Confira os livros de medicina e da área da saúde essenciais para uma boa formação

A carreira médica é uma das mais disputadas nas universidades. Quem consegue a tão sonhada vaga precisa se dedicar muito aos estudos para se formar e ser um bom profissional. Por esta razão, os livros de medicina são fundamentais para os estudantes que querem se tornar excelentes médicos.

Complexos e muito bem elaborados, a leitura dos livros de medicina e da área da saúde, em geral, exige disposição e foco por parte dos estudantes. Afinal, são livros que precisam de máxima atenção e dedicação para ser interpretados.

Neste artigo, você vai conferir quais são os livros de medicina fundamentais para as instituições de ensino e quais são os autores que compõem o acervo ideal para os estudantes da área de saúde.

Como os livros para estudantes de medicina podem ajudar na formação?

A formação de profissionais da área da saúde, sobretudo de médicos, deve ser encarada como uma educação continuada. Com as constantes atualizações nessa área, é muito importante que tanto médicos já formados quanto estudantes e residentes tenham acesso às mais novas informações sobre tratamentos, diagnósticos, tecnologias e novas práticas.

Os livros digitais de medicina, por exemplo, garantem acesso fácil e prático a conteúdos atualizados, possibilitando que os profissionais da área de saúde possam realizar pesquisas e análises sempre que necessário.

Portanto, a praticidade de acessar materiais atualizados, de confiança e por plataformas digitais, além de aprimorar a qualidade de ensino das instituições, otimiza o dia a dia dos estudantes e contribui para o avanço das práticas médicas.

O que uma plataforma de livros digitais tem a oferecer para professores, alunos e pesquisadores

Diante desse cenário, a biblioteca digital surge como a ferramenta ideal para ajudar os alunos de medicina e das demais áreas da saúde.

Ferramentas como essa estão sendo cada vez mais utilizadas, principalmente por conta dos benefícios proporcionados a estudantes, docentes, instituições de ensino e pesquisadores

Além da notória praticidade de ter uma série de obras disponíveis de forma simples e prática, por meio de um dispositivo conectado à internet, uma boa plataforma de livros digitais também oferece recursos como: 

  • possibilidade de acesso off-line 
  • criação de anotações 
  • marcação de partes importantes dos textos
  • marcadores de página

A rotina corrida e complexa de um estudante da área da saúde, como também de professores e pesquisadores, seguramente será otimizada com a presença desses recursos.

A seguir, veja quais são os livros de medicina indispensáveis para a formação acadêmica na área de saúde. Acompanhe!

Confira quais são os principais livros de medicina

Na formação dos estudantes na área de saúde, o acesso aos melhores livros de medicina é fundamental. É muito importante que os estudantes pesquisem, estudem e consultem as fontes de informações mais sólidas para que o conhecimento seguro sobre o corpo humano e todo o processo médico garanta uma prática profissional de qualidade.

Por isso, selecionamos 10 livros considerados muito importantes para a formação técnica e geral de médicos e demais pessoas da área de saúde. Confira!

Livros técnicos e especializados

A seguir, estão listados os sete livros considerados de conhecimento técnico e especializado. 

  • Medicina Interna de Harrison – dois volumes: o livro mostra os avanços que aconteceram em todas as áreas da medicina. A obra é organizada em dois volumes voltados ao aprendizado e à prática clínica.
  • Anatomia Orientada para Clínica – 8ª edição: o título traz como proposta iniciar o aluno no universo da área de saúde e explicar, de forma nítida, as correlações entre a anatomia e a prática clínica.
  • Princípios de Anatomia e Fisiologia – 14ª edição: traz uma apresentação precisa e ilustrada de todos os sistemas do ser humano, o que ajuda a entender melhor o funcionamento geral da estrutura corporal.
  • Semiologia Médica – 7ª edição:  ajuda a identificar as doenças com base nos sinais não verbais.

Livros de leitura complementar 

Os próximos três livros de medicina que iremos recomendar, além de informações direcionadas da área, apresentam o universo da medicina a partir de outras narrativas, que não deixam de ser enriquecedoras para estudantes, professores e pesquisadores. 

  • O Século dos Cirurgiões – traz relatos de estudos, análises, pesquisas e práticas realizadas por pioneiros da área. Obra espectacular que surpreende de leigos a especialistas.
  • O Imperador de Todos os Males – o autor pretende traçar a “biografia” do câncer nesta obra. 
  • Mortais. Nós, a Medicina e o que Realmente Importa no Final – o autor aponta os avanços e também as principais limitações da medicina.

Todo estudante que ao longo da sua formação profissional tenha acesso a todos esses livros certamente contará com um grande diferencial enriquecedor em sua prática diária.

e-Book: APRENDA COMO MONTAR UM PLANO DE AULA DO ENSINO SUPERIOR

Grandes autores da medicina

Além de entender e estudar os principais assuntos dos cursos de saúde, é relevante também conhecer os principais nomes da literatura médica. Entre os livros para a faculdade de medicina, veja os cinco grandes autores que não podem ficar de fora da bibliografia básica.

  • Gerard Tortora: professor renomado de biologia e ex-coordenador no Bergen Community College New Jersey, onde atualmente ensina anatomia humana e fisiologia, além de microbiologia.
  • Dennis L. Kasper: tem obras sobre doenças infecciosas, microbiologia e imunologia que são indispensáveis para os alunos da área de saúde.
  • Celmo Celeno Porto: é um médico cardiologista brasileiro. Além disso, atua como professor do curso de medicina da Universidade Federal de Goiás e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.
  • Siddhartha Mukherjee: médico e escritor muito conhecido por seus livros que cumprem o papel de aprimorar o conhecimento científico da medicina. Formou-se como médico em Harvard, estudou imunologia na Universidade de Oxford e biologia na Universidade de Stanford.
  • Atul Gawande: médico cirurgião, jornalista, escritor e professor de Harvard. A sua especialidade é melhorar a eficiência, aumentar a segurança e reduzir os erros dos procedimentos cirúrgicos.

Leia também: Livros digitais de medicina: quais os principais e-books de cardiologia?

Conheça o Minha Biblioteca

Plataforma on-line que conta com mais de 10 mil títulos acadêmicos, a Minha Biblioteca oferece na íntegra os principais livros de medicina. Recomendadas pelos professores, as obras ficam à disposição para consulta em qualquer dispositivo móvel com acesso à internet.

Além da mobilidade e praticidade, a Minha Biblioteca proporciona diversos outros benefícios e facilidades para o estudo, como:

  • Realce de cor
  • Anotações
  • Pesquisas por palavra-chave e outros tipos
  • Marca-página

Com inúmeras vantagens, a biblioteca digital auxilia os estudantes e é indispensável nos dias atuais. Pesquise se a sua instituição de ensino tem a Minha Biblioteca. Caso contrário, a IES pode entrar em contato e solicitar a proposta.

Se quiser acessar os livros de medicina, a Minha Biblioteca também tem uma loja virtual na qual livros ou até mesmo capítulos específicos são vendidos separadamente.

Se você gostou deste artigo, confira outros títulos em nosso blog