Inclusão digital no universo acadêmico

inclusão digital

A tecnologia vem sofrendo uma verdadeira revolução nos últimos anos e a educação tem acompanhando toda esta transformação. Hoje, é difícil tentar compreender o processo de Educação sem integrá-lo ao mundo virtual. Na atual sociedade em que vivemos, intitulada “sociedade da informação”, quem não souber manipular os recursos tecnológicos colocados à disposição ficará cada vez mais distante do aprimoramento profissional e da produção de conhecimento.

Há poucos anos, o acesso às fontes de pesquisa era limitado a livros, revistas e jornais, o que nem sempre era possível a todos. Nos últimos anos, um novo cenário se estabeleceu e estudantes chegam as universidades com uma imensa bagagem de informações, provenientes de acesso às mídias eletrônicas como: televisão, computador, internet, games e outros. A partir do contato com as Novas Tecnologias de Ensino – NTEs ou Novas Tecnologias de Informação e Comunicação – NTICs, gerou-se na sociedade de modo geral e nas Universidades de modo particular, um ambiente de expectativa. Professores (ou facilitadores) que, deslumbrados com as possibilidades deste conjunto de meios de auxílio a educação, passam a construir novas formas de “aprender” e a “ensinar”.

Contudo, é preciso entender que, utilizar o computador e a internet não significa trocar o giz e a lousa pela tela e pelo mouse. Um novo contexto de aprendizagem exige mudança de atitude e, principalmente, uma mudança de agir do professor em relação ao tradicional – deixar de encarar o aluno como um sujeito passivo do processo, ou seja, o educando precisa “saber” e isso ele não vai aprender num simples uso da internet.

Mas como as universidades podem realizar mudanças e buscar novas posturas e estratégias de intervenção na adequação a tecnologia? Acompanhe o post e compreende este processo!

Conhecimento, Educação e Tecnologia

A tecnologia transforma os indivíduos e a sociedade, e muitos paradigmas passaram a serem quebrados com o surgimento dos ambientes virtuais de ensino. A figura da Universidade passou a ser substituída por um ambiente virtual e novas formas de ensino. O professor neste cenário de mudança passa a atuar como um mediador na relação ensino-aprendizagem, uma vez que orienta, colhe informações, conduz na melhor forma de utilizá-la, possibilitando uma interação professor-aluno-tecnologia exercida de maneira horizontal.

Sem dúvida, o uso da internet neste processo de construção acaba tornando-se uma importante ferramenta pedagógica. Desta forma, é fundamental que os docentes passem a compreender que o ensino é composto de ações que envolvem diversos ambientes, interativos, complexos e vivenciais, que exigem a formação contínua quanto a melhoria da qualidade do sistema de ensino superior.

Uso da internet como recursos pedagógico no ensino superior

O aumento do uso da informação possibilitado pela tecnologia tem proporcionado a docentes e discentes acesso facilitado ao conhecimento e
uma nova forma de organizar o trabalho, fazendo-se necessário a colaboração multidisciplinar  e a especialização dos saberes. Desta forma, o uso da internet passa a ser uma importante ferramenta para professores em sua forma didática-educativa, facilitadora do processo ensino-aprendizagem.

É importante considerar que a internet possibilita um processo contínuo de construção. No entanto, sua eficiência diante do ensino/aprendizagem apenas vai ocorrer se houver a mediação correta entre os usuários que estão interagindo no processo de aprender.
Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!