Traga mais inovação à educação superior. Conheça a biblioteca digital

Traga mais inovação à educação superior. Conheça a biblioteca digital

A pandemia acelerou o processo de inovação na educação superior quando estudantes e professores precisaram aderir ao ensino a distância e se adequar à nova realidade. Contudo, esse processo já vem ocorrendo há tempos.

Neste artigo, destacamos a crescente adoção da tecnologia na educação e contamos como uma biblioteca digital pode trazer mais inovação e benefícios para sua instituição de ensino superior. Confira!

Como os avanços tecnológicos estão influenciando as instituições de ensino?

A tecnologia chegou a quase todos os setores do mercado, e a educação não ficou de fora dessa tendência. Aos poucos, a lousa deixou de ser de giz, os trabalhos deixaram de ser manuscritos e a modernidade adentrou as salas de aula. Agora, até mesmo o Enem passou a ser digital.

E essas inovações na educação superior trouxeram diversos benefícios, não apenas para os estudantes, como também para as instituições.

De um lado, os alunos ganharam mais acessibilidade e praticidade para estudar. De outro, as universidades aumentaram a economia e o dinamismo em implementar novas tecnologias para o ensino – as videoaulas, por exemplo.

Bibliotecas digitais são apostas para a transformação digital das IES

A principal mudança ocasionada pela tecnologia foi a transformação do que era físico em virtual – o papel, a aula, o boletim e até a sala de aula. E as bibliotecas não ficaram de fora dessa transformação.

Em 1971, Michael Hart idealizou o Projeto Gutenberg, que consistia na recriação da Biblioteca de Alexandria da era digital. Atualmente, o site conta com mais de 60 mil eBooks gratuitos.

Então, esse modelo se estendeu para as universidades com o tempo. Essa inovação na educação superior ganhou mais notoriedade por suas vantagens.

Hoje, as bibliotecas digitais estão ajudando milhares de estudantes a terem acesso a milhares de títulos com apenas um clique, e a tendência é que esse crescimento continue aumentando com o avanço da tecnologia.

Biblioteca digital x biblioteca física: quais são as diferenças?

Além da mudança clara de ambiente, você sabe o que mais diferencia a biblioteca digital da biblioteca física? Veja abaixo:

Biblioteca digital Biblioteca física
Não ocupa espaço físico – todo o acervo de livros digitais fica hospedado em uma plataforma. Precisa de um bom espaço físico para armazenar todas as obras impressas do acervo.
Pouca logística – o estudante pode pegar e consultar o livro na hora que precisar, sem filas de espera.  Alta logística – precisa de um sistema de controle de empréstimo e devolução bem estruturado para evitar perda e atrasos.
Acesso em qualquer hora ou lugar. Acesso exclusivamente na instituição no horário de expediente da biblioteca física.
Uso simultâneo – um estudante pode estudar um livro ao mesmo tempo que outros estudantes. Uso único – o aluno precisa esperar outros estudantes terminarem a consulta da obra ou buscar outra edição se acabar a quantidade disponível.
Não tem limite de espaço (dependendo da plataforma) – como falamos, o Projeto Gutenberg possui mais de 60.000 obras sem precisar de um lugar para armazenamento.   Tem limite de espaço – caso queira aumentar a quantidade de livros além do limite, será preciso ampliar o local.
Atualização constante: novas obras e edições de referência são adicionadas ao acervo virtual. A atualização do acervo é inconstante, sendo mediada pelo profissional responsável pela gestão do acervo.
Redução dos custos com aquisição, manutenção e atualização do acervo. Os custos para aquisição e atualização de livros físicos costumam ser bem mais altos. 

Quais são os benefícios das bibliotecas digitais?

A pandemia mostrou a grande importância de digitalizar o sistema educacional, afinal milhares de estudantes tiveram aulas online e não puderam acessar presencialmente a instituição para conferir as obras recomendadas pelos professores na biblioteca.

Sendo assim, as bibliotecas digitais oferecem mais dinamismo e praticidade para  estudantes, professores, gestores acadêmicos e bibliotecários das instituições de ensino, uma vez que eles podem acessar as obras de qualquer lugar.

 

Ademais, o acervo virtual é um importante avanço no quesito acessibilidade – todas os usuários da instituição têm acesso e nenhum estudante corre o risco de ficar sem um livro recomendado.

Além dessas vantagens, podemos citar:

  • não precisar carregar peso
  • leituras simultâneas do mesmo livro
  • redução de custos
  • integração com AVA, gerenciadores de acervo e portal da instituição

Inovação na educação superior: por que a IES deve investir em um acervo virtual?

Vimos as vantagens para os estudantes e professores, mas e para as instituições de educação superior? Confira a seguir:

Atração de alunos

Em 2019, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou um levantamento e revelou que 94,7% dos estudantes utilizam o celular para estudar.

Assim, como o celular é um dos meios favoritos para os alunos estudarem, contratar uma biblioteca digital pode ser um grande diferencial na hora de uma pessoa escolher a sua instituição, principalmente por garantir o acesso a toda bibliografia dos cursos via dispositivos móveis.

Redução de custos

Uma biblioteca digital ajuda a instituição a reduzir seus custos de diversas formas.

Entre emprestar e devolver, além de passar nas mãos de estudante em estudante, um livro acaba se deteriorando muito mais rápido, necessitando que a instituição adquira novos títulos e edições – sem falar na quantidade de obras que não é devolvida ou desatualizada.

Depois, o gestor não precisa se preocupar com encomendar em quantidade, pois, como é digital, os estudantes podem ler simultaneamente a mesma obra.

Por fim, há também a redução de custos com impressão, manutenção do sistema, energia e entre outros gastos que envolvem a manutenção de uma biblioteca física.

Sem necessidade de espaço físico

Caso queira, a instituição pode optar apenas pelo modelo digital ou até mesmo reduzir seu espaço físico para dedicar a outros fins, como uma área de lazer para estudantes ou outra sala de aula.

Essa é a grande vantagem da biblioteca digital – você pode disponibilizar milhares de obras sem precisar ter um local enorme para isso.

Aumentar a qualidade do ensino

A intenção da inovação na educação superior é trazer mais acesso à educação dos estudantes, e o modelo de biblioteca online contribui bastante para isso.

Afinal, dessa forma, os estudantes podem pegar algum livro para estudar da sua própria casa, conhecer uma variedade de bibliografias complementares, ler mais obras por conta da praticidade etc. Quanto maior o acesso ao conhecimento o estudante tem, aumenta cada vez mais a qualidade da sua formação.

 

Conheça a Minha Biblioteca: a maior plataforma de livros digitais do país

Se você quer implementar essa inovação na educação superior da sua instituição de ensino, conheça a Minha Biblioteca – a maior e mais completa plataforma digital de livros com mais de 10 mil títulos acadêmicos, técnicos e científicos em português.

Os catálogos da Minha Biblioteca atendem as bibliografias básica e complementar de mais de 400 cursos em todas as áreas do conhecimento: Medicina, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagógica e Artes & Letras.

Além disso, conta com títulos atualizados mensalmente, publicados por 15 grandes editoras acadêmicas do Brasil e 38 selos editoriais. E oferece acesso rápido e fácil a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

Entre em contato conosco e leve cada vez mais inovação para a sua instituição de ensino.

Gostou deste artigo sobre inovação na educação superior? Então, confira outros títulos em nosso blog: