5 dicas para engajar alunos e ensinar com mais qualidade

5 dicas para engajar alunos e ensinar com mais qualidade

Existem inúmeras razões que podem explicar a falta de interesse e motivação dos estudantes quando estão na aula e para estudar em casa: seja a timidez, problemas pessoais, déficit de atenção ou até mesmo a concorrência com dispositivos móveis.

Engajar os alunos e fazer com que o ensino seja cada vez mais qualificado é um dos principais desafios de quem trabalha com a educação. A seguir vamos dar algumas dicas de como você pode engajar os seus alunos e melhorar os processos de ensino na sua escola ou universidade.

1. Foco na comunicação

Um dos princípios básicos da educação é saber comunicar-se com os alunos. A comunicação dentro de uma sala de aula jamais deve ser em sentido único, ela deve ser de mão dupla, com a mensagem indo do professor para os alunos e, junta a isso, as mensagens dos alunos chegando ao professor.

Incentive o debate em sala de aula, fazendo perguntas abertas e criando situações nas quais os alunos sintam-se desafiados a participar e consigam produzir conhecimento através das suas próprias informações e ideias. Em resumo: mantenha o diálogo aberto, ouça suas dúvidas, respondendo a todos sem distinção.

2. Foco nos pontos positivos

A falta de engajamento dos alunos pode ser contagiante dentro de uma sala de aula. Não critique a turma de forma geral,  isso pode fazer com que alguns pensem que não são capazes de ir adiante. Para evitar que toda a turma fique desmotivada, mostre a eles que os estudos podem torná-los melhores, encorajando-os a pensar mais no seu futuro.

Algumas turmas ficam menos participativas pelo simples fato de não estarem entendendo a importância da disciplina para sua formação. Ajude-os a entender isso e como estudar a matéria, mostrando um propósito para que eles estejam aprendendo certos assuntos.

3. Foco em aplicações práticas

Para que os alunos mantenham-se engajados e interessados nas aulas, transmita seus conhecimentos e dê exemplos de aplicações práticas do conteúdo. Nada é mais contemplador para os alunos do que poder aplicar os conhecimentos da aula em seu dia a dia no trabalho.

4. Foco na tecnologia

Atualmente, a tecnologia é intrínseca na vida de grande parte dos alunos, visto que a maioria dos estudantes matriculadas nas universidades são de gerações que já nasceram conectadas. Para não competir com a tecnologia, utilize-a a seu favor.

Um dos vários exemplos que podemos citar são os livros online. Além deles, você também pode utilizar games e aplicativos que colaborem para que os alunos fiquem mais engajados e tenham um melhor entendimento dos conteúdos ensinados em cada disciplina.

5. Foco nos objetivos

Deixe os objetivos da disciplina bem claros quando você for apresentar ementa da mesma. Com a visão mais ampla do que aprenderão e até onde seus conhecimentos podem chegar com a matéria, os alunos poderão compreender melhor o que esperar das aulas e do semestre, deixando-os mais à vontade para opinar durante o período.

Gostou das nossas dicas? Quais os seus métodos para que seus alunos sejam mais participativos e engajados nas aulas? Não deixe de compartilhar as suas ideias nos comentários. Para receber mais conteúdos relacionados à área, assine a nossa newsletter!

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!

Leave a comment

sete − 2 =