educação e tecnologia

Educação e tecnologia: saiba tudo sobre a implantação do diploma digital no ensino superior

Regulamentada pela Portaria 554 do Ministério da Educação (MEC), a emissão e o registro de diplomas de graduação por meio digital é mais uma evolução vivenciada pela educação e tecnologia.

Habituadas ao contexto de emitir diplomas impressos, as instituições de ensino têm até 15 de março de 2021 para se atualizarem e passarem a emitir os certificados via digital.

A medida acarreta profundas transformações no meio acadêmico. No entanto, tende a proporcionar mais vantagens, tanto para os alunos quanto para as instituições.

Leia também: Inovação na educação: saiba como transformar sua instituição de ensino

Como vai funcionar na prática a emissão dos diplomas?

Para que a implantação do diploma digital dê certo, mais uma vez, educação e tecnologia caminharão juntas.

1. Assinatura digital

Os envolvidos no processo – coordenadores de curso e reitores – precisarão requisitar, junto à Autoridade Certificadora, uma assinatura homologada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.

A instituição de ensino também precisará ter uma rubrica digital institucional certificada para ser utilizada no diploma.

2. Emissão do documento

Para iniciar a prática, então, é preciso contar com um software do mercado para integrar ao sistema da instituição e emitir o documento digital. Após inserir os dados do formando no sistema, será criado um documento .XML que receberá as assinaturas eletrônicas das autoridades responsáveis e da instituição.

3. Validação e QR Code

Posteriormente, o arquivo é enviado para uma entidade registradora, que confere ao documento uma segunda assinatura institucional.

Com o processo finalizado, é gerado um segundo arquivo. Este contém o código de validação acompanhado de um endereço eletrônico para a consulta e um QR Code com as informações gerais do documento.

Leia tambémTecnologia e educação: 5 motivos para investir na Educação 4.0

Os principais benefícios do diploma digital

A implantação da emissão de diploma digital pode parecer dispendiosa no início para a instituição de ensino. Mas esta união de educação e tecnologia é bem vantajosa. Confira os benefícios!

Redução de custos

Sem a necessidade de impressão ou armazenamento adequado dos diplomas, as instituições tendem a diminuir os gastos com estes procedimentos.

Há ainda a redução com gastos em logística. Afinal, algumas instituições fazem a emissão do diploma na sede, têm campus em outras localidades e necessitam realizar o envio do documento. Com o diploma digital, no entanto, não é mais preciso transportar os diplomas.

Segurança das informações

Como o processo de emissão dos diplomas é todo criptografado, o risco de falsificar os documentos é mínimo. São dois aspectos principais a serem considerados:

• Troca de informações é feita em ambiente controlado;
  • É possível checar se o documento é válido com apenas uma simples busca no site da instituição.