formação em saúde

Formação em saúde: como se preparar para a residência médica

A formação em saúde no Brasil, principalmente para a carreira médica, exige que o candidato estude ao menos seis anos. Geralmente, o curso de Medicina é dividido em três períodos: dois primeiros anos de básico, dois anos de clínicos e dois anos de internatos.

Após esta etapa, o aluno pode ser considerado médico formado como clínico geral e já consegue obter seu registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Na maioria dos casos, os médicos optam por seguir estudando em uma espécie de ‘pós-graduação’, como é conhecida a residência médica. Após a conclusão deste período, o médico é considerado especialista em uma determinada área.

Ou seja, a formação em saúde, para os médicos, é composta por seis anos de estudo em tempo integral e mais dois anos, em geral, de especialização.

Como se preparar para a residência médica?

Uma das principais dúvidas de quem vai encarar a busca por uma vaga na residência médica é saber como conquistar o seu espaço.

A disputa pela residência médica é muito acirrada na formação em saúde, pois, ao contrário de outras carreiras, o iniciante já começa os estudos com uma bolsa de estudos.

Por isso, a educação médica continuada é fundamental para os estudantes. Então, desde o início da graduação, contar com o apoio de uma plataforma online com livros de saúde é primordial.

Formação em saúde: a importância da biblioteca digital de saúde

Os desafios da educação médica no Brasil são os mais diversos. A busca pela capacitação para o mercado profissional faz com que os estudantes de Medicina precisem se dedicar ao máximo aos estudos.

Ao ingressar na carreira médica, o aluno sabe das dificuldades que encontrará e das adversidades que precisará enfrentar.

O acervo digital de livros otimiza a formação e a prática em saúde, pois facilita a vida do estudante ao agregar, em um único dispositivo, todos os livros que precisam ser consultados.

Livros de referência à disposição

A biblioteca digital de saúde é indispensável para aqueles que querem avançar a formação na área. Para se preparar para a prova de aptidão da residência médica, é necessário ter fácil acesso a livros de referência, em texto completo e de autores renomados.

O Clube de Assinatura da Minha Biblioteca oferece assinatura pessoal do catálogo de medicina e saúde, com facilidade de acesso a obras como:

Manual da Residência de Medicina Intensiva

O livro tem um texto claro e objetivo, ideal para consulta rápida. Contém informações básicas sobre doses, diluições, indicações, efeitos colaterais, critérios diagnósticos e tratamento das situações mais frequentes do dia a dia do intensivista.

Manual da residência de cuidados paliativos

Esta obra agrega os temas fundamentais sobre os processos de tomada de decisões envolvendo pacientes em cuidados paliativos. Com capítulos divididos de acordo com diversas especialidades (como enfermagem, psicologia, serviço social e fisioterapia), aborda o conteúdo de maneira ampla e multidisciplinar.

Manual da residência de nutrologia, obesidade e cirurgia da obesidade

Este é um manual de nutrição parenteral, enteral, suplementos e formulações orais para distintas faixas etárias e situações. Além de trazer todo o conteúdo que o profissional da nutrologia necessita à beira do leito, é o primeiro manual a se expandir para áreas afins como: obesidade e diabetes, síndrome do intestino curto e cirurgia bariátrica.

Leia também: 6 boas práticas de como estudar a distância com ebooks da área de Saúde

Manual da residência de oftalmologia

Todos os capítulos foram escritos por professores especializados no assunto com preocupação quanto à didática. Os textos estão resumidos ao máximo, mas sem deixar de citar o que é essencial para o conhecimento do oftalmologista. Atualmente a oftalmologia está muito compartimentalizada mas, com este manual, o residente aprende pontos básicos de todas as especialidades.

Manual da residência de medicina laboratorial

O Manual da residência de medicina laboratorial aborda, desde técnicas laboratoriais, até a interpretação clínica dos exames, suas potencialidades e limitações. Além das áreas clássicas do Laboratório Clínico, apresenta recursos laboratoriais como a detecção de novos marcadores imunológicos das doenças autoimunes, a espectrometria de massas e a biologia molecular.

Veja mais: Saiba os principais pontos do livro Atlas de Anatomia Humana

Conheça o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca

Criado para oferecer conteúdo de qualidade para estudantes, professores, profissionais e pesquisadores, o catálogo medicina e saúde do Clube de Assinatura da Minha Biblioteca possui mais de 3 mil títulos acadêmicos.

São obras que podem ser consultadas a qualquer hora e local. Basta ter um dispositivo móvel com acesso à internet.

O Clube de Assinatura da Minha Biblioteca oferece planos mensais e anuais que cabem no bolso dos estudantes e são opções para acessar um material rico em informações e dados relevantes.

Para saber mais sobre o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca, acesse o site.

Conheça o Clube Minha Biblioteca e faça a assinatura pessoal do seu catálogo de interesse, entre as opções: Medicina e Saúde, Exatas, Jurídico, Pedagógico, Sociais Aplicadas e Letras & Artes.

Leave a comment

4 × cinco =