Tudo o que você precisa saber sobre as Diretrizes Curriculares do curso de Pedagogia

Tudo o que você precisa saber sobre as Diretrizes Curriculares do curso de Pedagogia

Com as Diretrizes Curriculares do curso de Pedagogia é possível que as instituições de educação de ensino superior (IES) no Brasil cumpram as orientações do Governo Federal para a elaboração do currículo acadêmico.

Assim, o mesmo curso superior é lecionado com os mesmos princípios em todas as instituições de ensino. Por isso, conhecer essas diretrizes é de extrema importância para quem deseja implementar o Curso de Pedagogia em sua IES.

Neste artigo, vamos explicar o que são e como cumprir as Diretrizes Curriculares do curso de Pedagogia.

Quais são as consequências em manter um curso de Pedagogia irregular?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/1996), em seu art. 48, exige que as IES sigam as diretrizes curriculares para que os estudantes possam receber seu diploma e exercer as suas funções.

Ou seja, se a instituição não seguir as Diretrizes Curriculares do curso de Pedagogia, ela não tem permissão para oferecer o curso superior. Inclusive, o estudante que ingressar em uma faculdade sem essa regularidade não vai conseguir o seu diploma.

Conheça as principais Diretrizes Curriculares do curso de Pedagogia

De acordo com o Conselho Nacional de Educação, as Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia aplicam-se à formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Dentro dessa perspectiva, as Diretrizes Curriculares do curso de Pedagogia contribuem significativamente para a construção e organização da prática pedagógica do educador, visto que estas socializam informações, discussões e pesquisas.

Além disso, se relacionam com os PCNs e RCNEIS, todos escritos como referenciais e orientações pedagógicas para os profissionais docentes da educação infantil, sendo que os professores podem utilizá-los para consultas, anotações, elaboração de projetos e discussões entre seus colegas.

Quais são os objetivos do curso de Pedagogia?

O curso de Pedagogia tem como objetivo formar professores para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

As atividades docentes também incluem:

  • planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação e de projetos e experiências educativas não escolares
  • produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não escolares

Ensino superior: qual é o perfil do aluno de Pedagogia?

O perfil do graduado em Pedagogia deve contemplar consistente formação teórica, diversidade de conhecimentos e de práticas que se articulam ao longo do curso.

Dessa forma, entre as principais aptidões do aluno podemos citar:

  • Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária
  • Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões física, psicológica, intelectual, social etc.
  • Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daquelas que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria
  • Trabalhar, em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo

Organização do curso de Pedagogia: o que deve ter?

De acordo com as Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia, o curso de Pedagogia oferece formação para o exercício integrado e indissociável da docência, da gestão dos processos educativos escolares e não escolares, da produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.

Sendo a docência a base da formação oferecida, os seus egressos recebem o grau de licenciados em Pedagogia, com o qual fazem jus a atuar como docentes nos níveis de educação já citados anteriormente.

Carga horária mínima para o curso de Pedagogia

A sua carga horária será de, no mínimo, 3.200 horas de efetivo trabalho acadêmico, com a seguinte distribuição:

  • 2.800 horas dedicadas às atividades formativas, como assistência a aulas, realização de seminários, participação na realização de pesquisas, consultas a bibliotecas e centros de documentação, visitas a instituições educacionais e culturais, atividades práticas de diferente natureza, participação em grupos cooperativos de estudos
  • 300 horas dedicadas ao Estágio Supervisionado prioritariamente em Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contemplando também outras áreas específicas, se for o caso, conforme o projeto pedagógico da instituição
  • 100 horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos alunos, por meio da iniciação científica, da extensão e da monitoria.

Como implementar essas diretrizes na IES?

As instituições de educação superior que mantêm cursos autorizados como Normal Superior e que pretendem a transformação em curso de Pedagogia e as instituições que já oferecem cursos de Pedagogia devem elaborar novo projeto pedagógico, obedecendo as Diretrizes Curriculares.

Esse projeto pedagógico deve ser protocolado junto ao órgão competente do respectivo sistema de ensino, no prazo máximo de 1 (um) ano, a contar da data da publicação das Diretrizes Curriculares.

O novo projeto pedagógico alcançará todos os alunos que iniciarem seu curso a partir do processo seletivo seguinte ao período letivo em que for implantado.

As instituições podem optar por introduzir alterações decorrentes do novo projeto pedagógico para as turmas em andamento, respeitando-se o interesse e direitos dos alunos matriculados.

Podem, também, optar por manter inalterado seu projeto pedagógico para as turmas em andamento, mantendo-se todas as características correspondentes ao estabelecido.

Biblioteca digital e o curso de Pedagogia: como essa função pode auxiliar no reconhecimento?

A biblioteca digital é uma ferramenta importantíssima para o curso de Pedagogia, pois ela disponibiliza uma quantidade enorme de informação.

Existem várias bibliotecas digitais de acesso livre e bibliotecas digitais que são pagas; nesse caso, geralmente o centro de educação ou a universidade adquire o direito de acesso.

Principais benefícios da biblioteca digital

As plataformas digitais permitem que as IES expandam o acesso ao conhecimento sem a necessidade de aumentar o custo. Além disso, oferecem os seguintes benefícios:

  • Redução de despesas: as instituições não precisam mais investir no armazenamento de livros em uma biblioteca física, pois esse material estará na Nuvem
  • Experiência personalizada: com a biblioteca digital, o leitor tem liberdade e autonomia para interagir com o material, conseguindo destacar trechos importantes, sem ter medo de rasurar o livro físico
  • Acessibilidade: o esforço de se deslocar até uma biblioteca física não existe mais. É possível que toda a comunidade acadêmica se conecte aos materiais de que precisa
  • Acesso simultâneo: é possível que os estudantes acessem de forma simultânea os materiais, ou seja, as filas de espera para empréstimo de livros impressos na biblioteca física da IES não são mais necessárias
  • Busca por informações de forma dinâmica: os materiais são rapidamente encontrados por meio de palavras-chave, ISBN, título e autor

Conheça a Minha Biblioteca

Quer contar com uma empresa séria, experiente e que vem modernizando centenas de IES no Brasil?

Conheça a Minha Biblioteca, a plataforma de biblioteca virtual implementada em mais de 800 instituições de ensino brasileiras, contribuindo com as notas 4 e 5 de mais de 50% das IES avaliadas pelo INEP, uma vez que, das 494 IES avaliadas, 240 são parceiras da Minha Biblioteca.

A Minha Biblioteca conta com tecnologia de ponta, que facilita o acesso a milhares de títulos publicados por 15 grandes editoras acadêmicas do país e 38 selos editoriais.

O acervo é amplo e oferece títulos técnicos, científicos e acadêmicos em português que abrangem diversas áreas do saber em sete catálogos: Medicina, Exatas, Saúde, Sociais Aplicadas, Jurídico, Pedagogia e Letras & Artes.

Todo esse conteúdo contempla a bibliografia obrigatória e complementar de mais de 400 cursos de graduação e pós-graduação.

Já são mais de 4 milhões de usuários acessando mais de 10 mil títulos disponíveis no catálogo da Minha Biblioteca, seguindo todas as normas do MEC e fazendo uso de recursos de visualização, marcação de página e leitura offline que elevam a qualidade da educação superior.

Para mais informações, entre em contato conosco e leve a Minha Biblioteca para sua IES.

Gostou deste artigo? Então, confira outros títulos em nosso blog:

Tudo o que você precisa saber sobre as Diretrizes Curriculares do curso de Pedagogia