Acervo digital de biblioteca: veja como incentivar o uso dessa tecnologia em sua universidade

Acessibilidade digital: como as instituições de ensino superior podem adotar?

A educação deve estar disponível e acessível para todos. Com o uso cada vez maior da tecnologia e da internet nos processos de aprendizagem, a acessibilidade digital nas instituições de ensino é extremamente importante.

Muitas instituições de ensino superior (IES) começaram a debater o tema trazendo especialistas e apresentando formas viáveis para que haja meios acessíveis de consumir conteúdos na internet.

A inclusão social não é um tema novo. Pelo contrário, ela costuma ser frequentemente citada e é importante para entender quais são as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência em todas as áreas, sobretudo na educação.

Para você entender melhor o assunto, preparamos este material sobre acessibilidade digital e como você pode adotar na sua IES, por meio de estratégias relativamente simples e de baixo custo.

O que é acessibilidade digital?

Por que é tão importante pensar em inclusão digital na educação? De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE), 8,4% da população brasileira acima de 2 anos tem algum tipo de deficiência, o que representa 17,3 milhões de pessoas, sendo que boa parte desse público acessa a internet.

Acessibilidade digital é garantir que pessoas com deficiência possam acessar qualquer tipo de conteúdo na internet, de forma acessível e sem barreiras que impossibilitem essa ação.

Ao falar sobre conteúdo web, devemos considerar imagens, e-books, artigos, aplicativos, vídeos, entre outros tantos exemplos de materiais disponíveis nos canais digitais. Durante o processo de consumo, a pessoa com deficiência não deve enfrentar dificuldades.

Por exemplo, caso a pessoa não consiga baixar um e-book porque há um captcha com imagens sem descrição, isso é considerado uma barreira que dificulta a acessibilidade digital para pessoas com deficiência visual ou baixa visão.

Nesse caso, para garantir um ambiente digital acessível, seria necessário ter um captcha com alternativas que vão além das imagens, com opções de áudio e texto. A partir disso, toda a experiência do usuário fica mais fácil e inclusiva.

Acessibilidade digital na educação superior

Ao ter barreiras nos instrumentos de ensino, as IES criam uma bolha que impede as pessoas com necessidades especiais de acessar conteúdos, seja em sala de aula, seja fora dela.

Vale lembrar que, para uma IES ser acessível na internet, os conteúdos digitais precisam considerar a experiência do usuário de pessoas com deficiência. Isto é, as imagens precisam ter textos alternativos com descrição, escaneabilidade com audiodescrição, navegação intuitiva, entre outros fatores.

Uma vez que a devida atenção para esses e outros aspectos de barreiras digitais seja dada, a sua IES passa a contar com um ambiente mais democrático. Logo, a universidade cumpre o seu papel social em prol da democratização do conhecimento.

Qual o cenário da acessibilidade digital no Brasil?

A acessibilidade digital no Brasil avança devagar em comparação com outros países. Isso acontece por causa da pouca mão de obra nacional especializada em tecnologia. Na prática, embora haja boa vontade, é um pouco mais complicado assegurar a acessibilidade digital.

Porém, o cenário para os próximos anos no Brasil é animador. Em 2020, a procura por profissionais da área de tecnologia da informação (TI) cresceu mais de 670% no país.

A pandemia acelerou o processo de transformação digital e provocou um aumento de graduações especializadas na área de programação e TI. Com sorte, a acessibilidade digital no Brasil deve avançar consideravelmente mais rápido.

Como começar a implantar a acessibilidade digital?

Implementar a acessibilidade digital em uma IES não é tarefa fácil. Antes de começar a adotar soluções de acessibilidade, é necessário ouvir os estudantes com deficiência matriculados na instituição para entender quais são as dificuldades enfrentadas por eles.

Para isso, é possível criar um canal de atendimento — que deve ser acessível — para que os alunos apontem melhorias nas soluções digitais ou serviços extras que possam ser implementados na IES.

Além de ouvir os alunos, revisitar os processos e serviços internos com uma perspectiva empática é outra forma de reduzir as barreiras de acessibilidade digital. Ao se colocar no lugar do outro, fica mais fácil descobrir falhas e, consequentemente, corrigi-las.

Por fim, é indispensável conhecer as novas e principais soluções que apenas os canais digitais podem proporcionar. Há diversos projetos com impacto social que agregam à IES.

Conheça os recursos e ferramentas de acessibilidade digital da Minha Biblioteca para sua IES

Veja os principais recursos e ferramentas para garantir acessibilidade para pessoas com deficiência que a plataforma Minha Biblioteca oferece:

1. Controle de cor e fonte

Pessoas com baixa visão precisam acessar sites e plataformas adaptadas. Isso porque, dependendo do tamanho da fonte ou da composição das cores, essas pessoas encontram dificuldades para navegar pela internet.

Felizmente, há um recurso que garante o ajuste do tamanho da fonte e a composição das cores por parte do usuário.

2. Descrição de conteúdo

A descrição de imagens anexadas no site e o conteúdo escrito são necessárias para a IES que busca implementar recursos de acessibilidade digital. Sem esse recurso, pessoas com baixa visão ou com deficiência visual deixam de consumir o material.

O processo de descrição de conteúdo não causa dor de cabeça. Existem ferramentas e plugins que realizam audiodescrição e que podem ser instalados em sites.

3. Biblioteca digital

Embora tenha um valor histórico, o livro físico não é um instrumento de ensino inclusivo se comparado ao ebook e audiobook. Por isso, sua IES pode adotar uma biblioteca digital para reduzir as barreiras digitais para pessoas com baixa visão ou deficiência visual.

Para isso, conte com a biblioteca digital da Minha Biblioteca. Com um catálogo completo e em constante atualização, os livros disponibilizados têm ferramentas de inclusão que facilitam a experiência dos usuários.

Caso queira saber mais, clique aqui e conheça o catálogo completo da Minha Biblioteca.

Acervo digital de biblioteca: veja como incentivar o uso dessa tecnologia em sua universidade

Conheça a Minha Biblioteca

Uma das áreas mais desafiadoras de uma IES é a biblioteca. Com o passar dos anos, a tecnologia tem facilitado o acesso à informação, e as pessoas estão cada vez mais inseridas em ambientes virtuais, tanto no trabalho quanto no lazer.

Por isso, foi desenvolvida a Minha Biblioteca, uma plataforma de livros digitais construída com o objetivo de ser o melhor provedor de conteúdo universitário do Brasil.

A Minha Biblioteca conta com exemplares das 16 maiores editoras acadêmicas brasileiras e 41 selos editoriais. Dessa forma, oferece títulos acadêmicos, técnicos e científicos em português para mais de 400 cursos de graduação.

Nosso acervo digital é dividido em sete catálogos:

  • Medicina
  • Saúde
  • Exatas
  • Jurídica
  • Sociais Aplicadas
  • Pedagogia
  • Letras & Artes

Se você quer saber mais sobre o catálogo e benefícios da Minha Biblioteca para sua IES, entre em contato conosco.

Se você gostou deste material sobre acessibilidade digital, acesse estes conteúdos: