educação médica no brasil

Como superar os principais desafios da educação médica no Brasil

A educação médica no Brasil, atualmente, conta com 336 cursos e mais de 34 mil vagas, segundo dados divulgados pelo e-MEC, de junho de 2019. 

A formação desses profissionais tem passado por inúmeras transformações ao longo dos últimos anos e as instituições de ensino têm readequado suas grades curriculares para incluir as metodologias de ensino mais recentes e atender às diretrizes do Ministério da Educação.

Diante deste cenário, elencamos os principais desafios da educação médica no Brasil e como superá-los. Confira!

Entenda como superar os principais desafios da educação médica no Brasil

Preparar os estudantes para uma abordagem em equipe e centrada no paciente

A medicina vem se tornando cada vez mais uma profissão coletiva e, para isso, os médicos precisam ser bem treinados para trabalhar em equipe, bem como para atuarem como líderes, destinados a fornecer alta qualidade de cuidado e segurança no atendimento aos pacientes.

Criar e desenvolver professores com formação adequada

Para que os médicos sejam bem treinados para liderar e trabalhar em equipe, é preciso criar e desenvolver professores com formação adequada nas competências necessárias para o ensino superior de alta qualidade.

Como já é sabido, a cobrança e pressão da educação médica no Brasil é enorme, tanto na área clínica como na pesquisa. 

Por isso, torna-se ainda mais essencial identificar profissionais que tenham capacidade para serem educadores, treiná-los e dar todo o suporte necessário para que possam formar a próxima geração de médicos do Brasil.

Cultura educacional em que os residentes e os médicos examinem seus desempenhos e meçam os resultados na saúde dos pacientes

Um outro desafio da educação médica no Brasil é desenvolver uma cultura educacional de que profissionais da área médica meçam os resultados através de indicadores de saúde dos pacientes e do próprio desempenho no cuidado assistencial.

Assim, é possível fazer a análise dos resultados e trabalhar para melhorar continuamente a qualidade e segurança dos serviços prestados.

Nesse sentido, um passo importante foi a designação do aprendizado baseado na prática e aperfeiçoamento como uma das seis competências gerais para os residentes médicos.

Estabelecer abordagem científica, baseada em evidências, para a melhor assistência ao paciente

Não menos importante, é desenvolver cuidados médicos baseados em evidências, que devem ser integrados a uma base sólida de princípios científicos e fisiopatológicos da medicina clínica.

Ter acesso a livros digitais para otimizar a pesquisa e a leitura

Além desses itens, atualmente, com a velocidade que surgem novas descobertas  é fundamental que a busca pelas principais obras da área médica seja fácil e a leitura também seja rápida e dinâmica.

Para isso, é essencial que alunos e profissionais tenham acesso a livros de saúde digitais através de uma biblioteca online.

Essas plataformas digitais permitem o rápido acesso aos títulos desejados, bem como oferecem ferramentas que facilitam a navegação e leitura em qualquer dispositivo conectado à internet.

Conheça o Clube Minha Biblioteca

Para ajudar estudantes e profissionais a enfrentar e superar os principais desafios da educação médica no Brasil, o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca conta com um catálogo de medicina e saúde com mais de 3.000 títulos, dos principais autores e editoras do país.

Criado para incentivar a educação continuada de alunos, pesquisadores, profissionais e professores, o Clube Minha Biblioteca oferece assinatura pessoal de catálogos segmentados com os principais ebooks técnicos, acadêmicos e científicos.

Aproveite ao máximo a melhor plataforma online de livros digitais. Confira os nossos planos e aproveite o desconto de 25% na assinatura anual.

Leave a comment

dezoito − seis =