Minha Biblioteca e UniCarioca: saiba como a instituição expandiu o portfólio de cursos com apoio da biblioteca digital

A transformação digital na educação superior já é realidade. Por isso, cada vez mais instituições têm buscado ferramentas para promover educação de qualidade, retenção de estudantes e melhor aproveitamento do conteúdo didático.

Foi durante a pandemia que o Centro Universitário Carioca (UniCarioca) buscou aprimorar técnicas e se estabelecer como uma IES preocupada com a qualidade do ensino para os estudantes, o acesso a materiais ricos e a uma formação completa em um momento tão complexo da história.

A parceria entre a IES e a Minha Biblioteca dura mais de dois anos e tem rendido bons frutos para a comunidade acadêmica da UniCarioca. Hoje, a instituição está em plena expansão, dando passos significativos para o fortalecimento da transformação digital na educação e com um portfólio de cursos cada vez mais completo para melhor atender a comunidade acadêmica – e tudo começou com o apoio de um acervo virtual completo e de qualidade.

Confira como a UniCarioca e a Minha Biblioteca estabeleceram uma parceria de sucesso para fortalecer a transformação digital e a inovação na educação superior.

Como a Minha Biblioteca chegou à instituição?

A UniCarioca é uma instituição de educação superior com sede no Rio de Janeiro. Ela está há 32 anos no mercado, sempre tendo como foco a qualidade da educação, empregabilidade e acessibilidade, oferecendo serviços de excelência com preços acessíveis aos estudantes.

Hoje, a instituição tem um acervo físico nas unidades presenciais, com bibliotecários e equipe de manutenção para a guarda dos exemplares e gestão dos periódicos. Contudo, com o passar do tempo, viu-se a necessidade de ampliar esse serviço, tornando-o mais digital.

Essa realidade chegou transformando o ambiente virtual da instituição, dando a possibilidade de o estudante fazer consultas e reservas do acervo físico por meio do portal. 

Entretanto, com a expansão das unidades e a oferta de cursos na modalidade EaD, a opção do acervo híbrido foi adotada tanto para manter os títulos sempre atualizados quanto para atender a todas as áreas do conhecimento ofertadas pela instituição.

Cenário de pandemia

Com a chegada da pandemia de Covid-19, a UniCarioca passou pelos mesmos obstáculos que tantas outras instituições de educação no país: a necessidade de adequação. Apesar de a comunidade acadêmica já usar o AVA e a instituição oferecer cursos a distância na época, o desafio foi diferente do dia a dia do ensino remoto.

Nesse contexto, a Minha Biblioteca chegou à UniCarioca para dar reforço ao acervo acadêmico, de forma econômica, digital e atualizada a fim de contemplar estudantes e professores da instituição.

De acordo com o diretor de Educação Digital da UniCarioca, Jeferson Pandolfo, a educação a distância, virtual e com plataformas tecnológicas promoveu o aumento do portfólio de cursos e ganhou no quesito expansão dos planos de ensino e das referências.

“A universidade ainda não tinha biblioteca digital. Por conta do reflexo da pandemia, veio a necessidade de adotar novas plataformas e tecnologias. Foi assim que surgiu a concepção da UniCarioca mais digital, não porque ela é virtual, mas porque ela está mais conectada com esse mundo híbrido que a gente vive. Então, procurou-se enriquecer bastante o ambiente virtual de aprendizagem e trazer uma série de ferramentas que podem contribuir para esse aprendizado.” 

De acordo com Pandolfo, o processo de implementação da biblioteca digital foi tranquilo e a integração, facilitada:

“É um processo técnico, mas com boas orientações e com facilidade de uso para a comunidade acadêmica. A equipe da Minha Biblioteca ofereceu todo o suporte para que a implementação fosse tranquila.”, conta.

Apoio a UniCarioca para a expansão de polos e de portfólio de cursos

Ao adotar um acervo híbrido, a biblioteca digital trouxe uma gama de possibilidades para a instituição. No caso da UniCarioca, isso significou padronização das matrizes curriculares dos cursos, o crescimento de polos e de portfólio de cursos, além de considerar as necessidades do estudante, que está mais ligado ao digital.

Com essa mudança, Pandolfo aponta que ter o apoio da Minha Biblioteca facilitou os processos de transformação digital e da expansão dos cursos. 

“Nosso portfólio é grande e, para conseguir atendê-lo, precisava ser uma plataforma que disponibilizasse títulos de diferentes editoras e que atendesse às necessidades da instituição. A Minha Biblioteca tem um bom acervo e que engloba todas as áreas do conhecimento.”

Além disso, a forma de acesso e as funcionalidades e recursos oferecidos pela Minha Biblioteca conseguem tanto atender à comunidade acadêmica quanto oferecer dados para a análise dos gestores.

