Livro físico ou livro digital: qual a melhor opção para sua IES e seus alunos?

Livro físico ou livro digital: qual a melhor opção para sua IES e seus alunos?

Os livros digitais estão ganhando cada vez mais espaço nos investimentos realizados pelas editoras brasileiras, sobretudo em função da crise que atinge esse setor desde 2018.

Além da ascensão no mercado, aumentou o interesse por esse formato de livro por parte das instituições de ensino que desejam modernizar a metodologia e os serviços oferecidos e aproveitar os benefícios de adotar o livro digital.

Então, quer saber quais são as vantagens? É só continuar lendo este artigo!

Livro físico e livro digital: como começou a tendência dos eBooks

Atualmente, não há concordância acerca da data ou da autoria da criação dos eBooks, uma vez que o livro digital foi publicado em diversos formatos até adquirir o formato que conhecemos.

Contudo, é possível conferir essa febre com o primeiro e-reader do mundo, o Rocketbook, lançado em 1997 pela Amazon — que 10 anos depois criou o Kindle.

Além disso, devido à expansão da produção de conteúdo para web, tornou-se comum a criação de eBooks de caráter informativo.

Ou seja, por mais que não haja uma data específica de quando a tendência dos eBooks começou, ainda assim é possível afirmar que foi a partir de 2010.

Mesmo que de maneira tímida — afinal, os livros digitais representam apenas 2% das vendas do setor — é esperado que os eBooks se popularizem entre os leitores digitais, sobretudo após conhecerem as vantagens desse formato.

 

Quais são as vantagens dos livros digitais? 

Você ainda está em dúvida entre livro físico e livro digital? Então, veja abaixo as principais vantagens do eBook.

Ocupa pouco espaço

Enquanto o livro físico necessita de estantes ou caixas para ser armazenado, basta ter um dispositivo eletrônico que você poderá ler o eBook.

Logo, você garante bastante espaço físico em sua instituição de ensino, que pode ser designado para outra função, como um laboratório de informática, facilitando o acesso aos livros digitais.

Preço

Ao contratar um acervo virtual, você garante uma redução gigantesca no orçamento da instituição de ensino, sobretudo se comparado aos custos de criar e manter uma biblioteca física.

Durabilidade

Com o livro digital, você não precisa se preocupar com a possibilidade de molhar, rasgar, manchar ou até perder o livro, afinal os eBooks estarão sempre salvos na Nuvem.

Uma nova experiência de leitura

É possível adicionar links clicáveis em um livro digital, que têm a função de direcionar o leitor para outro conteúdo complementar, otimizando a experiência de leitura e aprendizado. Isso sem falar em diversos recursos, como imagens e áudios.

Recursos

Muitos e-readers e aplicativos contam com recursos de tradução e/ou para pesquisa do significado de uma palavra, fazendo com que você tire dúvidas acerca de termos desconhecidos — excelente bônus para os estudos.

Além disso, é possível marcar trechos importantes, que ficam salvos em um espaço específico, facilitando a busca.

E as desvantagens?

Por mais que seja uma excelente opção para os leitores, os livros digitais apresentam algumas desvantagens.

A principal é a bateria, afinal o aparelho no qual você estiver lendo o eBook precisa ser carregado depois de um tempo, o que pode ser um empecilho se você não tiver uma tomada disponível.

Outra desvantagem do livro digital é que, uma vez realizado o pagamento, não é possível devolver, trocar ou vender aquele produto — ele será eternamente seu.

Por isso, antes de comprar um livro, pense bem e leia resenhas ou críticas, para ter certeza de que aquele é o livro que você deseja ler ou precisa.

Quais são as vantagens do livro físico?

É certo que os livros digitais têm uma série de vantagens, porém o livro físico ainda garante alguns benefícios aos seus leitores. Veja-os abaixo:

Concentração

Diferentemente dos dispositivos eletrônicos, o único recurso que um livro físico oferece é a leitura.

De início, pode até parecer um pouco desestimulador, mas essa característica ajuda bastante na concentração, afinal não há notificações ou demais informações para desviar a  atenção e tirar o foco da leitura, sobretudo durante os estudos.

Experiência sensorial

Existem duas coisas que todo leitor de livros físicos ama: tocar as páginas impressas e sentir o seu cheiro, principalmente quando ele é novo.

E essas sensações, que ativam todos os sentidos e fornecem prazer durante a leitura, são fatores que o livro digital não pode oferecer.

Não precisa de outros recursos

Uma das principais vantagens do livro físico é que esse produto independe de tomadas, internet ou carregadores para funcionar, basta que haja luz suficiente.

E as desvantagens?

O livro físico também tem desvantagens. Nesse caso, as limitações são:

Tempo de vida útil

Livros físicos estão sujeitos a diversos fatores de risco, como desgaste, páginas amareladas, líquidos, manchas ou perdas.

Com isso, há necessidade de investir na manutenção ou troca de materiais danificados.

Preços mais altos

Ter uma biblioteca física na instituição de ensino acarreta aumento do orçamento, pois, além da compra dos livros físicos (que estão cada vez mais caros), há gastos com manutenção, energia e funcionários para o setor.

É possível destacar outra desvantagem do livro físico: a necessidade de haver  espaços disponíveis para armazenamento.

Reinvestimento anual

A cada dia, novos títulos e edições são criadas e lançadas no meio acadêmico, fazendo com que os livros sejam atualizados anualmente.

Para oferecer um suporte adequado, a IES precisa investir altos valores com recompra desses materiais, gerando um custo maior do que seria necessário com os eBooks.

Livro físico e livro digital: como escolher a melhor opção para sua IES?

Os livros digitais vão muito além de contos ou romances, na verdade, grande parte dos livros didáticos tem versões para a web.

