Principais tipos de trabalhos acadêmicos após a graduação

Principais trabalhos acadêmicos de mestrado, doutorado e pós-graduação

A elaboração de trabalhos acadêmicos está presente na vida dos estudantes em todos os períodos da sua trajetória educacional. Seja na graduação ou em qualquer tipo de especialização, sempre é necessário demonstrar o conhecimento adquirido por meio de projetos e atividades.

No texto “5 tipos de trabalhos acadêmicos”, já falamos sobre os principais modelos que podem ser elaborados durante a graduação:

  • Fichamento;
  • Resumo;
  • Resenha;
  • Projeto de pesquisa;
  • Monografia.

Agora, vamos ampliar esta lista de trabalhos acadêmicos para outros níveis educacionais. Mas antes é preciso explicar a diferença entre essas categorias.

Baixe agora nosso eBook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!

Conheça a diferença entre especialização, mestrado e doutorado

Já graduados, os estudantes podem recorrer a três tipos de qualificação: especialização, mestrado ou doutorado.

  • Especialização

A especialização tem uma orientação técnico-profissional e aprofunda os conhecimentos na área de atuação do estudante.

  • Mestrado

Já o mestrado se diferencia da especialização. Isso porque busca dar continuidade e prolongar um estudo iniciado no período da graduação.

  • Doutorado

O doutorado, por sua vez, amplia o campo de estudo com o desenvolvimento de pesquisas científicas. Neste momento, o aluno consolida e intensifica o aprendizado, tornando-se, assim, um pesquisador.

Quer saber mais diferenças entre os níveis de qualificação? Confira este artigo que explica o perfil do candidato, como escolher os cursos, a duração, o processo seletivo e os custos.

Veja os principais trabalhos acadêmicos após a graduação

Após entender os programas educacionais, vamos ver os tipos de trabalhos acadêmicos mais utilizados.

1) Artigo Científico

artigo científico proporciona o contato com a comunidade acadêmica. Este tipo de trabalho apresenta resultados de uma investigação sobre um determinado tema ou objeto de estudo.

O artigo pode ser originado a partir de um estudo bibliográfico ou uma pesquisa experimental. Também há a possibilidade do artigo ser uma espécie de resumo de um trabalho maior e mais complexo, como a dissertação de mestrado ou a tese de doutorado.

Leia também5 razões para valorizar ainda mais a pesquisa

2) Dissertação de mestrado

A dissertação de mestrado é mais complexa e oferece uma reflexão sobre um problema, tema ou objeto de estudo. O resultado da pesquisa deve ser baseado em um método investigativo científico, experimental e empírico.

Ou seja, o trabalho deve conter uma observação sistemática, contar com entrevistas e coleta de dados para apresentar uma conclusão.

3) Tese de doutorado

Sua característica principal é apresentar um avanço significativo ou conhecimento inédito sobre uma determinada área de estudo para a comunidade científica. As teses são sempre avaliadas de forma mais rigorosa e exigem aprofundamento extenso sobre o tema.

4) Memorial

Não tão comum como os demais trabalhos acadêmicos, o memorial é uma biografia de professor ou, até mesmo, de aluno. Esta atividade é desenvolvida para ajudar na progressão da carreira.

5) Pôster científico

É a peça de divulgação da pesquisa científica. Integra elementos verbais (comunicação) e não-verbais (figuras). A ideia é utilizar o design, tabelas e gráficos para retratar de forma lúdica o que foi pesquisado.

Muito utilizado em congressos, não é considerado uma publicação propriamente dita, mas também segue regras e normas de padronização.

6) Relatório

O relatório é um documento técnico sobre o andamento de uma pesquisa. Sua aplicação é objetiva e descritiva e, por isso, não permite análises e reflexões. Este tipo de atividade é bastante usada para exames de qualificação e para o pedido e a manutenção de financiamentos para projetos.

Como todos os trabalhos acadêmicos, estes modelos também precisam estar de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Quer ajuda na elaboração de trabalhos acadêmicos?

Aliada do setor educacional, a tecnologia vem facilitando a vida de estudantes e professores. Seja na hora da pesquisa para a realização de trabalhos acadêmicos, ou na organização das diversas tarefas diárias.

Desenvolvida para tornar a vida dos alunos mais prática, a Minha Biblioteca é uma biblioteca digital que possui um acervo com mais de 7 mil títulos acadêmicos de várias áreas do conhecimento.

Com a funcionalidade de busca por palavra-chave, a plataforma online é um instrumento facilitador para pesquisadores que estão desenvolvendo seus trabalhos acadêmicos. Há ainda as opções de anotações e marcações que ajudam alunos e professores no momento da leitura do material da pesquisa.

Quer conhecer mais informações e saber como a Minha Biblioteca pode ajudar alunos, professores e instituições de ensino? Entre em contato conosco e solicite um trial.

Baixe nosso e-book e saiba tudo sobre a Avaliação do MEC, inclusive como aumentar o conceito da sua instituição de ensino!