Trabalhos acadêmicos: os seis principais tipos e as ferramentas que ajudam na elaboração

Uma das premissas do ensino superior é produção e disseminação do conhecimento. Nesse contexto, os estudantes enfrentam o constante desafio de exercitar a escrita elaborando trabalhos acadêmicos.

Além de serem relevantes para a formação técnica e profissional dos estudantes, os trabalhos acadêmicos são de suma importância para registrar pesquisas e divulgar dados e análises de forma científica.

Existem diversos tipos e modelos de trabalhos acadêmicos, e para desenvolvê-los é necessário se atentar a uma série de regras. Afinal, os projetos necessitam de metodologias para manter uma coerência nos materiais produzidos.

Confira neste texto os seis principais tipos de trabalhos acadêmicos que farão parte da sua caminhada no ensino superior e algumas ferramentas que vão auxiliar você durante a elaboração deles.

Tipos de trabalhos acadêmicos

A graduação se destaca por ser a introdução do estudante ao mundo acadêmico. Por essa razão, alguns trabalhos exigidos têm complexidade de baixa a média, mas devem seguir a rigorosa padronização da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Confira!

  1. Fichamento

O fichamento consiste em criar anotações ou citar trechos de textos ou livros em fichas, de forma dinâmica. O principal objetivo é proporcionar rapidez e eficiência na busca por informações.

Existem três tipos básicos de fichamento:

  • Resumo – aponta os principais temas do texto estudado.
  • Citação – transcreve na íntegra um trecho da obra que o autor escreveu.
  • Bibliográfico – é um resumo comentado com a análise feita pelo próprio estudante sobre as principais ideias da obra original.

Com o objetivo de estimular a leitura mais atenta e detalhada, o fichamento ou resumo acadêmico é a sintetização das ideias presentes em um texto, seja um livro completo, seja um capítulo. Os estudantes devem seguir o próprio sumário da obra para sintetizar as ideias e escrever o resumo. Esse tipo de trabalho pode até mesmo ser publicado como produção científica

Seguindo os critérios de desenvolvimento de um texto por meio da lógica de introdução, desenvolvimento e conclusão, os estudantes conseguem fazer um resumo sem grandes dificuldades.

  1. Resenha

Voltada para periódicos científicos, a resenha vai além do resumo da obra. Esse tipo de trabalho envolve a escrita de comentários informativos e críticos sobre o conteúdo analisado.

As resenhas seguem uma estrutura de redação e contém as seguintes informações:

  • Autor
  • Breve trecho descritivo da obra
  • Síntese dos capítulos
  • Comentários objetivos e diretos do estudante/pesquisador
  1. Projeto de pesquisa

Este é um tipo de trabalho acadêmico intermediário, solicitado para que os estudantes iniciem o desenvolvimento de uma pesquisa. Ideal para a organização sobre o recorte do tema escolhido, definição dos objetivos que devem ser alcançados e escolha da metodologia mais adequada.

  1. Monografia

Esse é um dos trabalhos acadêmicos mais populares na graduação. Geralmente, a monografia, que tem um perfil mais analítico, é requisitada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Sua principal característica é recapitular as informações já existentes em uma base bibliográfica consolidada. Não é exigido um tema original de pesquisa ou resultados gerados por meio de experimentos.

No entanto, há estudantes que fazem experimentações e outros que buscam se aprofundar em obras já consolidadas sobre o tema. Com isso, é possível fazer comparações, analisar contextos distintos e, assim, apresentar outras perspectivas. A construção do estudo neste modelo precisa ter uma forte fundamentação teórica.

  1. Artigo acadêmico

Este trabalho apresenta resultados que são fruto de uma investigação sobre um tema em específico. Pode ser desenvolvido a partir de uma pesquisa experimental ou de um estudo bibliográfico.

Uma monografia, uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado podem ser resumidas no formato de artigo acadêmico a depender dos interesses e das necessidades do componente curricular e da proposta dos docentes.

Em algumas disciplinas, os professores podem pedir um artigo acadêmico como avaliação final.

  1. Memorial acadêmico

Por meio deste trabalho, os estudantes constroem uma espécie de autobiografia sobre a sua vida acadêmica de forma geral ou sobre determinado período. 

O estudante deve descrever, analisar e até mesmo fazer comentários críticos sobre a sua trajetória acadêmica. Este trabalho pode ser requisitado como atividade avaliativa de componentes curriculares e até mesmo para apresentações em congressos.

Tecnologias que auxiliam a elaboração de trabalhos acadêmicos

A quantidade de leituras, produções de textos, apresentações e entrega dos trabalhos acadêmicos pode fazer com que a trajetória em um curso de graduação não seja nada fácil. É muito importante que os estudantes conheçam e tenham acesso ao máximo de recursos possíveis para otimizar as atividades ao longo do curso. 