Com isso, surge uma dúvida: qual é a melhor opção entre livro físico e livro digital para os alunos da minha instituição de ensino?

Afinal, muitas universidades e escolas disponibilizam bibliotecas, oferecendo materiais de estudo gratuitamente aos estudantes.

No entanto, há um problema nas bibliotecas que são facilmente resolvidos com os eBooks: a quantidade de livros disponíveis, que limita o acesso ao conteúdo a uma pequena parcela dos estudantes. 

Esse empecilho não existe nas bibliotecas digitais, pois elas disponibilizam de maneira ilimitada milhares de obras atualizadas e demais materiais didáticos de referência aos docentes e discentes.

Por essas e outras vantagens, o livro digital é a melhor opção para sua IES.

 

Conheça a Minha Biblioteca e apoie a formação dos seus estudantes com milhares de livros digitais

Ficou interessado em saber mais sobre as bibliotecas digitais? Então, você precisa conhecer a Minha Biblioteca.

Com o objetivo de oferecer a bibliografia necessária para mais de 400 cursos, a Minha Biblioteca é uma plataforma digital de livros com um amplo acervo virtual de títulos acadêmicos, técnicos e científicos, em português, publicados pelas principais editoras do mercado.

Como funciona a Minha Biblioteca?

A Minha Biblioteca possui um acervo virtual com mais de 10 mil títulos atualizados mensalmente com novas obras e edições de referência e oferece a melhor solução tecnológica para a bibliografia dos cursos da sua IES.

Além da mobilidade e praticidade, a Minha Biblioteca proporciona diversos outros benefícios e facilidades para o estudo e leitura online, além de contar com a disponibilidade de milhares de títulos acadêmicos, técnicos e científicos a qualquer hora, sendo uma plataforma inovadora e eficiente, apoiando a formação dos estudantes e qualidade de mais de 800 instituições de ensino superior por todo o país.

Conheça nossos catálogos

Abaixo, saiba mais sobre cada catálogo da Minha Biblioteca:

Catálogo de saúde

O Catálogo de Saúde da Minha Biblioteca conta com mais de 2.500 títulos de referência. Abrange os principais e mais atualizados tópicos de todas as carreiras relacionadas às áreas da saúde como: enfermagem, biomedicina, medicina veterinária, psicologia, educação física e esporte, estética e cosmética, farmácia, fisioterapia e muito mais. Com a Minha Biblioteca, você terá em mãos as obras dos grandes autores da literatura médica, como Gerard Tortora, Denis L Kasper, Celmo Celeno Porto, entre outros.

Catálogo jurídico

O Catálogo Ciências Jurídicas da Minha Biblioteca conta com mais de 2.300 títulos de referência. Abrange os principais e mais atualizados tópicos de todas as especialidades do Direito incluindo: direito empresarial, direito civil, direito do consumidor, direito trabalhista, direito penal, direito previdenciário, direito tributário, direito ambiental e muito mais. Tenha acesso a títulos escritos por renomados juristas, como Carlos Roberto Gonçalves, Manoel Gonçalves Ferreira Filho, Humberto Theodoro Júnior, Roberto Senise Lisboa, entre outros.

Catálogo de exatas

O Catálogo Ciências Exatas da Minha Biblioteca conta com mais de 3.500 títulos de referência. Abrange os principais e mais atualizados tópicos de todas as carreiras relacionadas às ciências exatas como: economia, engenharia, agronomia, física, astronomia, ciência da computação, ciências atuariais, matemática, química e muito mais.

Catálogo de medicina e odontologia

O Catálogo Medicina e Odontologia da Minha Biblioteca conta com mais de 3.300 títulos de referência. Abrange os principais e mais atualizados tópicos de todas as especialidades médicas e cirúrgicas incluindo: anatomia, odontologia, fisiologia, histologia, semiologia médica, cardiologia, medicina de emergência, neurologia, pediatria e muito mais. Com grandes autores como Lee Goldman, Richard Drake e Kent M. Van De Graaff, esse catálogo é essencial para o processo de formação de discentes do setor. 

Catálogo de pedagogia

O Catálogo Ciências Pedagógicas da Minha Biblioteca conta com mais de 880 títulos de referência. Abrange os principais e mais atualizados tópicos de todas as áreas de atuação dos profissionais da pedagogia como educação infantil, educação corporativa, processo de alfabetização, educação especial, gestão escolar, psicopedagogia, ensino à distância e muito mais.

Catálogo de sociais aplicadas

O Catálogo Ciências Sociais Aplicadas da Minha Biblioteca conta com mais de 3.700 títulos de referência. Abrange os principais e mais atualizados tópicos de todas as carreiras relacionadas às ciências sociais aplicadas como administração, jornalismo, publicidade e propaganda, marketing, ciências contábeis, serviço social, turismo, hotelaria, biblioteconomia e muito mais.

Catálogo de letras & artes

O Catálogo Letras e Artes da Minha Biblioteca conta com mais de 400 títulos de referência. Abrange os principais e mais atualizados tópicos de todas as carreiras relacionadas à literatura e artes como: música, dança, fotografia, artes plásticas, artes cênicas, design, moda, tradução, redação, revisão, edição, adaptação de textos e muito mais. Complemente os estudos dos estudantes com a ajuda de grandes autores desses campos, como Paulo Ghiraldelli Jr., Elisa Lima Abrantes, Sandra Terciotti e Alessandra Bittencourt Flach.

Entre em contato conosco

Quer aumentar a qualidade da formação dos seus estudantes, oferecendo acesso rápido, fácil e ilimitado aos principais títulos indicados na bibliografia dos cursos?

Entre em contato com a Minha Biblioteca para conhecer todos os benefícios.

Gostou deste artigo? Então, confira também outros títulos em nosso blog: