Instituição de ensino ferramenta para professores

7 ferramentas para professores que atuam em IES

Não restam dúvidas de que a era digital já é uma realidade no setor educacional. O celular em sala de aula é uma importante ferramenta e a inovação proporciona diversos impactos no cotidiano de docentes e estudantes. Neste contexto, não são só os alunos que se beneficiam. Mas também os professores da instituição de ensino superior podem contar com tecnologias para auxiliar no trabalho.

As ferramentas, voltadas para a área educacional, trazem praticidade e facilidade aos docentes. Isso porque ajudam desde o planejamento de aulas até a correção de provas. Sem contar que as plataformas permitem melhorar o processo de aprendizagem e aumentar a qualidade do ensino.

Afinal, com estes instrumentos, é possível proporcionar aulas mais dinâmicas, conteúdos atrativos e melhorar a organização das atividades. Essas ferramentas ganham cada vez mais destaque, pois proporcionam uma melhor relação entre alunos e professores.

Leia tambémTecnologia na educação: quais os impactos para os próximos 10 anos?

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.

Ferramentas digitais para os professores

Agora que os professores já sabem a importância de adotar ferramentas e tecnologias na sua rotina, é importante conhecê-las. Para isso, listamos 7 plataformas muito úteis para os docentes prepararem suas aulas. Confira:

1) Evernote

O aplicativo permite aos professores fazerem anotações digitais. Todo o material fica salvo na nuvem de maneira segura e permanente.

O app também proporciona o compartilhamento de informações. Assim, as pessoas podem colaborar em uma determinada ideia ou projeto. Os docentes podem, por exemplo, desenvolver um grupo de estudos com os alunos. Ou ainda, é possível propor projetos interdisciplinares com outros professores.

Leia também4 tendências de transformação digital na educação

2) Planboard

A ferramenta online facilita o planejamento de aulas e organiza melhor as ideias dos professores da instituição de ensino superior.

O calendário interativo permite estabelecer os tópicos que serão abordados ao longo da disciplina. É possível administrar os projetos de cada turma de forma visual.

3) Coggle

A ferramenta possibilita a criação e o compartilhamento de gráficos, diagramas e fluxogramas de forma bem intuitiva.

A visualização de imagens e esquemas ajuda no processo de aprendizagem dos alunos, que terão acesso a conceitos e ideias de forma dinâmica e visual. Com um ensino mais interativo, os professores conseguem prender a atenção dos estudantes. O que colabora na retenção de alunos na instituição de ensino superior.

4) Prova Fácil

O aplicativo faz a correção automática de provas com questões objetivas. Isso agiliza o trabalho dos professores de instituição de ensino superior, economizando tempo.

A ferramenta ainda emite estatísticas e relatórios com o desempenho dos alunos. Também é possível criar um banco de perguntas e respostas para serem usadas em avaliações futuras.