livros digitais

Livros digitais: desenvolvendo seus conhecimentos em exatas

A área de exatas enfrenta carência de profissionais especializados e com os conhecimentos adequados para exercer sua função. Como forma de evitar esse gap de competências e garantir as habilidades necessárias, os livros digitais são uma ótima opção para os estudantes universitários dos cursos do setor.

Segundo pesquisa da Randstad, as empresas enfrentam um déficit de profissionais nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. De acordo com os dados, 90% dos empregadores percebem a insuficiência de profissionais com o perfil para atuar nesse segmento.

Assim, estas carreiras são oportunidades para os jovens e alunos do ensino superior que querem ingressar na área de exatas. No entanto, os cursos também demandam dedicação e estudos aprofundados para o desenvolvimento e a qualificação profissional.

Neste sentido, as tecnologias educacionais e os livros digitais ajudam a otimizar o aprendizado. Por isso, neste artigo, vamos mostrar as principais habilidades a serem aprimoradas e como essas soluções tecnológicas podem apoiar os estudos.

5 competências necessárias para a área de Exatas

Ainda conforme o levantamento da Randstad, 81% dos brasileiros revelaram que, se pudessem retornar aos 18 anos, escolheriam focar os estudos em ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Muitos pensam em seguir essas carreiras por causa de bons salários e do mercado de trabalho promissor.

Mas, para ingressar em uma profissão no campo de exatas, os alunos precisam ter aptidão e interesse, além de algumas competências básicas como cálculos. Afinal, será necessário lidar com números durante cinco a seis anos da formação acadêmica e ao longo de toda a carreira profissional.

Porém, nem só de números vivem os cursos de exatas. É fundamental também desenvolver outras competências. Vamos citar as principais a seguir:

1. Capacidade de observação

Por lidar com diversas informações, como cálculos detalhados, desenvolvimento de projetos, interdisciplinaridade e trabalho em equipe, os estudantes da área de exatas precisam apurar o senso de observação. Com isso, é possível identificar possíveis erros, processos incompletos e melhorias a serem adotadas seja na realização de uma obra, criação de um software ou projetos.

Leia também: Aprendizagem no ensino superior: conheça os principais cursos de tecnólogos na área de Exatas

2. Concatenar lógica e criatividade

Apesar de cálculo ser quase um sinônimo de exatas, o raciocínio lógico associado à  criatividade é fundamental para superar problemas, situações críticas e propor novas ideias. Ou seja, o perfil profissional neste campo deve aliar esses dois aspectos.

3. Aptidão para tecnologia

Seja em engenharia, economia, matemática, química, ciência da computação ou áreas correlatas, não é mais possível dissociar as profissões do uso da tecnologia. As ferramentas e sistemas ajudam a modernizar e digitalizar processos e possibilitam vantagens na produtividade e eficiência. Então, os estudantes devem desenvolver também esta competência tecnológica.

4. Práticas sustentáveis

Já deixou de ser tendência falar sobre sustentabilidade. Portanto, os alunos de exatas, principalmente de agronomia, engenharia civil, biotecnologia, química e outros, devem sempre levar em conta soluções sustentáveis. Assim, os estudos devem focar em uso de materiais em prol do meio ambiente, considerando alterações em ecossistemas, redução da poluição e do efeito estufa.

5. Visão e capacidade de inovação

Em todas as áreas, é preciso ir além de experiência e qualificações técnicas. Por isso, a postura proativa é uma qualidade cada vez mais necessária, assim como o pensamento estratégico, a visão e a capacidade de inovação. Estas são habilidades que devem ser desenvolvidas pelos universitários de exatas.

Como desenvolver as habilidades necessárias para a área de exatas

Para garantir os conhecimentos e competências necessárias para atuação profissional, é preciso estimular o aprendizado e o interesse dos alunos da área durante dos cursos acadêmicos.

Neste contexto, as tecnologias podem ajudar no engajamento e na formação universitária, como inteligência artificial, realidade aumentada, gamificação e os livros digitais. Veja como essas ferramentas auxiliam:

Saiba mais: Ensino superior no Brasil: conheça as principais áreas de finanças que estão em alta

Inteligência artificial

A tecnologia permite personalizar o processo de aprendizagem no ensino superior, propiciando que cada aluno tenha conteúdos e conhecimentos direcionados às suas necessidades. Além disso, a inteligência artificial identifica dificuldades e deficiências de aprendizagem e pode reforçar determinados tópicos ou disciplinas.

Realidade aumentada

Essa tecnologia proporciona experiências mais interativas e imersivas, integrando elementos do mundo real com informações virtuais, por meio de câmeras ou sensores. Assim, tal solução pode muito bem ser aplicada para mostrar como funcionam na prática os conceitos técnicos e teóricos de exatas.

Gamificação

Forma de estimular a evolução e o desenvolvimento de conhecimentos, a gamificação usa elementos de jogos, como missões e conquistas, para que os estudantes construam seu aprendizado.