avaliação baixa?

Os cursos com nota insatisfatória são colocados em estado de observação. Se o resultado não melhorar, as instituições podem ser impedidas pelo MEC de lançar novas turmas. Além do mais, as IES com conceito baixo também podem ter a reputação atingida e deixar de atrair novos alunos.

Como é feito o processo de avaliação do Enade?

A responsabilidade de elaboração do Enade é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame é aplicado anualmente, por meio de provas sobre os conteúdos programáticos dos cursos e de questionários. As áreas do ensino avaliadas mudam a cada ano, em um esquema de revezamento.

O objetivo do exame é avaliar as competências dos estudantes conforme os conhecimentos necessários para o mercado de trabalho relacionados ao curso. Já os questionários aplicados conjuntamente pretendem analisar as condições socioeconômicas dos estudantes, o corpo docente, além da organização e da infraestrutura do curso.

Como preparar os estudantes para o Enade?

A preparação dos estudantes da sua instituição para a realização do Enade pode envolver algumas etapas, a exemplo da realização de simulados, bem como do desenvolvimento de ações de sensibilização. Confira abaixo algumas dicas sobre como preparar os estudantes para o Enade.

Usar ferramentas tecnológicas

As instituições de ensino podem utilizar os recursos digitais presentes no dia a dia dos estudantes como uma forma de engajamento para a realização do Enade. É preciso entender que a maioria desse público usa dispositivos, como tablets e celulares, para se informar diariamente.

Por isso, os conteúdos para motivar os estudantes a participarem da prova também devem estar nos meios digitais. As IES podem encaminhar conteúdos e dicas para atrair a atenção do corpo discente, assim como fazer exercícios e quizzes virtuais.

Envolver o corpo docente

Promover o engajamento entre os professores é um dos principais pontos para o sucesso da avaliação. Os professores e toda a equipe de administração precisam estar envolvidos, a fim de responder as dúvidas dos estudantes e prepará-los para obter um bom desempenho.

Utilizar recursos didáticos

Também é interessante que as IES façam o uso de recursos didáticos e de bibliotecas (físicas ou virtuais) para que os alunos tenham acesso aos conteúdos. A utilização dessas ferramentas pode influenciar nos resultados obtidos pelos estudantes no exame de avaliação dos cursos.

Desenvolver disciplinas específicas

Mais uma opção para os polos educacionais é a elaboração de disciplinas específicas de preparação para o Enade. As instituições também podem se concentrar em preparar os alunos com outros tipos de qualificações, como aulões e cursos.

Campanha de sensibilização

Outra estratégia para a preparação dos alunos e sensibilização do corpo discente sobre a importância do exame é a realização de seminários. É possível escolher formatos como webinars, palestras e oficinas para engajar os estudantes. As IES ainda podem usar a nota do Enade de forma parcial ou total na pontuação de disciplinas.

Promover simulados

A preparação dos discentes também pode envolver a promoção de simulados virtuais com os conteúdos dos cursos. Nesse sentido, é interessante não concentrar esse método no final do curso, às vésperas do Enade, a fim de evitar ainda mais tensões para os estudantes.

Quanto tempo antes da prova a IES deve começar a preparação?

Para responder a essa pergunta, é necessário pensar do ponto de vista do estudante. Imagine que, já no final do curso, o estudante descobre que só pode obter o seu diploma se realizar o Enade? Por isso, é importante desenvolver ações institucionais de comunicação desde a entrada do estudante no curso, a fim de fortalecer o vínculo com o corpo discente.

Além do mais, é fundamental considerar que a realização de eventuais simulados pode ser mais indicada para ocorrer ao longo dos últimos períodos do curso. Dessa maneira, os resultados obtidos pelos estudantes ainda podem ajudar a gestão das IES na avaliação da performance das metodologias.

Como incentivar os estudantes a participarem do Enade?

Agora que você já sabe como preparar os estudantes para o Enade, é importante incentivá-los a participarem do exame. Isso pode ocorrer com a oferta de vantagens, como descontos na mensalidade do curso e bolsas de estudo para especializações e MBAs, por exemplo.

As instituições também podem investir em estratégias como camisetas, canecas e outros brindes para motivar os discentes.

Mais uma tática é a premiação de estudantes que tiverem bom desempenho na prova, com recompensas como tablets e celulares. De outro modo, as IES precisam concentrar esforços na conscientização dos estudantes para que compreendam que a nota de avaliação do curso pode ser um diferencial para o mercado de trabalho.

Conheça a Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca é uma plataforma de livros digitais com um amplo acervo de títulos técnicos, acadêmicos e científicos. Estudantes, professores e profissionais podem ter acesso a milhares de obras publicadas por 15 grandes editoras acadêmicas do Brasil e 38 selos editoriais.

Além disso, a consulta pode ser feita de forma ilimitada e simultânea a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

No Brasil, já são mais de 800 instituições parceiras que utilizam a plataforma Minha Biblioteca.

Nosso acervo atende a bibliografia de mais de 400 cursos de graduação. São oferecidos milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos, em português, divididos em sete catálogos:

  • Medicina
  • Saúde
  • Exatas
  • Jurídica
  • Sociais Aplicadas
  • Pedagógica
  • Letras & Artes

Se você quer saber mais sobre o catálogo e benefícios da Minha Biblioteca para sua IES, entre em contato conosco.

Gostou de saber mais sobre como preparar os estudantes para o Enade? Então, leia mais artigos em nosso blog: