parasitologia fundamentos e prática clínica

Saiba tudo sobre o livro Parasitologia: Fundamentos e Prática Clínica

Os estudantes e profissionais dos cursos de ensino superior na área de saúde, como farmácia, biomedicina e outros, precisam desenvolver seus conhecimentos e aprender os conteúdos da disciplina de parasitologia. Para isso, “Parasitologia: Fundamentos e Prática Clínica” é um livro fundamental e recomendado pelos professores.

Porém, antes de aprofundar o assunto, vamos explicar o que é parasitologia e qual a importância desta matéria.

O que é a parasitologia?

Como ciência, a parasitologia é responsável pelo estudo do parasitismo, processo que ocorre quando um organismo, chamado de parasita, vive em associação com um outro organismo denominado hospedeiro, para garantir sua sobrevivência e desenvolvimento, mas causando prejuízos ao hospedeiro.

Ou seja, é o estudo do comportamento parasitário e não de organismos específicos. No caso das interações com seres humanos como hospedeiros, os parasitas estão relacionados ao campo médico, já que provocam a transmissão de doenças.

Neste sentido, inclusive, outras disciplinas normalmente estão envolvidas com a parasitologia, como biologia celular, bioquímica, biologia molecular, imunologia, genética, evolução, entre outras.

Leia também: Conheça 5 livros de microbiologia e saiba a sua importância

Para que serve a parasitologia?

Este ramo da área de saúde surgiu no século XVII. Na época, o pesquisador e cientista holandês Anton van Leeuwenhoek, conhecido como “pai da microbiologia” e inventor do microscópio, observou giárdias em suas próprias fezes. As giárdias são protozoários que parasitam o intestino de seres humanos e causam uma infecção chamada giardíase.

Em geral, os parasitas podem ser tanto animais, vegetais, fungos, protozoários, bactérias ou vírus. Assim, a parasitologia médica ou humana é fundamental para identificar e estudar os parasitas, as doenças parasitárias humanas, seus métodos de prevenção, diagnóstico, tratamentos e controle.

Entre os principais objetivos deste campo estão identificar os processos de desenvolvimento de epidemias parasitárias e combatê-las. E, apesar de todos esforços dos profissionais, as doenças parasitárias ainda geram um alto índice de mortes ao redor do mundo.

Saiba mais: Conheça os principais livros de medicina e saúde

Quais as áreas de atuação em parasitologia?  

Para trabalhar neste campo, o estudante deve aprender a conhecer o ciclo de vida do parasita, os modos de infestação e os aspectos que influenciam na sua distribuição e densidade.

Profissionalmente, é possível atuar em pesquisa acadêmica em universidades e instituições de pesquisa, em estudos e análises clínicas em hospitais e instituições de saúde, ou ainda em análises em laboratórios veterinários.

Na graduação, a especialização neste tema está normalmente ligada aos cursos de ciências biológicas ou ciências biomédicas

Dentro da parasitologia, o aluno ou interessado ainda pode se dividir em quatro especialidades: médica, veterinária, estrutural (estudo das proteínas dos parasitas) e taxonomia (classificação e catalogação dos parasitas).

Do que se trata o livro “Parasitologia: Fundamentos e Prática Clínica”?

Depois de entender melhor a parasitologia, vamos mostrar aos estudantes e profissionais o porquê o livro “Parasitologia: Fundamentos e Prática Clínica” deve estar na cabeceira da sua cama como leitura primordial.

Com conteúdo completo e revisado, a obra atualiza os conhecimentos existentes em parasitologia e auxilia nas ações a serem adotadas em relação aos parasitas. Para isso, o livro conta com medidas de prevenção e controle de doenças parasitárias e destaca a importância do trabalho nesta frente para evitar problemas de saúde pública.

O livro ainda fornece informações sobre os aspectos imunológicos, patológicos, clínicos, laboratoriais, terapêuticos, nutricionais, epidemiológicos, entre outros. Assim, é possível saber os danos à saúde dos indivíduos. 

Leia também: Fundamentos de fisiologia médica: como estudar com os melhores ebooks

Como é formado o livro “Parasitologia: Fundamentos e Prática Clínica”

Com 100 capítulos, a obra é dividida basicamente em 6 partes. São elas:

  • Fundamentos de Parasitologia
  • Doenças Causadas por Protozoários
  • Doenças Causadas por Helmintos
  • Doenças Causadas por Ectoparasitos
  • Invertebrados Implicados na Transmissão de Doenças Parasitárias Humanas
  • Acidentes por Animais Peçonhentos e Venenosos

Quem são os autores de “Parasitologia: Fundamentos e Prática Clínica”?

“Parasitologia: Fundamentos e Prática Clínica” foi escrito pelos especialistas Rodrigo Siqueira-Batista, Andréia Patrícia Gomes, Luiz Alberto Santana e Sávio Silva Santos. 

Os três primeiros são professores associados do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (MG). Já o último é professor emérito do Centro Universitário da Serra dos Órgãos (RJ).

Saiba mais sobre eles:

Rodrigo Siqueira-Batista: é diplomado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, especialista (residência médica) em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pela UFRJ.

Andréia Patrícia Gomes: é diplomada em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista (Residência Médica) em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela UFRJ, mestre em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz e doutora em ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz.

Sávio Santos: é diplomado em Medicina pela UFRJ, especialista em clínica médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica e mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis.

Luiz Alberto Santana: é diplomado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Barbacena, especialista em Clínica Médica pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais, mestre em Epidemiologia pela Universidade Federal de São Paulo e doutor em Infectologia e Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais. 

Leia também: 6 boas práticas de como estudar a distância com ebooks da área de Saúde

Conheça o Clube Minha Biblioteca

Para ter acesso ao “Parasitologia: Fundamentos e Prática Clínica” e demais livros de parasitologia e outras especialidades da área de saúde, conte com um catálogo segmentado de ebooks em Saúde e Medicina.

Criado para alunos que precisam investir na formação acadêmica e profissionais que buscam a educação continuada, o Clube Minha Biblioteca oferece 6 catálogos segmentados com conteúdos de livros digitais técnicos, acadêmicos e científicos.

Ao fazer uma assinatura pessoal do Catálogo de Saúde & Medicina você conta com mais de 3 mil títulos das principais editoras do país. Com acesso 24 horas por qualquer dispositivo com internet, os alunos podem consultar as obras de qualquer lugar, garantindo facilidade, praticidade e conveniência.

Além disso, o Clube oferece recursos como busca por palavra-chave, anotações, marcação de página e realce, que otimizam o aprendizado e a leitura.

Quer usufruir de todos os benefícios do Clube? Acesse agora mesmo, faça sua assinatura e tenha acesso a milhares de ebooks do catálogo.

Leave a comment