Livros de psicologia sobre teorias da personalidade: saiba quais obras todo estudante deve ler

O estudo das teorias das personalidades é muito importante para os estudantes de Psicologia que pretendem compreender de que maneira funcionam as motivações, as emoções e os pensamentos. Ao longo dos anos, as pesquisas sobre os fundamentos da personalidade motivaram diversos teóricos, que elaboraram versões distintas sobre esse campo de conhecimento.

Para ajudar os interessados na área da psicologia da personalidade, nós explicamos, neste artigo, o que são as teorias e quais foram as mudanças pelas quais esses conceitos passaram no decorrer do tempo. Por fim, ainda sugerimos seis livros da teoria da personalidade fundamentais para os alunos que desejam se aprofundar nesse tema. Confira!

Saiba mais sobre as teorias da personalidade

Os estudiosos e os teóricos desenvolveram hipóteses diferentes para explicar a origem dos pensamentos, das motivações e das emoções que servem de base para a personalidade. Também há diferentes conceitos sobre o que é a personalidade que foram elaborados ao longo da história.

Uma delas está no livro Teorias da personalidade, dos autores Jess Feist, Gregory J. Feist e Tomi-Ann Roberts: “um padrão de traços relativamente permanentes e características únicas que dão consistência e individualidade ao comportamento de uma pessoa”.

O livro Teorias da personalidade também divide as teorias em algumas subdivisões: teorias cognitivas e da aprendizagem, teorias psicodinâmicas, teorias humanistas existenciais, teorias biológico-evolucionistas e teorias disposicionais. 

Entre as teorias psicodinâmicas, dois autores, os psiquiatras Sigmund Schlomo Freud e Carl Gustav Jung, desenvolveram fundamentos sobre a personalidade que se consolidaram ao longo do tempo.

Freud foi o primeiro a formular o conceito de teoria da personalidade. Ele sistematizou o aparelho psíquico em três categorias: ID, ego e superego. O ID é relacionado aos instintos e funciona por meio de desejos inconscientes. O ego controla os instintos e é racional. Já o superego fica em conflito com o ID e está relacionado aos valores morais.

Além de acreditar na existência do consciente e do inconsciente, Jung defendia o conceito de inconsciente coletivo, que aborda a experiência obtida pela humanidade. Conforme essa teoria, nascemos com uma herança psicológica que existe além da biológica.

Desse modo, assim como ocorre uma evolução da estrutura do corpo, a mente teria arquétipos que herdamos ao longo dos anos. Esses arquétipos, na maioria das vezes, abrangem temas de culturas longínquas que existiriam em sua mente e podem surgir geralmente em seus sonhos.

Quais as diferenças entre as teorias da personalidade ao longo do tempo?

Os estudos sobre a formação da personalidade foram iniciados há muitos séculos. No século IV a.C., na Grécia Antiga, o médico e filósofo grego Hipócrates, considerado “o pai da medicina”, formulou a teoria dos quatro humores corporais: sangue, fleuma, bile branca e bile negra.

Esses princípios inspiraram o também médico e filósofo grego Cláudio Galeno a desenvolver uma subdivisão em nove temperamentos. Quatro deles são chamados de primários e levam em conta a dominância de uma das qualidades delimitadas por Hipócrates.

Outros quatro tipos de temperamentos são denominados de secundários e se derivam da combinação entre essas qualidades. A última categoria, considerada como temperamento ideal, é o resultado de uma associação estável entre as quatro qualidades.

Os quatro temperamentos primários definidos por Galeno são: sanguíneo (tendo o sangue como humor corporal predominante, caracteriza indivíduos atléticos), colérico (facilmente irritáveis, são indivíduos em que a bile amarela predomina), melancólico (com excesso de bile negra) e fleumático (pessoas mais lentas e cansadas, com excesso de fleuma).

Conheça quatro livros sobre teorias da personalidade

A seguir, selecionamos quatro livros sobre teorias da personalidade para estudantes que buscam aprofundar o aprendizado sobre este tema e, dessa forma, se preparar melhor para a atuar na carreira.

  • Teorias da personalidade, de Jess Feist, Gregory J. Feist e Tomi-Ann Roberts, 8ª edição

A obra aborda as teorias da personalidade como um resultado da bagagem cultural, das experiências familiares, da personalidade e da formação profissional. Com isso, o livro expõe os princípios das teorias da personalidade, as suas contribuições para o conhecimento científico e os dados biográficos de cada teórico.

  • Teorias da personalidade, de Duane Schultz e Sydney Schultz, 10ª edição

O conteúdo é organizado por teoria e ainda discute diversas abordagens psicanalíticas, neopsicanalíticas, dos traços, humanísticas, do curso da vida, cognitivas, comportamentais e de aprendizagem social. O livro Teorias da personalidade ainda explora as maneiras como questões raciais, sexuais e culturais influenciam o estudo e a avaliação da personalidade.

  • Teorias da personalidade, de Calvin S. Hall, Gardner Lindzey e John B. Campbell, 4ª edição

Destinado a definir o campo da personalidade, o livro tem sido atualizado constantemente. Assim, ao longo dos anos, a obra se consagra como uma referência para os estudos da área devido à maneira abrangente que explora as teorias da personalidade.

  • Personalidade: teoria e pesquisa, de Lawrence A. Pervin e Oliver P. John, 8ª edição

De forma introdutória, o título aborda as principais teorias da personalidade, fazendo uma relação com pesquisas recentes e apresentando a aplicação de cada uma das teorias com estudos de caso. O livro vem apoiando diversos universitários a compreender e se aprofundar ainda mais no universo das personalidades humanas.

Agora que você já sabe quais livros são essenciais para o aprofundamento dos conhecimentos sobre as teorias da personalidade, entre em contato conosco para conhecer os catálogos de Saúde e Sociais Aplicadas da Minha Biblioteca e descubra como podemos tornar o aprendizado mais eficiente e prático.

Conheça a Minha Biblioteca

Criada para oferecer acesso rápido e fácil aos principais e-books recomendados nas disciplinas acadêmicas de mais de 400 cursos, a Minha Biblioteca é uma plataforma digital com catálogos segmentados em 7 áreas de conhecimento.

Oferecendo diversas vantagens para as instituições de ensino superior, como redução do espaço para o acervo físico e ampliação do acesso aos livros a todos os usuários por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, a Minha Biblioteca contribui para a inovação e qualidade da educação superior.

Se a sua instituição de ensino ainda não assina a Minha Biblioteca, entre em contato conosco e solicite mais informações.

Se você gostou deste artigo, confira outros títulos em nosso blog: