instituições de ensino superior no brasil

Panorama das instituições de ensino superior no Brasil: evoluções e melhorias

O mapa das instituições de ensino superior no Brasil ainda mostra uma distribuição desigual entre as regiões, com predomínio do Sudeste. Mas uma nova tendência na educação superior brasileira ganha força: o crescimento do número de vagas na modalidade a distância.

Com base em dados do Censo da Educação Superior 2011, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em parceria com o CNE (Conselho Nacional de Educação), elaborou o estudo Panorama e Diagnóstico da oferta e qualidade da Educação Superior Brasileira em 2013.

O levantamento traz inúmeros dados sobre a divisão do ensino superior no país, como:

• Quantidade de instituições de ensino superior no Brasil;
  • Distribuição entre faculdades, universidades, centros universitários e outras classificações;
  • Expansão do ensino EAD.

Vamos entender melhor? Continue a leitura a seguir!

Instituições de ensino superior no Brasil por regiões

Com 41,9% da população brasileira, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a região Sudeste domina o ranking. No total, os 4 estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo) possuem 1.157 instituições de ensino superior no Brasil, segundo indicadores do Inep.

Na segunda colocação está a região Nordeste, com 432. Em seguida, vem o Sul do país que soma 389 instituições de ensino superior no Brasil. O Centro-Oeste com 235 e o Norte com 152 fecham a lista.

Alguns fatores ajudam a explicar o cenário atual e contribuíram para este mapa ainda desigual no número de locais de ensino superior. Afinal, como São Paulo é o estado mais rico da nação e o Rio foi capital do Brasil por muito tempo, as instituições permanecem concentradas no Sudeste.

No entanto, com o passar dos anos, é visível que há um processo de ‘interiorização’ das instituições de ensino superior. E, a cada dia, surgem novos polos pelo país. O Nordeste, por exemplo, aumentou sua participação no número de instituições no Brasil, passando de 10,6% do total, em 1979, para 21,1%, em 2017.