Saiba como a Minha Biblioteca contribuiu para a nota 5 no MEC da UniPROJEÇÃO

Saiba como a Minha Biblioteca contribuiu para a nota 5 no MEC da UniPROJEÇÃO

O Centro Universitário e Faculdade Projeção pertence ao Grupo Projeção, que atua no mercado educacional há quase 45 anos. Com sete unidades físicas espalhadas pelo Distrito Federal, a instituição de educação é uma das parceiras da Minha Biblioteca.

A parceria entre a UniPROJEÇÃO e a Minha Biblioteca começou em 2016. De lá para cá, a instituição de ensino passou a realizar ações para incorporar o livro digital na rotina dos estudantes e professores. O resultado? Notas máximas nas avaliações do MEC e utilização da Minha Biblioteca por aproximadamente 80% dos estudantes.

Confira, neste post, como foi o processo de implantação da biblioteca digital na UniPROJEÇÃO e como está essa parceria atualmente.

Como a Minha Biblioteca chegou à instituição?

O ano era 2015 e o coordenador geral de bibliotecas da instituição e bibliotecário, Luís Eduardo Gauterio Fonseca, estava em busca de uma biblioteca digital após perceber o crescimento da utilização de livros digitais.

Antes dos livros digitais, parte da rotina da biblioteca era: receber diversos livros diariamente, etiquetar, carimbar cada exemplar, catalogar e enviar para as unidades físicas. Esses processos precisavam ser feitos com frequência e tomavam muito tempo de trabalho dos bibliotecários.

Com 33 cursos de graduação e cinco de pós-graduação presencial e EAD, a unidade de ensino precisava de uma biblioteca digital que atendesse às necessidades dos estudantes e professores das mais diversas áreas.

A partir daí iniciou-se uma parceria que, segundo Luís Eduardo, proporciona diversos benefícios a toda a comunidade acadêmica:

“Eu estava pesquisando bibliotecas digitais há muito tempo, sabia que a era digital estava batendo a nossa porta, em 2015, percebi o quanto a Minha Biblioteca estava completa, bem mais do que as outras biblioteca digitais disponíveis no mercado. Ela tinha conseguido juntar grandes selos editoriais, se me lembro, na época, já tinha 23 editoras, selos importantes, como o da Atlas e da Saraiva, não tive dúvida, convenci a mantenedora, em 2016 assinamos a Minha Biblioteca.”

Entenda como a Minha Biblioteca contribui para facilitar os processos da UniPROJEÇÃO

A plataforma Minha Biblioteca oferece vantagens para professores, estudantes, bibliotecários e gestores de ensino. Quer saber como?

Redução de custos

A redução de custos com a compra de livros físicos é um dos principais benefícios da biblioteca digital, sobretudo para um centro universitário com várias unidades físicas. Mas, para que o resultado seja realmente positivo, é preciso que a plataforma ofereça um catálogo completo.

Com a Minha Biblioteca, a UniPROJEÇÃO teve bons resultados ao montar a grade dos cursos relacionados à saúde. Como exemplo, veja quanto foi a economia para o curso de psicologia:

“Alguns cursos na área de saúde, que precisa comprar metade do curso para abrir, eu praticamente montei os primeiros semestres todos com a bibliografia da biblioteca digital. Para montar um curso de saúde, como o de psicologia, que requer visita do MEC, você gasta facilmente de R$ 100 mil a R$ 200 mil. Com a biblioteca digital, consegui reduzir os custos em 70%, 80%.”, indica o Luís Eduardo.

Aprovação no MEC

O Ministério da Educação (MEC) realiza avaliações periódicas para avaliar a qualidade dos processos educacionais dos cursos de graduação no país. Nesse sentido, ter uma biblioteca completa é um dos critérios para receber a nota máxima.

Assim, nas últimas dez avaliações de cursos feitas pelo MEC na UniPROJEÇÃO, oito receberam a nota máxima, segundo Luís Eduardo:

“A biblioteca digital nos ajudou a tirar oito notas máximas parcialmente consecutivas.”

Atualização do acervo

Outra vantagem é a atualização do acervo. Com o surgimento de novas teorias e estudos, é fundamental que os livros e também as versões de obras sejam sempre atualizados para garantir que o aluno tenha sempre acesso às informações mais atuais sobre a área de formação.

Com um acervo físico, é mais complicado para o bibliotecário de uma instituição de ensino superior acompanhar as atualizações, sem contar a compra de novos exemplares impressos. Mas com uma biblioteca digital, esses problemas são facilmente resolvidos.

“Todo estudante que usa o livro digital tem automaticamente a edição mais nova do livro. Assim, ele sempre tem acesso à edição mais nova. Se sair uma atualização de determinado livro, a Minha Biblioteca atualiza. O aluno não precisa se preocupar que a instituição corra atrás da atualização, porque ela é feita automaticamente. Isso é muito bom para os bibliotecários e usuários da biblioteca”, afirma Luís Eduardo.

Recursos de acessibilidade e navegação

Não basta a biblioteca digital ter um catálogo completo: é preciso que ela tenha recursos que facilitem a navegação.Também é fundamental garantir que estudantes com deficiência possam acessar o conteúdo sem dificuldade.

Além de garantir a inclusão dos alunos, essas ações são levadas em conta durante as avaliações do MEC. Nesse sentido, a biblioteca digital da Minha Biblioteca conta com recursos que facilitam a rotina acadêmica, como acesso offline (mediante contratação), busca dinâmica, sumário, anotações, marcador de página, leitura automática de texto, entre outros.

“Em comparação com outras bibliotecas digitais que tive a oportunidade de trabalhar, ela é a mais acessível, é mais interativa. Sem dúvidas, se destaca. A leitura do livro, que a biblioteca realiza a leitura do texto inteiro, é sensacional. Isso ajuda no que o MEC exige, que é a acessibilidade.”, na avaliação do Luís Eduardo.

Pandemia de Covid-19

A educação foi um dos setores mais afetados pela pandemia de Covid-19 devido ao fechamento das unidades de ensino. Com isso, foi necessário reinventar novos processos rapidamente, como as aulas remotas.

Agora, imagine uma instituição de ensino sem o recurso da biblioteca digital? Certamente, os gestores da unidade precisam pensar em estratégias para facilitar o acesso dos alunos aos livros obrigatórios. Em contrapartida, quem contava com uma biblioteca digital praticamente não precisou alterar a rotina.

“A Minha Biblioteca foi a base de tudo durante a pandemia. Passamos a recomendar ainda mais a biblioteca digital. A gente começou a substituir os livros, eles [estudantes] se acostumaram com o livro digital. A pandemia acelerou muitos processos, e hoje tem gente que prefere mais o livro digital ao impresso.”, afirma Luís Eduardo. 

Conheça a Minha Biblioteca

Ao longo deste post, apresentamos algumas das vantagens que uma biblioteca digital oferece para as instituições de ensino superior. Por isso, se você quer que a instituição de ensino que você gerencia tenha esses benefícios, conheça melhor a Minha Biblioteca.

A Minha Biblioteca é uma plataforma digital que oferece e-books para instituições de ensino superior com um vasto acervo de títulos técnicos, acadêmicos e científicos.

Formada por 16 grandes editoras acadêmicas e 42 selos editoriais, estudantes, professores e bibliotecários têm acesso rápido, fácil e simultâneo a milhares de títulos.

O acervo digital da Minha Biblioteca atende à bibliografia de mais de 400 cursos de graduação. Todos os conteúdos são divididos em sete catálogos:

Para conhecer melhor os recursos da biblioteca digital, confira o post Minha Biblioteca: a maior plataforma de conteúdo acadêmico do país” e o conteúdo “Você já conhece os recursos da plataforma Minha Biblioteca?”.

Deseja tirar dúvidas sobre os nossos serviços? Nossos especialistas estão prontos para atendê-lo por meio dos canais de atendimento.

Gostou deste post? Veja também: