Retenção de alunos

Retenção de alunos: como a comunicação e as tecnologias facilitam esse processo

Muitas instituições de ensino superior enfrentam o mesmo desafio: a retenção de alunos. Ou seja, a dificuldade em manter os estudantes durante toda a graduação é uma realidade no cotidiano de muitos reitores.

Diante desse cenário, um erro muito comum é acreditar que apenas o desenvolvimento da qualidade de ensino é o suficiente para garantir a conclusão dos cursos. A retenção de alunos requer atitudes estratégicas mais elaboradas para manter os alunos atuais.

Para facilitar suas ações com esse objetivo, elaboramos um guia rápido de como reter alunos com o auxílio da comunicação e das tecnologias. Continue acompanhando!

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!

Mantenha a comunicação sempre próxima dos alunos

Muitos reitores acreditam que captar novos estudantes é mais fácil do que manter os atuais. Entretanto, é possível mudar esse cenário quando a IES adota estratégias para monitorar a movimentação dos alunos dentro da instituição de ensino, buscando reconhecer os motivos que fazem com que os estudantes abandonem o curso ou troquem de instituição.

Leia também: Como facilitar a captação de alunos e retenção ao longo da graduação

Para colocar uma estratégia de retenção de alunos eficiente em prática, é imprescindível prezar por uma comunicação de qualidade. Para isso, é importante focar as atenções da IES nos interesses dos discentes e iniciar uma gestão de relacionamento, disponibilizando um espaço para que o aluno converse com a instituição antes de sair do curso.

Com isso, a instituição terá conhecimento sobre as principais razões que levam à desistência de cursos superiores.

Disponibilize tecnologias para os estudantes

Atualmente, grande parte das instituições de ensino já possui alunos nativos digitais (indivíduos que nasceram em uma época na qual a tecnologia já era uma realidade), jovens cada vez mais conectados à internet e imersos em um universo repleto de informações.