Livros de genética humana para formação em saúde

Livros de genética humana para formação em Saúde

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as instituições de ensino superior (IES), que ofertam cursos da área da Saúde, devem disponibilizar todas as obras necessárias para a formação de profissionais com competências e habilidades necessárias para lidar com os desafios da carreira.

Pode ser um grande desafio fazer a seleção dos melhores livros e possibilitar acesso de forma prática e rápida para toda a comunidade acadêmica.

Neste artigo, vamos apresentar os principais livros de genética humana que não podem faltar na biblioteca da sua IES, e qual é a forma mais eficiente de disponibilizar materiais para estudantes, professores e pesquisadores na área da saúde.

Os desafios da biblioteca física

Com o avanço da internet, a todo momento surgem novas tecnologias que otimizam processos em todas as áreas, inclusive para um melhor gerenciamento de questões relacionadas ao dia a dia das IES.

Nesse cenário, construir e manter uma biblioteca física tem se tornado cada vez mais dispendioso para as IES, porque requer alto investimento financeiro, funcionários para organizar e manter as instalações.

Além disso, um grande desafio enfrentado pelos gestores das IES é conseguir manter uma boa quantidade de exemplares atualizados de todas as obras para que os alunos sejam atendidos quando precisarem consultar ou estudar a fundo os materiais.

Apesar dos altos investimentos em recursos financeiros, estrutura e pessoal qualificado, o funcionamento de uma biblioteca física ainda apresenta muitos desafios para garantir que toda a comunidade acadêmica tenha acesso às obras sem restrições.

Bibliotecas digitais: soluções inovadoras

Essa solução digital está revolucionando o cenário das IES e transformando processos que eram complexos em rotinas muito mais simples e controláveis para os gestores.

Além de milhares de ebooks, as bibliotecas digitais podem conter imagens e até arquivos de áudio, que ficam disponíveis online para todos os estudantes de forma simples e prática. Basta acessar através do portal da IES por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, para consultar todo o acervo.

Diversos estudantes podem acessar de forma ilimitada e simultânea a mesma obra e ainda criar notas e realces personalizados que aparecem somente quando logados no sistema com seu usuário, ação impensável em uma biblioteca física.

Essa tecnologia promove uma economia de recursos da IES, otimiza o processo de ensino-aprendizagem, garante acesso simples e rápido a todos os conteúdos da biblioteca e, principalmente, possibilita que os gestores tenham relatórios de uso para melhor controle e visão sobre quantas e quais obras disponibilizadas pela IES são mais consultadas.

Livros de genética humana

Em relação à plataforma Minha Biblioteca, professores, estudantes, coordenadores e gestores podem ficar despreocupados quanto à variedade e oferta dos melhores livros para as áreas da Saúde. O acervo possui milhares de obras de referência de autores renomados, ao mesmo tempo em que está em constante atualização.

A genética humana é uma área específica da biologia que estuda a transmissão genética em seres humanos e engloba diversas especificidades, como genética molecular, genética clínica, aconselhamento genético, entre outras.

Por isso, os títulos são fundamentais para que os estudantes aprendam sobre os mecanismos que garantem a hereditariedade e como de fato ocorre a transmissão de características de um ser humano para outro.

É importante que os gestores realizem um trabalho em parceria com coordenadores de cursos para oferecer o acesso a todos os títulos das referências bibliográficas básicas e complementares dos cursos, garantindo a disponibilidade dos livros de genética humana.

Conheça alguns dos principais livros dessa área, essenciais para a qualidade da formação em saúde e nas ementas dos cursos da sua IES.

Genética Humana – Maria Regina Lucena Borges-Osório e Wanyce Miriam Robinson, 3ª edição

Essa obra aborda temas como Teoria da Evolução Humana, Projetos Genoma, Epigenoma Humano e a Era Ômica. A edição mais recente conta com atualizações importantes, tanto sobre análises de conceitos, quanto do ponto de vista didático, trazendo mais imagens, gráficos e destaques que facilitam a localização de assuntos e o aprendizado.

