planejamento de aula

Planejamento de aula: como ajudar os alunos na identificação de informações relevantes e confiáveis

O atual momento pelo qual o mundo passa exige mais de todas as pessoas. Tanto alunos quanto professores precisaram se adaptar ao ensino a distância, visto que as instituições de ensino superior suspenderam as aulas presenciais devido à pandemia do novo coronavírus. Neste contexto, o planejamento de aula tornou-se um instrumento ainda mais indispensável aos docentes.

Outro ponto que também chama a atenção nos dias atuais é a questão das notícias falsas ou fake news. O tema é destaque na imprensa e cabe aos professores apontarem caminhos para que os alunos consigam identificar a credibilidade das informações.

Até porque os avanços tecnológicos conquistados nos últimos anos foram fundamentais para que a educação a distância alcançasse o nível atual. No entanto, as informações podem estar a apenas um clique do aluno e é função do professor orientá-lo sobre a melhor maneira de checar a veracidade de uma notícia.

A importância do planejamento de aula

O planejamento de aula é a ferramenta usada pelo professor como uma espécie de guia com o conteúdo que deve ser apresentado nas aulas. Assim como nos encontros presenciais, o planejamento das aulas online deve conter informações básicas.

Os objetivos, os exercícios práticos que serão ministrados aos alunos e os registros das atividades devem estar expostos no planejamento de aula.

A contextualização do assunto abordado e os materiais que serão usados também devem estar descritos com riqueza de detalhes para que o aluno compreenda o objetivo da aula e tenha acesso a todos os materiais para disseminação da informação e conhecimento.

Isso vale tanto para as aulas presenciais como para as aulas a distância (sejam gravadas ou ao vivo) e no modelo híbrido.

Os conceitos de aulas síncronas e assíncronas

Antes de falar sobre como o planejamento de aula é importante para os professores do ensino superior orientarem os alunos para a identificação de informações confiáveis, é preciso destacar a diferença entre aulas síncronas e assíncronas.

Estes conceitos têm sido mais buscados, principalmente, com a popularização da educação a distância provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Aulas assíncronas são aquelas em que o professor e o aluno não estão interagindo ao mesmo tempo. Ou seja, as aulas podem ser gravadas e posteriormente os estudantes assistem e realizam atividades para fixação do conteúdo.

Já nas aulas síncronas, professores e alunos estão conectados ao mesmo tempo. Há espaço para solução de dúvidas em tempo real e o conteúdo é apresentado como em uma aula presencial, só que de maneira remota e ao vivo.

Saiba mais: Como fazer um bom planejamento de aula

Como o planejamento de aula pode facilitar a orientação dos alunos

Independentemente do modelo de ensino, o planejamento de aula serve como guia das atividades e deve conter informações úteis para os professores. Algumas delas podem estar relacionadas a dicas de como orientar os alunos a analisar a veracidade de fatos, como por exemplo:

Pesquisa na internet: oriente os alunos a buscarem sites com conteúdos confiáveis. Ressalte que os primeiros resultados, geralmente, são publicidade.

Diferentes fontes: incentivar os alunos a pesquisarem por informações em locais diversos é um boa prática. 

Análise do material: após a busca na internet, de acordo com o objetivo traçado no plano de aula, avalie e questione as informações selecionadas.

Credibilidade: reflita junto com os alunos sobre a confiabilidade das fontes pesquisadas. Veja se foram usadas as devidas precauções na pesquisa.

Biblioteca online: tenha à disposição uma biblioteca digital com catálogos de ebooks segmentados que ajudarão na pesquisa de fontes confiáveis.

O professor tem papel fundamental na orientação dos alunos universitários para identificar informações relevantes, ajudar na disseminação de conteúdo verídico e na construção de um pensamento crítico.

Conheça a Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca é uma plataforma digital que oferece acesso a catálogos segmentados com os mais relevantes ebooks acadêmicos em texto completo.

Com diversas áreas do conhecimento contempladas, o acervo da Minha Biblioteca é ideal para alunos e professores do ensino superior, pois oferece diversas funcionalidades como busca por palavra-chave e realce de cor durante a leitura.

A Minha Biblioteca também é uma fonte confiável de informações e serve como instrumento para o desenvolvimento do planejamento de aula, pois todas as obras disponíveis foram escritas por renomados autores da literatura acadêmica.

Se a sua instituição de ensino ainda não assina a Minha Biblioteca, entre em contato para conhecer todos os benefícios.

Baixe agora nosso ebook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!

Leave a comment

18 + cinco =