Por isso, selecionamos cinco ferramentas que podem ajudar a organizar a rotina de estudos.

Tomato Timer

A gestão de tempo é um dos grandes desafios para estudantes. Esse site vai ajudar você a organizar os seus estudos pela técnica Pomodoro. 

Em vez de ficar pensando no grande projeto que precisa entregar, no livro todo que precisa ler e no artigo que precisa escrever, você divide tudo isso em pequenas etapas. Com o Tomato Timer, você organiza e visualiza o tempo que irá dedicar para cumprir as atividades e define pequenos intervalos que vão ajudar a descansar e evitar a ansiedade.

Metzer

Esta ferramenta é um editor on-line que vai ajudar você a formatar os trabalhos acadêmicos. Quando for fazer qualquer tipo de trabalho citado acima, use este recurso para auxiliar na padronização dos documentos, tudo de acordo com as normas da ABNT.

Google Acadêmico

O Google já é bem famoso e usado para pesquisas, mas muitos ainda não conhecem a sua versão acadêmica. Esta ferramenta disponibiliza fontes confiáveis para estudantes e pesquisadores que estejam buscando referências bibliográficas para seus trabalhos.

Os resultados das buscas realizadas no Google Acadêmico podem ser artigos, livros, resumos, opiniões de especialistas, teses, dissertações e monografias. 

Google Drive

Outra ferramenta da Google. Desta vez, esse recurso vai ajudar você a organizar e armazenar documentos disponíveis no meio digital. Você também pode elaborar os seus próprios trabalhos dentro desta plataforma, que salva tudo automaticamente na Nuvem. 

Caso precise fazer trabalhos com outras pessoas, você pode compartilhar os documentos, permitindo que mais de uma pessoa edite os documentos simultaneamente.

Plagiarism Detector

Esta ferramenta é capaz de detectar se um texto foi total ou parcialmente plagiado.

Como cada vez mais os processos de estudo, análise e produção de trabalhos acadêmicos são executados por meio de recursos digitais, muitos estudantes podem usar detectores de plágio para identificar a fonte de textos encontrados na internet que gostariam de usar como referência em seus projetos.

Biblioteca Digital: tecnologia que facilita os estudos

A era digital proporciona novos caminhos para a sociedade, e o setor educacional não está fora desse contexto. Atualmente, já existem à disposição recursos que ajudam os alunos na hora de elaborar os trabalhos acadêmicos.

Entre as ferramentas, estão as bibliotecas digitais, como a Minha Biblioteca. Com mais de 10 mil títulos em português das principais editoras acadêmicas do Brasil, a plataforma disponibiliza o acesso a obras de autores renomados de forma rápida e intuitiva.

Além disso, a ferramenta é 100% digital, pode ser acessada de qualquer dispositivo com conexão com a internet e oferece diversos recursos para facilitar a leitura e pesquisa, como marcações, realces, leitor em voz alta e muitos outros.

Benefícios das bibliotecas digitais

Os estudantes e professores têm acesso ao acervo de e-books da biblioteca digital onde quer que estejam, sem qualquer necessidade de deslocamento, o que facilita também a mobilidade, uma vez que não é necessário carregar o peso de livros e apostilas. 

Sem falar que nunca existirá o problema de espera por empréstimos de exemplares, o que ocorre com livros físicos. As obras são acessadas por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, facilitando o processo de aprendizagem e produção acadêmica.

Dicas de como utilizar as bibliotecas digitais com sucesso

Os estudantes podem fazer pesquisas tanto on-line quanto off-line e realçar trechos de textos e livros para citar em seus trabalhos acadêmicos. É possível também fazer pesquisas por temas, títulos e/ou autores, facilitando o acesso ao conteúdo pesquisado.

Esses e outros recursos possibilitam que os trabalhos acadêmicos sejam enriquecidos por meio da praticidade oferecida pelas bibliotecas digitais.

Entenda o que é considerado plágio em trabalhos acadêmicos

Em qualquer meio, mas principalmente no ambiente acadêmico, é proibida a utilização de palavras escritas por outras pessoas sem que seja indicada a devida referência de onde tal trecho foi retirado. 

Não sinalizar uma referência configura plágio, uma prática ilegal, pois é considerado violação dos direitos autorais.

Por isso, é muito importante que os estudantes façam uso de recursos que contribuam para a construção de trabalhos acadêmicos dentro das normas ABNT, com o máximo de leituras e análises críticas e referências às obras e autores sempre que necessário. 

A plataforma Minha Biblioteca garante facilidade, praticidade e conveniência de acesso a e-books, além de recursos que otimizam a leitura e o aprendizado.

Quer construir o seu trabalho acadêmico com mais agilidade e praticidade? Entre em contato conosco conosco e veja como assinar o catálogo da sua área de interesse!