Citogenética Humana – Sharbel Weidner Maluf, Mariluce Riegel e colaboradores, 1ª edição

Essa obra apresenta o comportamento e a estrutura dos cromossomos humanos, abrangendo os tipos de aberrações com alterações clínicas já manifestadas em pacientes. Os autores também abordam as novas tecnologias desta área e fazem análises sobre o futuro da citogenética clínica.

Genética Molecular Humana –  Tom Strachan e Andrew Read, 4ª edição

Esse livro foi elaborado com o objetivo de facilitar a compreensão da genética humana de forma a proporcionar um aprendizado mais rápido. A obra aborda temas como epigenética, RNAs não codificantes e biologia celular. Um dos assuntos mais destacados é a célula-tronco, abordando estudos genéticos e a forma como são aplicados para compreender doenças humanas.

Guia de Genética Médica –  Décio Brunoni e Ana Beatriz Alvarez Perez (coord.), 1ª edição

Essa obra foi organizada pelo Departamento de Morfologia e Genética da Unifesp. Dividido em sete seções, esse guia aborda conceitos muito importantes para os estudos de genética humana, como diagnóstico pré-natal de anomalias congênitas, a lei e os princípios éticos, o diagnóstico de patologias e síndromes detectadas em atendimento hospitalar e as condutas para cada diagnóstico.

Genética Molecular e Clínica –  Amanda de Ávila Bicca Martins, Ana Paula Aquistapase Dagnino e Bárbara Lima da Fonseca Barbosa, 1ª edição

Esse livro foca no estudo das funções e da estrutura dos genes com o objetivo de orientar a utilização da informação molecular para determinar padrões de descendência, além de analisar como é feita a classificação científica correta dos organismos. 

Manual de Genética Médica para Atenção Primária à Saúde – Taiane Vieira e Roberto Giugliani, 1ª edição

Este livro aborda os temas que impactam de forma direta a prática na área da Saúde e tem o objetivo de proporcionar um entendimento mais simples sobre o uso de tecnologias adotadas por centros de referência mais sofisticados.

Genética: um Enfoque Conceitual –  Benjamin A. Pierce, 5ª edição

Essa obra tem o objetivo de ajudar os estudantes a entenderem os conceitos mais importantes da genética humana. Por isso, o livro conta com escrita acessível, explorando ilustrações didáticas e abordagem pedagógica para possibilitar a compreensão completa dos conceitos ao redor da genética.

Leia também: Seis boas práticas de como estudar a distância com e-books da área de Saúde

Conheça a Minha Biblioteca

Quer oferecer estes e outros livros de genética humana para os estudantes, docentes e pesquisadores da área de saúde da sua IES? Que tal conhecer a Minha Biblioteca?

O Catálogo de Saúde, também possui obras dos grandes autores da literatura médica, como Gerard Tortora, Denis L. Kasper, Celmo Celeno Porto, entre outros.

O catálogo completo de ebooks da Minha Biblioteca conta com milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos em língua portuguesa, publicados por 15 grandes editoras brasileiras e 38 selos editoriais, atendendo a diversas áreas do conhecimento.

Todos os integrantes da comunidade acadêmica da sua IES podem acessar os livros 24 horas por dia de qualquer dispositivo conectado à internet, fazer buscas por palavras-chave, ISBN, título e autor, criar notas e realces personalizados, marcar páginas e ainda leitura em voz alta.

Mais de 800 instituições e 4 milhões de usuários contam com a Minha Biblioteca para apoiar suas atividades de ensino, pesquisa e atualização profissional.

Quer mais detalhes sobre o catálogo e benefícios da Minha Biblioteca? Entre em contato e descubra como disponibilizar milhares de obras relevantes e atualizadas para os estudantes da sua IES.


Se você gostou deste artigo, confira outros títulos em nosso blog

Livros de genética humana para formação em saúde