como fazer uma pesquisa acadêmica

Passo a passo de como fazer uma pesquisa acadêmica no ensino superior

Ao longo da graduação no ensino superior, os estudantes se deparam com a necessidade de fazer trabalhos acadêmicos. Entre as principais atividades presentes nos diferentes cursos, estão o projeto de pesquisa. Então, é fundamental para os alunos saberem como fazer uma pesquisa acadêmica.

Mas, antes de mais nada, é importante entender um pouco melhor o conceito de pesquisa acadêmica e aprender a diferenciá-la de outro ramo de pesquisa, a científica.

Leia também: 5 tipos de trabalhos acadêmicos

Pesquisa acadêmica x pesquisa científica

Basicamente, o trabalho de pesquisa envolve um estudo profundo ou investigação com o intuito de descobrir algo. No caso da pesquisa científica, o objetivo é o desenvolvimento de uma tecnologia ou descoberta dentro das ciências.

Para seguir neste ramo de pesquisa, os interessados podem inclusive realizar uma iniciação científica.

Já, na acadêmica, a ideia é que o estudante construa uma pesquisa sólida e embasada sobre o assunto estudado, com a finalidade de chegar a uma conclusão sobre o tema, comprovando uma tese. No final, o aluno deve apresentar o trabalho estruturado mostrando suas descobertas.

Neste sentido, é possível usar os aprendizados da pesquisa acadêmica para apoiar o projeto teórico de um seminário, um artigo ou o projeto de pesquisa para o trabalho de conclusão de curso, também conhecido como TCC.

Quais cursos contam com pesquisa acadêmica?

Como mencionado acima, fica clara a importância da pesquisa acadêmica para o aprofundamento do conhecimento dos estudantes e para a formação no ensino superior.

Por isso, independentemente da área, os cursos de graduação normalmente promovem este tipo de trabalho, já que é uma forma de estimular as capacidades dos alunos e desenvolver suas competências.

Então, seja na arquitetura, economia, engenharia, direito ou em cursos de saúde, saber como fazer uma pesquisa acadêmica é essencial para entregar o trabalho com o máximo de qualidade.

7 principais etapas sobre como fazer uma pesquisa acadêmica

Agora, após conhecer melhor como funciona este tipo de trabalho, vamos desmistificá-lo e trazer um passo a passo de como fazer uma pesquisa acadêmica para se destacar. Confira:

1. Escolha do tema

Muitas vezes, o professor é o responsável por definir o tema dos trabalhos, principalmente, quando estão relacionados ao desenvolvimento de uma disciplina. Mas, em outras ocasiões, o estudante tem a liberdade de decidir. Neste caso, é importante escolher um assunto do seu interesse.

Assim, é mais fácil explorar o tema e se dedicar na elaboração da pesquisa acadêmica quando se tem maior afinidade. Outro ponto a ser pensado nessa decisão é na abordagem de assuntos mais atuais e relevantes para o público.

Saiba mais: Principais trabalhos acadêmicos de mestrado, doutorado e pós-graduação

2. Projeto de pesquisa

O segundo passo de como fazer uma pesquisa acadêmica envolve construir um roteiro ou projeto de pesquisa, dependendo do tipo de trabalho. Se for uma tarefa mais curta, o roteiro serve para ajudar no planejamento. Já, no caso de TCCs, o projeto é importante para ter todas as diretrizes que devem ser seguidas.

Entre os principais itens que envolvem o projeto de pesquisa, estão:

• Problema: as perguntas que devem ser respondidas no trabalho.
  • Hipóteses: as respostas que o estudante supõe para o problema.
  • Objetivo: este ponto trata da finalidade e meta do trabalho.
  • Justificativa: é o motivo do trabalho, ou seja, o porquê de pesquisar o tema.
  • Metodologia: se refere à forma que será realizado o projeto, embasando as conclusões do trabalho. O mais comum é a pesquisa bibliográfica, mas também pode ter coleta de dados para pesquisa, entrevistas e questionários.

3. Embasamento teórico

Nesta etapa, os alunos precisam ter muita atenção, pois o embasamento teórico é essencial para a construção do trabalho. Para isso, os estudantes devem contar com uma série de referências bibliográficas confiáveis para promover maior qualidade e veracidade no trabalho.

Este ponto é ainda mais importante, hoje em dia, em tempos de internet com informações facilmente acessíveis, mas que, muitas vezes, não tem embasamento e nem comprovação confirmada.

4. Consulta a diferentes fontes

Esse passo no desenvolvimento da pesquisa acadêmica é complementar ao anterior e leva em conta que as fontes do trabalho precisam ser bem escolhidas. Os livros são uma excelente opção com respaldo teórico e, na era digital, os ebooks das principais áreas acadêmicas e de autores renomados trazem mais credibilidade.

Outras boas fontes são plataformas de dados científicos, como Scielo e Capes, revistas científicas, artigos de pesquisadores, materiais acadêmicos de grandes instituições de ensino, entre outros.