Impactos da tecnologia na educação nos próximos 10 anos

Tecnologia na educação: quais os impactos para os próximos 10 anos?

A chegada da tecnologia na educação é uma realidade e as transformações proporcionadas por estes avanços já são vivenciadas em sala de aula. No entanto, ainda há muitas novidades a surgirem e a inteligência artificial será um fator determinante na área nos próximos anos.

O fato é que a chamada Era Digital chegou para facilitar a vida de todos e também começou a transformar o setor educacional. Além disso, permite melhorar o processo de ensino e de aprendizado dos alunos.

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!

Transformações atuais na educação

Baseado apenas em aulas expositivas, o modelo de ensino tradicional está ficando defasado. Por isso, aliar a tecnologia na educação ajuda a democratizar o ensino e aumentar a qualidade do aprendizado. Dessa forma, a educação 4.0 é uma maneira de aproximar as inovações das instituições de ensino e dos estudantes.

Neste cenário, os recursos e soluções tecnológicas permitem facilitar o contato com os alunos. O que serve para orientar e tratar o estudante de forma dinâmica para otimizar o aprendizado e propagar o conhecimento do melhor modo possível. Mas qual será o impacto das tecnologias no futuro? Entenda!

Próximos passos da tecnologia na educação

O estudo “Tendências em Inteligência Artificial na Educação” mostra o futuro no uso de tecnologias educacionais, baseadas em Inteligência Artificial, até 2030.

O levantamento foi feito com bases internacionais de artigos científicos e documentos apresentados em congressos, além de bases de patentes nos Estados Unidos, na União Europeia, no Canadá e no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) no Brasil.

Como resultado, ficou claro que o tema Inteligência Artificial é fortemente analisado no setor educacional atualmente. Por isso, a implementação do recurso tende a crescer cada vez mais nas instituições de ensino.

Como a tecnologia vai revolucionar o processo de ensino-aprendizagem?

De acordo com a pesquisa, há uma série de sistemas e tecnologias que são vistos como o futuro da tecnologia na educação. Confira os principais!

  • Sistemas tutores inteligentes

Trata-se de uma plataforma de ensino personalizado. A expansão dessa modalidade é a aposta para o futuro.

A ferramenta identifica se o aluno conseguiu adquirir conhecimento sobre o assunto abordado. Além disso, é capaz de reconhecer se o estudante está cansado ou feliz por ter solucionado o problema.

Leia tambémVeja os impactos da inovação no ensino superior

  • Processamento de linguagem natural (PLN)

Esta tendência está relacionada com a capacidade crescente dos computadores de interpretar a linguagem humana. Dessa forma, seria mais fácil, por exemplo, o intercâmbio de alunos de nacionalidades diferentes.

Isso porque seria possível a um professor dar aula em outro idioma e haveria transmissão on-line com tradução simultânea.

  • Learning analytics

Neste caso, a ferramenta possibilita a análise do progresso do aluno de acordo com os dados gerados por ele.

Com tais informações, será viável avaliar a evolução acadêmica. E, assim, prever possíveis dificuldades no aprendizado para melhorar o desempenho do aluno.

Leia tambémMachine learning na educação: saiba mais sobre essa tecnologia

  • Criatividade computacional

É outra aposta da tecnologia na educação para os próximos anos. A expectativa é que os sistemas de ensino-aprendizagem gerem exemplos para enriquecer os conteúdos educacionais já existentes.

  • Jogos sérios

Esta técnica tende a se popularizar, com o objetivo de manter o interesse do aluno no conteúdo aplicado. São sistemas que usam características de games, como premiações e pontuações, para engajar os estudantes.

Biblioteca digital também é tendência educacional

As bibliotecas online surgiram da necessidade de facilitar o acesso dos alunos ao conhecimento. Com o avanço tecnológico, ter uma ferramenta com os livros e artigos na palma da mão é fundamental nos dias atuais. Por isso, a sua instituição de ensino pode contar com a Minha Biblioteca.

Com mais de 7 mil títulos das principais editoras acadêmicas do Brasil, a ferramenta traz as tendências de tecnologia na educação para a sua instituição. Moderna, ágil e interativa, a plataforma disponibiliza diversas vantagens para os alunos como realce de cor, pesquisa por palavra-chave, anotações e muito mais. Além de ajudar os professores a planejarem as suas aulas. Ainda é possível acessar o sistema a qualquer hora e lugar

Para conhecer mais sobre os benefícios proporcionados pela Minha Bibliotecaentre em contato conosco e solicite um trial.

Baixe agora nosso eBook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!