Biblioteca digital brasileira: vantagens da Minha Biblioteca para IES

Optar por uma biblioteca digital brasileira pode facilitar o acesso a materiais em português como livros, trabalhos acadêmicos, catálogos digitais etc. e, assim, simplificar a demanda de profissionais, estudantes, pesquisadores, empresas e instituições de ensino superior (IES).

A seguir, explicaremos os benefícios de contar com esse tipo de plataforma, tanto para os polos educacionais quanto para alunos e professores. Também abordaremos os diferenciais da Minha Biblioteca para a sua instituição.

Como uma biblioteca digital pode auxiliar as IES? 

O Ministério da Educação (MEC) permite que as instituições de ensino superior tenham um acervo 100% digital. Com isso, cabe aos polos de educação decidir se optarão pela biblioteca na modalidade física ou virtual.

No entanto, as bibliotecas digitais podem oferecer diversas vantagens para as unidades de ensino e pesquisa, como redução de custos e de espaço físico. Também é possível oferecer aos usuários da plataforma o acesso ilimitado e simultâneo a partir de qualquer dispositivo. Tudo isso com garantia de qualidade dos títulos disponíveis e um acervo atualizado.

Conheça a Minha Biblioteca: a maior plataforma digital de livros do país

A Minha Biblioteca é uma biblioteca digital brasileira, presente há 10 anos no mercado com uma solução de ebooks que apresenta um vasto catálogo de títulos técnicos, acadêmicos e científicos em português.

Mais de 800 instituições brasileiras já são parceiras da plataforma Minha Biblioteca. Veja mais detalhes sobre nossos benefícios:

Biblioteca digital para as IES

Oferecemos a melhor solução nacional de biblioteca digital para as IES do país. Para isso, contamos com um acervo de milhares de obras técnicas, acadêmicas e científicas em português.

O catálogo multidisciplinar está segmentado em 7 áreas do conhecimento: Medicina, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagógica e Letras  & Artes. Dessa maneira, a plataforma consegue atender a bibliografia de mais de 400 cursos de graduação.

Biblioteca digital para empresas

As empresas públicas e privadas também podem contratar a plataforma Minha Biblioteca, a biblioteca digital brasileira que foi idealizada para otimizar a rotina de atualização profissional dos seus funcionários. É possível oferecer títulos de diversas áreas do conhecimento aos colaboradores, a exemplo de Medicina, Direito, Ciência, Educação, entre outras.

Mais de 15 editoras acadêmicas e 38 selos editoriais

A Minha Biblioteca também dispõe de uma ampla variedade de títulos, por meio de parceria com mais de 15 editoras acadêmicas e de 38 selos editoriais. Os nossos clientes podem consultar títulos do Grupo A, GEN (Grupo Editorial Nacional)/Atlas, Manole, Saraiva Educação, Almedina, Blucher, Cengage Learning e Cortez Editora.

Para garantir a qualidade do acervo, também dispomos de ebooks da Artmed, Bookman, Artes Médicas, Penso, Editora Forense, Forense Universitária, Guanabara Koogan, LTC, Editora Método, Roca, Santos Editora, Érica, Empreende, Grupo Autêntica, Trevisan Editora, Alta Books Editora, Benvirá, Editora Unijuí, Saraiva Jur, entre outras.

Biblioteca digital brasileira: quais são os benefícios da Minha Biblioteca para a IES?

Conheça as principais vantagens oferecidas pela Minha Biblioteca às IES do país.

Acervo completo

Oferecemos um conteúdo completo e atualizado a fim de atender as necessidades bibliográficas de todos os usuários da comunidade acadêmica. A diversidade e qualidade do catálogo da Minha Biblioteca foi destacada pela bibliotecária do Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior, Edynea Scurachio.

“A Minha Biblioteca abrange áreas do conhecimento que outras não abrangem. Com conteúdo de qualidade, contribui para ampliar as fontes de informação e é fácil de acessar”.

Mobilidade

A plataforma digital também facilita a rotina dos estudantes, porque está disponível para acesso remoto em qualquer qualquer dispositivo, a exemplo de notebooks, tablets e smartphones. Com isso, a sua IES pode estar mais conectada com a transformação tecnológica e oferecer uma fonte valiosa de conteúdos confiáveis para apoiar o aprendizado dos estudantes e planos de aula dos professores.

Pesquisa fácil

A Minha Biblioteca ainda permite a busca dinâmica pelo material que o usuário precisa. Dessa forma, os e-books podem ser localizados pela ferramenta de pesquisa através do nome do autor, palavras-chave, título da obra ou ISBN.

Melhor experiência de leitura online

Na hora da leitura, fazer anotações é um jeito de fixar o conteúdo e personalizar a experiência de aprendizado. Por isso, a plataforma oferece recursos como os realces e as anotações nos textos com a opção de compartilhamento, além de marcadores de páginas.

Sustentabilidade

A preocupação com o desenvolvimento sustentável abrange empresas de diversas áreas, inclusive as instituições do setor de educação. A biblioteca digital brasileira oferece a possibilidade de minimizar o uso de recursos ambientais, como o papel, além de diminuir os custos com a manutenção do espaço físico.

Quais as vantagens da Minha Biblioteca para os professores?

A Minha Biblioteca também é vantajosa para os docentes das instituições de ensino. Confira abaixo!

Auxílio para elaborar o plano de aula

Contar com um acervo digital pode ajudar os docentes no momento de criação do plano de aula, porque as ferramentas de busca rápida permitem um maior ganho de tempo. Assim, os recursos da Minha Biblioteca contribuem para facilitar o desenvolvimento das atividades acadêmicas.

Atualização constante

A disponibilidade virtual dos títulos favorece a atualização frequente do acervo. Por isso, quando uma nova edição fica disponível, o professor já pode contar com um material atualizado para complementar o aprendizado.

Editoras renomadas 

A parceria com mais de 15 editoras e selos editoriais permite que os catálogos da Minha Biblioteca tenham um alto nível de qualidade. Desse modo, os docentes podem aumentar a lista de recomendações aos alunos com livros importantes para a sua área de conhecimento e formação.

Conheça a Minha Biblioteca

Criada para oferecer acesso rápido e fácil aos principais ebooks recomendados nas disciplinas acadêmicas, a Minha Biblioteca é uma plataforma digital com catálogos segmentados em 7 áreas do conhecimento.

Oferecendo diversas vantagens para as instituições de ensino superior, como redução do espaço para o acervo físico e ampliação do acesso aos livros a todos os usuários por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, a Minha Biblioteca contribui para a inovação e qualidade da educação superior.

Entre em contato conosco

Quer saber mais sobre os benefícios da Minha Biblioteca para sua IES? Entre em contato conosco e solicite uma proposta.

Se você gostou deste artigo, confira outros títulos em nosso blog: