5 dicas de e-books gratuitos que auxiliam na prática docente

O uso eficiente da tecnologia na educação requer conhecimento apropriado para que todas as estratégias sejam exploradas adequadamente. Uma das alternativas para educadores são os e-books, que além de disponibilizarem uma série de informações, muitos deles podem ser encontrados gratuitamente e a leitura pode ser realizada em laptops, smartphones, celulares e outros dispositivos.

Na área da educação a capacitação se torna um importante diferencial, tanto para a formação quanto para a prática em sala de aula. Embora não tenham o mesmo charme dos livros tradicionais (aqueles palpáveis e com cheiro de papel), os e-books vêm possibilitando a atualização profissional de muitos docentes. Assim, colocamos aqui 10 dicas importantes de e-books que abordam diversos temas educacionais. Todos eles podem ser baixados gratuitamente, no formato PDF, além de poderem ser visualizados em smartphones, celulares, tablets, via PlayStore. Confira!

Tecnologias digitais na educação

O livro permitiu a realização de uma reflexão sobre o processo de construção e implantação dos cursos EAD, no Programa de Formação de Professores. O e-book “Tecnologias digitais na educação” traz uma compilação de monografias da 1ª turma do curso de especialização em Novas Tecnologias na Educação, da UEPB. O ensino a distância é uma realidade desafiadora na formação de profissionais da educação e uma das grandes preocupações dos órgãos formadores, uma vez que deverão preparar profissionais com qualidade e experiência para exercer a função de educação à distância.

Autora:  Robson Pequeno de Souza; Filomena M. C. da S. C. Moita; Ana Beatriz Gomes Carvalho

Editora:  Eduepb

Páginas:  276

Acesse o e-book AQUI!

Orientação Didático-Pedagógica  em cursos a distância

A proposta principal deste e-book é refletir sobre o papel do professor que trabalha na tutoria de programas de Educação a Distância – EAD. A ideia é debater a importância daqueles que participam no processo de ensino e aprendizagem. Viabilizando a compreensão de ferramentas e metodologias de interação entre tutor e alunos nos ambientes virtuais de aprendizagem. O e-book deixa claro a importância do aperfeiçoamento e preparação de professores para atuarem em ambientes virtuais de ensino, como atores que irão ajudar, orientar e interferir diretamente no aprendizado dos seus alunos.
Autores: Adriana Barroso de Azevedo; Alessandra M. T. Domeniquelli; Luciano Venelli Costa; Luciano Sathler; Marcos Munhoz da Costa
Editora: Metodista

Aprendizagem e comportamento humano

O e-book trata de uma vertente em que engloba o comportamento pedagógico e clínico, uma visão dos processos de aprendizagem em consonância com a inclusão social e escolar. O material torna-se fundamental diante da atual necessidade de reformulação de práticas pedagógicas sobre os temas atuais, trazendo uma reflexão importante sobre a Psicologia Histórico-Cultural e da Análise do Comportamento.

Autores: Tania Gracy Martins do Valle; Ana Cláudia Bortolozzi Maia
Editora: Cultura Acadêmica
Acesse o e-book AQUI!

Complexidade da formação de professores: saberes teóricos e
práticos

O livro se baseou em pesquisas produzidas a partir dos anos 90 até meados desta década, levantando reflexões sobre a prática docente, considerando a formação e a atuação dentro da sala de aula. O material debate a importância em ouvir o ator principal no processo pedagógico “o professor”, sobretudo ao que diz respeito à estrutura curricular da prática docente que é praticada por eles. Outro debate trazido pelo e-book diz respeito à relação entre a teoria e a prática no ensino dentro da sala de aula, uma vez que a figura do educador passa a servir como um importante recurso metodológico endógeno, ou seja, ao mesmo tempo em que os professores oferecem informações sobre a prática dentro da sala de aula, a reflexão sobre o tipo de prática que realizam na sala de aula também passa a ser observada.

Autora: Marilda da Silva

Editora: Unesp

Acesse o e-book AQUI!

Pesquisa em educação escolar: percursos e perspectivas

O e-book parte do pressuposto da atual condição em que a educação se encontra, trazendo a “responsabilidade” e o “compromisso da escola” como palavras-chave na construção da educação. O livro também trata das políticas públicas e a relação com a estrutura do ensino, a formação de professores e as práticas educativas.

Autora:  José Milton de Lima; Divino José da Silva; Paulo Cesar de Almeida Raboni

Editora: Unesp

Páginas:  357

Acesse o e-book AQUI!

Gostou das dicas? Compartilhe conosco sua opinião nos comentários abaixo!