“É uma plataforma bem fácil de usar, intuitiva, que possibilita a conexão com as disciplinas e os cursos. Aproveitamos também as questões da estatística de uso para entender como os títulos são consumidos.”

Atualização dos planos de curso

Para superar os desafios do ensino superior em tempos de pandemia e adequar os cursos à nova realidade, a UniCarioca propôs a atualização dos planos de ensino. Dessa forma, a adoção da biblioteca digital aconteceu de forma mais integrada e acertada ao plano de ensino da instituição.

“Na instituição, fizemos a atualização de todos os planos de ensino, e todos estão vinculados com a Minha Biblioteca para estimular o uso da plataforma. Ao levar o acervo virtual para o projeto de curso, criamos estratégias de divulgação entre estudantes, docentes e bibliotecários.”, explica Pandolfo.

Dessa forma, a instituição conseguiu superar os principais desafios da educação a distância no período pandêmico e, ainda, promoveu ações que trazem a realidade digital para o contexto do estudante.

Ao mobilizar a comunidade acadêmica a passar por essa transformação, a UniCarioca conta com planos atualizados e títulos que atendem às necessidades de cada área do conhecimento. Ou seja, torna as matrizes dos cursos cada vez mais próximas da realidade do mercado e dos estudantes.

UniCarioca e Minha Biblioteca: parceria para a transformação digital

Esse movimento de atualização de plano de cursos e a possibilidade de aumento de portfólio e de expansão de polos vem atrelada a uma expressão: transformação digital. Contudo, ela não seria possível sem o apoio de um acervo de qualidade e de ações efetivas da instituição .

Entre a comunidade acadêmica há um consenso: o futuro é digital. Mas também há de se concordar que apenas oferecer ferramentas e plataformas não é o suficiente para garantir que a transformação digital aconteça nem que a qualidade do ensino esteja acompanhando essa mudança.

Nesse caso, ter um acervo virtual completo e atualizado é um dos passos importantes para se estabelecer no mercado como uma instituição que realmente se preocupa com o aproveitamento do estudante no curso.

“Não existe transformação digital sem acervo virtual, e, para funcionar, essa transformação tem que ser completa e bem feita. A gente entendeu que a Minha Biblioteca é uma biblioteca robusta e que poderia nos dar conteúdo, um bom acervo e nos ajudar na transformação digital que a instituição está fazendo”, relata o diretor de Educação Digital. 

Nesse aspecto, Pandolfo também ressalta um ponto importante sobre a transformação digital: a facilidade de acesso.

“A Minha Biblioteca auxilia na transformação digital, porque não existe transformação digital sem permitir que o estudante tenha acesso ao acervo e à experiência digital. Fazer a leitura e avançar na aprendizagem dos conteúdos propostos em qualquer lugar, de qualquer maneira, em instrumentos tecnológicos acessíveis (no celular, no notebook).”

Avaliações do MEC

Quando falamos em avaliações do MEC, ainda há dúvidas sobre as modalidades de acervo e a aceitação por parte do Ministério da Educação.

Assim, vale ressaltar que no Decreto nº 9.235/2017, que é a base de todo o sistema regulatório da Educação Superior, o acervo virtual já é citado como uma das opções para as IES, que podem ter tanto as bibliotecas físicas ou digitais quanto as híbridas. Ou seja, ele já é realidade e está diretamente ligada à acessibilidade, à autonomia dos cursos, professores e estudantes, à promoção da educação de qualidade e à expressiva economia de custo para a formação e manutenção da biblioteca física.

De acordo com a experiência de Jeferson Pandolfo nas instituições de educação superior, a Minha Biblioteca tem sido uma escolha acertada para atender aos critérios do MEC:

“A Minha Biblioteca cumpre com todos os requisitos. Quando a gente passa por uma avaliação do MEC e dizemos que temos o acervo da Minha Biblioteca, o avaliador já sabe da qualidade oferecida e dos pontos que são cumpridos – até porque ele conhece o trabalho da empresa em várias instituições do país.” 

No caso da UniCarioca, o acervo é híbrido, unindo exemplares nas unidades presenciais e  o acervo virtual com a Minha Biblioteca. Quanto mais completo e atualizado for, maiores as chances de a IES ter boas avaliações do MEC.

Assim, a biblioteca digital entra como uma excelente opção para se ter quantidade, qualidade, acessibilidade e tecnologia juntas no oferecimento de títulos à comunidade acadêmica. Além disso, proporciona economia às universidades para formação, manutenção e atualização constante.

Investimento na experiência digital

Para promover as mudanças e as expansões planejadas, a biblioteca digital teve um papel muito importante para toda a comunidade acadêmica. O investimento na experiência digital veio com toda a força para melhorar a qualidade do ensino e promover a autonomia dos professores e estudantes.

“Não tem como promover a transformação digital em uma instituição sem contar com um acervo de qualidade, que atenda a todo o seu portfólio de cursos e que permita a expansão do curso e das unidades. A gente gosta muito da Minha Biblioteca. É um serviço que, particularmente, eu indico pelas instituições que passo”, relata Pandolfo, que também exerce a função de consultor educacional.

Percepção dos estudantes

Os estudantes são parte interessada nessa transformação digital. Com modos de consumo mudando e as novas gerações ingressando nas universidades, é mais que necessário rever os planos de ensino, as ferramentas de acesso à educação e as atualizações do mercado.

Nesse quesito, a parceria entre a UniCarioca e a Minha Biblioteca também rendeu bons frutos:

A resposta é muito satisfatória. Nunca tivemos reclamação por parte dos estudantes, seja de acesso, pesquisa ou livros essenciais que não estão disponíveis. Inclusive, para ter esse parâmetro, temos essa pergunta na avaliação institucional aplicada para medir a satisfação dos estudantes no fim de cada semestre.”

Para promover resultados cada vez melhores, Pandolfo também aponta que a UniCarioca tem adotado estratégias para que, a cada semestre, os números de acesso sejam crescentes. São feitas ações, interações e incentivo para que os estudantes saibam que a instituição conta com um acervo completo e digital e que os estudantes só têm a ganhar com tantas possibilidades ao seu dispor.

Ações para engajar a comunidade acadêmica

A partir do momento em que uma instituição decide adotar uma biblioteca virtual, começa um trabalho conjunto entre a universidade e a Minha Biblioteca. Isso porque sabemos que, sem essa parceria, a comunidade acadêmica pode se encontrar desmotivada e desatualizada em relação à novidade do acervo virtual.

Para isso, as IES precisam estipular metas e criar ações de estímulo para toda a comunidade acadêmica.

Confira, a seguir, como a UniCarioca estabeleceu essa inovação e incentivou professores e estudantes a usar a biblioteca digital.

Estímulo ao acesso de estudantes

Os discentes são incentivados a acessar o acervo virtual por parte dos professores, com bibliografias obrigatórias e complementares. Assim, ao ter em mãos o plano de ensino do semestre, já existem links que redirecionam para cada título da biblioteca digital, facilitando a consulta e a leitura.

Além disso, as ações de comunicação da biblioteca digital existem em todo o ambiente que o estudante frequenta. Nos polos presenciais, ele encontra cartazes com QR Code para a Minha Biblioteca para o acesso ao acervo.

Já no site, a UniCarioca conta com banners e vídeos espalhados pelo portal do aluno e AVA para direcioná-lo à biblioteca digital e aos milhares de títulos disponíveis.

Apoio do corpo docente

Os professores são uns dos stakeholders mais importantes da biblioteca digital. Por isso, a instituição sempre promove treinamentos e ações para incentivá-los a apresentar o acervo virtual durante as aulas.

Assim, na construção dos materiais didáticos, os gestores solicitam que na trilha de aprendizagem já tenha o link do livro para engajar o estudante.

Além disso, como o docente tem acesso a um acervo completo, fica mais fácil elaborar os planos de ensino e ir além da bibliografia básica da disciplina. Ou seja, existe uma gama maior a ser explorada e que pode entrar como conteúdo extra, de qualidade e complementar, fornecidos pela biblioteca digital, para os tópicos debatidos em sala de aula.

Suporte da Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca oferece suporte à instituição desde a implementação da biblioteca digital até as ações de engajamento do dia a dia.

Existem treinamentos abertos e ao vivo que ficam disponíveis no canal do YouTube, mas a instituição também pode solicitar acompanhamento para os docentes e discentes.

Ou seja, se existe algum recurso não utilizado ou dificuldade de engajamento, basta entrar em contato com a equipe de Sucesso do Cliente da Minha Biblioteca para, juntos, encontrarem a melhor solução para a instituição.

Conheça a Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca é a maior e mais completa plataforma de conteúdo acadêmico do Brasil. Desenvolvida para oferecer a melhor solução digital de e-books a instituições de educação técnica e superior, além de empresas e órgãos públicos, a Minha Biblioteca é formada por 16 grandes editoras e 42 selos editoriais.

Em 11 anos de atuação no mercado, conta com mais de 1.100 instituições parceiras e mais de 5 milhões de leitores impactados.

Se você é gestor, professor ou colaborador de uma IES, leve essa ideia à comunidade acadêmica e promova a disseminação de um ensino inclusivo, acessível e de qualidade para a melhor preparação da formação dos futuros profissionais.

Quer saber mais sobre como funciona? Então, clique aqui e conheça esse serviço.

Gostou deste conteúdo? Leia também outros cases de sucesso em nosso blog: