atlas de anatomia humana

Saiba os principais pontos do livro Atlas de Anatomia Humana

Entender como funciona o corpo humano é uma das premissas básicas de todos os cursos da área da saúde. Os estudantes e interessados neste campo do conhecimento precisam contar com um atlas de anatomia humana para compreender melhor o funcionamento do corpo.

A anatomia é a parte da ciência que estuda de forma macroscópica e microscópica a constituição e o desenvolvimento dos seres vivos. Cabe a ela analisar a composição e a estruturação e como os sistemas se relacionam entre si.

No caso da anatomia humana especificamente, ela estuda as estruturas biológicas dos seres humanos, seus sistemas, suas integrações e como cada parte está diretamente relacionada com as demais.

Também são estudadas questões relacionadas com alterações genéticas provocadas pelo ambiente ou pelo tempo. A disciplina ainda serve para auxiliar na análise evolutiva da espécie.

Leitura recomendada: Entenda os principais aspectos do livro Fundamentos de Fisiologia Médica

A importância do atlas de anatomia humana

O estudo da anatomia humana é imprescindível às áreas de saúde, pois é por meio da análise sistêmica que se torna possível compreender como o corpo funciona. Além disso, é possível saber como determinadas doenças e enfermidades atuam e como certas substâncias melhoram ou pioram a saúde.

A anatomia humana, assim como os demais temas relacionados à área da saúde, exige um estudo contínuo por parte dos estudantes e interessados nestas carreiras.

Para facilitar as análises, o atlas de anatomia humana mostra o corpo dividido em planos anatômicos. Eles funcionam como uma espécie de corte do organismo. Veja:

Saiba mais: Como superar os principais desafios da educação médica no Brasil

Plano frontal ou coronal 

Corta o corpo no eixo vertical, de um lado a outro. O ponto de referência é a sutura coronal do crânio. As estruturas à frente são chamadas de anteriores e as de trás, posteriores.

Plano sagital 

Corta o corpo verticalmente em direita e esquerda, passando pela sutura sagital do crânio (testa). As estruturas localizadas próximas à secção são identificadas como mediais e as mais afastadas são denominadas laterais.

Plano transverso

Corta o corpo horizontalmente, na altura do quadril. Todas as estruturas acima do plano são chamadas de superiores e, abaixo, inferiores.

O estudo da anatomia humana, geralmente, é feito por manipulação de cadáveres. Mas, há obras, como “Netter – Atlas de Anatomia Humana”, que são referências na área e escritas por renomados autores.

Conheça o livro “Netter – Atlas de Anatomia Humana”

Netter é o atlas de anatomia humana que oferece descrições únicas e detalhadas do corpo humano, todas realizadas a partir de uma perspectiva clínica.

Com esta ênfase nas relações anatômicas e em imagens clinicamente relevantes, o atlas de anatomia humana do Dr. Netter fornece um vocabulário visual coerente e duradouro para compreensão da anatomia e de como ela se aplica à medicina atual.

Dentre as novidades da obra, estão as novas ilustrações e imagens radiográficas modernas que proporcionam uma visão do atual significado clínico e das perspectivas que desvendam relações anatômicas complexas.

Há também tabelas de músculos em apêndices de acesso fácil no final de cada seção, testes com perguntas e respostas objetivas e anatomia seccional transversa ilustrativa.

Veja também: 5 livros de medicina essenciais para estudantes de pediatria

Quem foi Frank H. Netter?

Autor de “Netter – Atlas de Anatomia Humana”, Frank H. Netter foi um médico e notável ilustrador de atlas médicos. Fazia parte da Academia de Medicina de Nova York.

Com aptidão artística, Netter usou seus conhecimentos em medicina para desenhar os diversos órgãos do corpo humano.

Seu Atlas de Anatomia Humana e as demais obras sobre o tema constituíram um marco para o ensino sobre o corpo humano.

Conheça o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca

Além de “Netter – Atlas de Anatomia Humana”, outras obras sobre o tema como “Corpo Humano: Fundamentos de Anatomia e Fisiologia” e “Anatomia Orientada para Clínica” estão disponíveis no Clube de Assinatura da Minha Biblioteca.

Criado para incentivar a educação continuada de alunos, pesquisadores, profissionais e professores, o Clube Minha Biblioteca oferece assinatura pessoal do catálogo de saúde com mais de 3 mil títulos técnicos, acadêmicos e científicos.

Aproveite ao máximo a melhor plataforma online de livros digitais com recursos que facilitam o acesso, a leitura e o aprendizado através de qualquer dispositivo conectado à Internet. 

Acesse o site Clube Minha Biblioteca para saber mais sobre nossos planos e aproveitar o desconto de 25% na assinatura anual.

Chegou a hora de testar a Minha Biblioteca na prática. Solicite seu trial!

Leave a comment

1 + três =