Saiba como a biblioteca digital ajuda a reduzir custos da biblioteca física

Saiba como a biblioteca digital ajuda a reduzir os custos da biblioteca física

As vantagens da biblioteca digital no dia a dia são inúmeras, pois ela oferece um acesso simples, prático e rápido a publicações nas mais variadas áreas de especialização e auxilia em pesquisas acadêmicas tanto presenciais quanto a distância a qualquer momento do dia.

É inevitável que sejam observados também os benefícios financeiros de uma biblioteca física que investe em uma biblioteca digital com acervo diversificado, já que os custos de aquisição são bem reduzidos.

Por que uma biblioteca digital ajuda a reduzir os custos?

Ao contrário das bibliotecas tradicionais, que quanto mais publicações possuem maiores devem ser os seus espaços físicos, uma biblioteca que possibilita o acesso às obras também pelo mundo digital não necessita de um ambiente tão grande.

Além de excluir a necessidade de um espaço físico, que aumenta os custos de manutenção, eletricidade, contas variadas e funcionários qualificados para atender ao público, uma biblioteca digital conta com um valor por obra literária muito menor, pois o seu acervo é todo digitalizado e, consequentemente, mais barato.

Outra vantagem é que a biblioteca digital desempenha um papel fundamental na preservação dos documentos e não permite prejuízos às publicações, sejam elas na forma textual, sonora ou em imagens. Dessa forma, a versão digital não somente garante a integridade das obras impedindo o desgaste natural decorrente do uso intensivo de documentos impressos, como também evita a necessidade da biblioteca física de adquirir novos conteúdos.

Saiba como a biblioteca digital ajuda a reduzir custos da biblioteca física

De que forma a sustentabilidade pode influenciar nos custos de uma biblioteca?

Um ponto muito importante que também não pode ser deixado de lado são os benefícios que a biblioteca digital traz para o mundo da sustentabilidade, afinal os livros são feitos de papel e o papel é feito de madeira.

Sendo assim, o custo ambiental de uma biblioteca física com diversas edições de uma obra é muito maior do que de infinitos livros digitais disponíveis na web ou em uma plataforma privada. Por esse motivo, fica muito mais caro manter apenas uma biblioteca tradicional e deixar o mundo virtual de lado.

Além disso, as leituras online podem ser um complemento perfeito da sua biblioteca física, pois elas permitem que os usuários comentem nas páginas, salvem frases ou parágrafos, façam anotações, marcações e também buscas específicas enquanto utilizam o livro físico somente como guia de leitura e estudos em casa.

Outro benefício é que esses livros digitais, quando hospedados em uma plataforma, podem ser lidos à noite e em ambientes com pouca luminosidade, o que pode favorecer ainda mais as contas da biblioteca tradicional. Portanto, os exemplares digitais não apenas ajudam a melhorar a qualidade de ensino, beneficiando alunos e professores em universidades, como também contribuem com uma boa economia de dinheiro para as bibliotecas físicas.

Somos uma plataforma de livros digitais que podem ser integrados ao acervo da biblioteca física já existente na instituição de ensino superior. Aproveite para conhecer nossas principais vantagens. Se você ainda não conhece e ficou interessado na nossa biblioteca digital, não deixe de entrar em contato conosco e saiba como solicitar nossa proposta comercial!

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.