Sala de aula digital: como promover a transformação no ensino superior com o ambiente virtual de aprendizagem

A transformação digital já faz parte da educação superior. Hoje, entre as tecnologias que proporcionam grandes mudanças na forma do docente se comunicar e transmitir conhecimento, está a sala de aula digital.

Essa metodologia ativa tem sido implementada nas modalidades remota e híbrida com o intuito de engajar os estudantes, tornar a educação mais interativa e incentivar o protagonismo do discente.

A sala de aula digital tem acompanhado os passos da sociedade contemporânea e mostrado força para superar barreiras físicas e geográficas para a qualidade de ensino.

Para que você entenda melhor essa relação, a Minha Biblioteca apresenta este artigo para explorar as potencialidades de soluções tecnológicas que ajudam na transformação da educação superior. Confira!

O que é a sala de aula digital e como ela funciona?

A sala de aula digital é um ambiente virtual de aprendizagem com objetivo de potencializar o ensino por meio de recursos tecnológicos.

A depender da modalidade de ensino adotada pela instituição de educação superior, ela pode ser utilizada como único ambiente ou como solução complementar para enriquecer o aprendizado dos estudantes.

Também conhecida como ambiente virtual de aprendizagem (AVA), a sala de aula digital disponibiliza várias ferramentas por meio das quais é possível:

  • transmitir aulas on-line e ao vivo;
  • disponibilizar aulas gravadas;
  • realizar avaliações;
  • criar fóruns de discussão;
  • enviar materiais complementares;
  • desenvolver atividades colaborativas;
  • promover feedbacks.

Ou seja, a principal característica desse tipo de sala de aula é estar em uma plataforma ou ambiente totalmente virtual em que o estudante pode acessar o espaço de qualquer lugar e horário.

Benefícios de investir em ambientes virtuais de aprendizagem

A sala de aula digital traz vários benefícios para a educação ao reunir ferramentas e funcionalidades tecnológicas que visam promover o aprendizado e o relacionamento, além de oferecer maior autonomia ao estudante.

As funcionalidades da sala de aula digital também auxiliam na motivação do estudante durante o aprendizado e proporcionam inovações na rotina de trabalho dos professores.

Além disso, podemos citar como benefícios do ambiente virtual de aprendizagem nas IES:

  • estímulo ao uso de metodologias ativas: a sala de aula digital auxilia nas metodologias ativas de ensino, promovendo inovações na educação, nas formas de ensino e em como a comunidade acadêmica se envolve no processo;
  • melhoria na comunicação: com ferramentas como chats e fóruns, a sala de aula digital também tem resultados positivos na comunicação entre professor e estudantes, com possibilidades de feedbacks construtivos;
  • flexibilidade de acesso e de uso: por ser um ambiente virtual, é possível fazer as atividades no melhor momento para os estudantes, além de decidir o ritmo de estudo de acordo com a sua disposição;
  • promoção da interação: a sala de aula digital oferece a possibilidade de criar trabalhos colaborativos que buscam a interação dos estudantes no processo de aprendizagem. Além disso, auxilia no processo de dúvidas com professores de forma dinâmica e sem obstáculos comunicativos;
  • melhoria contínua do processo educacionais: a sala de aula digital exige acompanhamento das tendências de consumo de acordo com o perfil da instituição e dos estudantes, por isso auxilia na adoção de estratégias e soluções inovadoras e acessíveis.

Banner para download de material grátis sobre avaliações do MEC

7 formas de inserir a cultura digital no Ensino Superior

É nítido que a inclusão digital já faz parte da Educação Superior. A IES pode encontrar desafios em alguns processos de adaptação, mas, por meio de ações de engajamento da comunidade acadêmica, é possível obter resultados positivos em curto, médio e longo prazos.

Isso acontece porque a cultura digital é capaz de mostrar aos estudantes que é possível dominar o universo digital de maneira consciente e direcionada para o crescimento pessoal e profissional.

Conheça alguns recursos que você pode inserir na sua IES.

1. Lousa digital

A lousa digital é um equipamento tecnológico que permite o auxílio de recursos como vídeos, fotos, recursos 3D, músicas e áudio em geral. Além disso, o estudante pode usar o recurso e interagir com exercícios de uma forma segura e estimulante.

Essa funcionalidade influencia muito o processo de retenção de conteúdos absorvidos, tornando-o mais rápido e eficaz.

2. Fóruns

Os fóruns melhoram a comunicação, promovendo conversas e discussões entre professores e estudantes. A ferramenta permite abordar assuntos relacionados às aulas com debates que ficam arquivados para consulta posteriormente.

3. Videoaula

É muito importante implementar a videoaula para inserir a cultura digital na sua IES. Dessa maneira, as aulas podem ser gravadas e disponibilizadas para acesso virtual na sala de aula digital para os estudantes.

Utilizar as videoaulas como forma de aprendizado insere os estudantes no contexto tecnológico, além de disponibilizar conteúdos mais diversificados e específicos e oferecer ao estudante a possibilidade de acessar a qualquer hora e lugar.

Instituições que optam por aulas on-line e ao vivo podem usar o recurso para materiais complementares, resumos ao final de módulo e como reforço para a turma.

4. Espaço colaborativo 

Na sala de aula digital, é possível criar trabalhos colaborativos que buscam a interação dos estudantes no processo de aprendizagem. A construção coletiva do conhecimento e do conteúdo é feita para promover a autonomia do estudante para debater temas e despertar o interesse dos discentes.

Além disso, é possível se apoiar em elementos multimídia para melhorar a interação e promover o uso de materiais extras.

5. Material complementar

A cultura digital enriquece o ambiente digital ao permitir que o professor inclua materiais complementares sobre o tema discutido em sala de aula. Com isso, é possível promover um debate multidisciplinar por meio de formatos que fogem apenas às aplicações teóricas e ao explorar diversos formatos como áudio, vídeo, jogos e muito mais.

6. Feedbacks e avaliações

A adoção da sala de aula digital pode ser muito vantajosa para a retenção e adesão dos estudantes ao curso e à disciplina. Isso porque o docente e a IES podem usar o ambiente virtual para promover avaliações e feedbacks da disciplina e da metodologia de ensino.

Por meio de questionários e avaliação de desempenho dentro da plataforma, é possível melhorar as relações entre estudantes e professores e agir em caso de baixo engajamento.

7. Biblioteca digital

A biblioteca digital reúne artigos, revistas científicas e livros, todos no formato digital. Assim, os estudantes podem ter acesso aos conteúdos em qualquer horário e local por meio de smartphones, tablets e notebooks.

Essa solução vai ao encontro dos interesses da sala de aula digital em oferecer conteúdos completos, atualizados e que atendam às bibliografias obrigatórias e complementares do curso sem a necessidade de um acervo físico. Ou seja, é um fator essencial para todas as modalidades de ensino.

Com o acervo virtual, o gestor garante adaptabilidade às rotinas dos estudantes e oferece possibilidades para atender às necessidades de toda a comunidade acadêmica.

Conheça a Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca é a maior e mais completa plataforma de conteúdo acadêmico do Brasil.

Ela é desenvolvida para oferecer a melhor solução digital de e-books a instituições de educação técnica e superior, além de empresas e órgãos públicos.

Os catálogos são formados por 16 grandes editoras e 42 selos editoriais e oferecem diversas ferramentas que proporcionam acessibilidade, facilidade de uso e análise de dados de uso para gestores.

Quer saber mais sobre os serviços da Minha Biblioteca? 

Entre em contato com a gente.

Gostou deste artigo? Leia também outros conteúdos em nosso blog: