Confira 5 benefícios comprovados pela Universidade de Caxias do Sul com a Minha Biblioteca

A parceria entre a Minha Biblioteca e a Universidade de Caxias do Sul (UCS) começou em 2017. De lá para cá, a instituição tem se empenhado para apresentar aos estudantes as facilidades e funcionalidades da maior plataforma de conteúdo acadêmico do Brasil, a Minha Biblioteca.

Com cerca de 15 mil alunos matriculados em oito unidades espalhadas no Rio Grande do Sul, a UCS encontrou na MB a facilidade de ter acesso a livros, inclusive enquanto muitas instituições de educação superior estavam buscando soluções para adequar o ensino ao isolamento social causado pela pandemia do Covid-19.

Neste post, você vai entender como é a parceria da Universidade de Caxias do Sul com a Minha Biblioteca pela visão dos bibliotecários da UCS e como toda a comunidade acadêmica enxerga e avalia a biblioteca digital.

Como foi o processo de implantação da biblioteca virtual da MB?

A MB faz parte das rotinas educacionais da UCS há cinco anos. Na época, segundo a bibliotecária Michele Marques, a escolha se deu por causa do custo-benefício e para economia de espaço físico da instituição.

“Quando começou esse mercado de e-books, a gente verificou a necessidade de começar a testar as novas plataformas que estavam no mercado. Na época, [a escolha pela MB] foi por causa do custo-benefício, porque não tínhamos mais espaços para livros físicos e queríamos nos destacar.” – Michele Marques

Atualmente, a biblioteca digital está totalmente integrada à rotina de estudantes e professores, fator essencial durante a pandemia, quando a tecnologia foi indispensável para a manutenção do ensino na UCSr. Como diversos espaços físicos precisaram ser fechados, incluindo as universidades, os estudantes ficaram sem acesso às físicas.

Com isso, as instituições de ensino precisaram se adaptar do dia para a noite para oferecer outros meios para que os estudantes pudessem acessar a bibliografia do curso. Entretanto, não foi o caso da UCS, que já contava com uma plataforma tecnológica avançada antes mesmo de ela ser essencial.

“Na pandemia, a grande vantagem é que, como a gente já usava a biblioteca digital antes, já estava integrado à rotina de os estudantes utilizarem o e-book, por isso não tivemos problemas, pois era algo do dia a dia do docente e discente”. – Diego Kroth

A seguir, veja outros benefícios observados por bibliotecários da UCS após a implantação da biblioteca digital da MB.

Biblioteca digital: 5 vantagens observadas pela Universidade de Caxias do Sul

A instituição de ensino que conta com a Minha Biblioteca tem diversas facilidades, tanto para os estudantes quanto para professores e gestores. Para além das funcionalidades da própria plataforma, a MB proporciona benefícios para diversas áreas da instituição de ensino.

Redução de custos

De acordo com a bibliotecária, a biblioteca digital permite a redução de custos com compra de livros, afinal, a instituição não precisa comprar vários exemplares do mesmo título para disponibilizá-los aos estudantes.

“Hoje em dia, existem vários livros que não podemos comprar no formato físico, mas podemos comprar digitalmente e disponibilizar para os alunos.” – Michele Marques

Acesso facilitado ao livro

Atrelado ao item anterior, a biblioteca digital permite que obras possam ser acessadas por várias pessoas ao mesmo tempo. Assim, estudantes e professores podem ter contato com a bibliografia fundamental para o andamento das aulas. Esse foi um dos pontos positivos observados pela USC.

“Como várias pessoas podem acessar o livro ao mesmo tempo, facilita em relação ao livro físico. Se esgotou o livro físico, a turma toda pode acessar o livro on-line.” – Diego Kroth

Atualização do acervo

É comum que teorias e conceitos das áreas do conhecimento sejam revisados ao longo do tempo à medida que novos estudos surgem. Nesse sentido, os livros acadêmicos também precisam acompanhar as atualizações para que os alunos possam sempre estudar o que há de mais atual em suas respectivas áreas.

Entretanto, em uma biblioteca física, essa atualização envolve um custo maior em relação a uma biblioteca digital, sobretudo no processo logístico e administrativo de compra.

“Vale destacar a questão da atualização do acervo. [Com a MB] sempre garantimos o último lançamento disponível. Diferentemente do impresso, que tem todo um trâmite de compra e licitação, a gente garante que o material estará disponível logo que sair.” – Ana Guimarães.

Catálogo completo

Os estudantes do curso de direito da Universidade de Caxias do Sul aprovam a Minha Biblioteca devido ao catálogo completo de obras. Ao todo, temos mais de 10 mil títulos acadêmicos, científicos e técnicos à disposição, de 16 editoras e 42 selos editoriais.  

“Vocês [MB] obtêm as melhores editoras do país, para o curso de Direito, não tem comparação. O pessoal adora, usa sempre, às vezes nem sabe que temos uma outra plataforma de biblioteca digital, eles usam muito pouco, porque entram direto na Minha Biblioteca.” – Diego Kroth

Competitividade

Uma biblioteca digital garante uma maior competitividade para uma instituição de ensino, e não é à toa que esse é um dos pontos de avaliação do Ministério da Educação (MEC).

“Em termos de competitividade é um diferencial para a instituição assinar a plataforma, pois no meio de bibliotecas e bibliotecários todo mundo conhece a Minha Biblioteca.” – Michele Marques

Confira 5 benefícios observados pela Universidade de Caxias do Sul com a Minha Biblioteca

Conheça a Minha Biblioteca

Com 10 anos de atuação, a Minha Biblioteca é uma plataforma de disponibilização de conteúdos acadêmicos que conta com 16 grandes editoras acadêmicas do país e 42 selos editoriais no catálogo.

A MB disponibiliza um amplo acervo multidisciplinar com mais de 10 mil títulos, divididos em títulos técnicos, acadêmicos e científicos, abrangendo sete catálogos: Medicina, Saúde, Exatas, Jurídico, Sociais Aplicadas, Pedagogia e Letras & Artes, que atendem à bibliografia de mais de 400 cursos de graduação e pós-graduação.

Oferecemos milhares de e-books por meio de uma plataforma intuitiva, de fácil acesso e com ferramentas que facilitam a leitura e a acessibilidade para pessoas com deficiência.

Além da UCS, ao longo da nossa trajetória, atendemos 1.100 instituições no Brasil, com mais de 5 milhões de usuários.

Entre em contato conosco por meio de um dos nossos canais de atendimento e solicite uma proposta para a sua IES.

Leia também: