Motivação e Aprendizagem

Motivação e aprendizagem: como professores universitários podem envolver os alunos

A busca pela motivação e aprendizagem dos alunos é constante para os professores de instituições de ensino superior – ainda mais no momento em que vivemos, no qual antigas metodologias de ensino não funcionam mais como antes.

A globalização e a informatização somados à chegada dos alunos nativos digitais (indivíduos que nasceram rodeados pela tecnologia) modificaram o papel do docente, transformando o professor universitário em um orientador de estudos, deixando para trás a função de transmissor de conteúdo.

Um dos maiores desafios enfrentados pelos professores na atualidade é colocar em prática a motivação e aprendizagem. Isso acontece por diversos fatores, mas o crescimento exorbitante da conectividade é muito associado à dificuldade de concentração dos novos estudantes, principalmente no ensino a distância, mas a sala de aula presencial também é afetada negativamente.

Nesse contexto, o corpo docente buscou por novos métodos de ensino para envolver a atenção dos alunos, como é o caso da aprendizagem ativa, que vem sendo usada para combater esse problema. Por isso, no artigo de hoje, vamos falar sobre como a motivação e a aprendizagem atuam em conjunto para garantir o foco dos alunos. Continue acompanhando!

Leia também: Retenção de alunos: como a comunicação e as tecnologias facilitam esse processo

Entenda como motivar os alunos

Para colocar a motivação e aprendizagem em prática, é necessário focar as atenções no diálogo e relacionamento com os alunos. Além de abordar a sondagem de conhecimentos prévios e percepções sobre o tema em questão, incentivando o aluno a contextualizar o conteúdo trabalhado dentro de sala de aula.

É possível estimular a autonomia intelectual dos alunos, por meio de ações estratégicas implementadas pelo professor que caracterizam a aprendizagem ativa.

O que é aprendizagem ativa?

A aprendizagem ativa é o termo utilizado para denominar o conjunto de métodos pedagógicos que abordam uma perspectiva diferente dos processos de aprendizagem. Essa técnica é responsável por dar mais autonomia para o aluno controlar seu processo de aprendizagem, no qual o estudante deve estar engajado com o conteúdo discutido para aprender.

Para garantir a motivação e aprendizagem, é fundamental incentivar os estudantes a irem atrás do conhecimento de maneira pró-ativa, fazendo com que o aluno deixe de atuar como mero “recebedor” de informações e ocupe um papel mais ativo no conhecimento.