Gestão universitária: 5 fatores para coordenar uma IES com sucesso

A educação está em constante movimento, sempre acompanhando as novas gerações que chegam às Instituições de Educação Superior (IES), as novidades tecnológicas e as possibilidades de transformação. Por isso, fazer uma boa gestão universitária deve ser um ponto de atenção entre gestores em todo o país.

Quando um gestor se dedica a ter novas ações, os resultados aparecem em forma de satisfação da comunidade acadêmica, retenção de estudantes e sensação de pertencimento da equipe.

Hoje, depois de adequações nas modalidades de ensino, especialmente com expansão para os modelos on-line e híbrido, quem já atuava há anos com gestão universitária também precisou se readaptar.

Neste artigo, a Minha Biblioteca mostra pontos essenciais para a governança universitária e para o sucesso do gestor frente a IES, além da construção de estratégias por meio do uso de tecnologia. Confira!

Os pilares de uma boa gestão universitária

Uma boa gestão universitária deve minimizar as chances de quaisquer erros e imprevistos, otimizando ao máximo os processos internos na instituição. Além disso, é preciso estar atento às novidades, acompanhando as mudanças e oferecendo aos estudantes as ferramentas necessárias para o melhor aprendizado.

Assim, existem três pilares essenciais para conquistar resultados positivos na gestão da universidade: governança, atendimento ao estudante e gerenciamento financeiro.

1. Governança

A governança universitária tem como foco atingir os objetivos do projeto educativo institucional por meio dos elementos adotados. Dessa forma, é preciso que o gestor mantenha a instituição preparada para as demandas e novas regulações exigidas, garantindo eficiência e organização operacional.

2. Atendimento ao estudante

Esse pilar é primordial, já que o estudante deve ser considerado o foco central das ações dentro da IES. Assim, a gestão universitária deve se dedicar a entender as necessidades da comunidade acadêmica sem prejuízo às atividades da instituição.

Em uma era de hiperconectividade, é essencial destacar que a nova geração de estudantes chega com a familiaridade com processos digitais. Dessa forma, o atendimento deve acompanhar essa premissa, exigindo agilidade, modernidade e acessibilidade durante todo o tempo em que tem vínculo com a instituição.

3. Gerenciamento financeiro

O controle financeiro é fundamental para qualquer organização, seja ela pública ou privada. Dessa forma, o gestor universitário assume um papel fundamental para o controle das finanças.

Assim, quem está à frente da IES deve controlar o movimento de capital da instituição com assertividade a fim de garantir uma saúde financeira estável.

Além de tentar encontrar um equilíbrio entre o que se ganha com o que se gasta, é preciso lidar com a inadimplência, que apresenta números elevados entre universitários. Por isso, é preciso ter planos de ação para lidar com esses imprevistos e tirar o melhor resultado, mesmo em tempos de crise.

Desafios do gestor universitário em tempos de transformação digital

Quem está há mais tempo no mercado de gestão de universidades pode ter um senso tradicional que o segue desde o início da carreira. Embora a solidez na carreira seja um ponto valioso, a capacidade de adaptação é ainda mais fundamental.

Adaptar-se a novas realidades, quebrar paradigmas e pensar para além do óbvio são pontos que devem ser trabalhados pelos gestores. Ou seja, a necessidade de adaptação e atualização constantes é o novo mote da profissão.

Isso acontece porque as novas tecnologias são uma parte essencial da transformação digital no ensino superior. Com opções surgindo a todo momento no mercado, é preciso identificar aquelas que mais se encaixam nas necessidades da instituição e da comunidade acadêmica, adaptando processos, ferramentas e metodologias de ensino.

Além disso, os gestores são responsáveis por conduzir e inspirar toda a equipe da instituição durante o processo de digitalização. Por isso, um mindset inovador também deve ser parte do perfil do novo gestor universitário.

A gestão universitária e os caminhos para a excelência

Agora que você já sabe os principais desafios que precisa enfrentar, é preciso traçar um caminho que leve à excelência da gestão da IES.

Confira, a seguir, cinco pontos de atenção para fazer um gerenciamento assertivo e focado no sucesso da IES.

1. Sistemas de atendimento automatizado

Um sistema de atendimento automatizado na IES oferece maior liberdade de tempo e produtividade. Ele também permite maior facilidade nas interações entre a equipe acadêmica e os estudantes que precisam resolver quaisquer questões.

Assim, é possível melhorar a gestão universitária com sistemas digitais, garantindo mais tempo para que os profissionais se dediquem a atividades mais complexas.

2. Incentivo à inclusão social e digital

Uma educação inclusiva é feita a partir de mudanças na estrutura física e digital da IES, proporcionando a democratização do acesso ao ensino superior, independentemente da modalidade oferecida pela instituição.

Dessa forma, é necessária adaptação dos espaços educacionais, como salas de aula e laboratórios. Sem contar com a instalação de elevadores, rampas e outros requisitos.

Já nos processos digitais, como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e a biblioteca digital, a adaptação deve ser feita por meio da acessibilidade tecnológica. Recursos de leitura em voz alta e adaptação de fontes e layouts são apenas alguns exemplos que incentivam a inclusão digital e social por meio da educação.

3. Avaliações e feedbacks

Para assegurar uma boa gestão universitária, é preciso oferecer feedbacks e resultados de projetos e exames com maior rapidez e precisão.

Com a transformação digital, os estudantes não aceitam mais lidar com a falta de informação ou ter que esperar semanas para receber resposta sobre solicitações simples. Assim, é essencial estabelecer ações que agilizem processos e otimizem essas tarefas.

Além disso, a implementação de avaliações internas de satisfação discente tende a oferecer bons resultados, com termômetros do que deve passar por mudanças dentro da IES.

4. Promoção de ações de engajamento da comunidade acadêmica

A IES deve ser um ambiente de participação ativa não apenas aos estudantes e colaboradores, mas também a toda a comunidade que esteja engajada na construção de conhecimento.

É papel do gestor entender essa necessidade e traçar estratégias para superá-la, transformando a instituição de ensino em um lugar mais socialmente inclusivo com ações simples, mas que podem impactar positivamente a comunidade acadêmica.

5. Implementação de um acervo virtual

As bibliotecas digitais são extremamente relevantes nesse aspecto, pois proporcionam o acesso a uma gama de conteúdos a qualquer momento e em qualquer lugar. Além disso, colaboram com um processo muito presente atualmente, que é o ensino híbrido.

Outro aspecto positivo é a atualização constante sem a necessidade de compra de livros periodicamente. Ou seja, o custo-benefício é maior, tendo em vista o número de e-books disponíveis, sem exigência de espaço físico e que atendem a toda a bibliografia obrigatória e complementar dos cursos.

Minha Biblioteca: o maior acervo virtual para sua IES

A Minha Biblioteca é uma plataforma digital de livros com um vasto acervo de títulos acadêmicos, técnicos e científicos. Ela foi desenvolvida para ser o melhor provedor de conteúdo universitário do Brasil e a melhor solução digital de e-books para IES.

Por meio da plataforma, estudantes, professores e profissionais da IES têm acesso rápido, fácil e simultâneo a milhares de títulos. O acervo virtual reúne atualmente mais de 11 mil títulos à disposição dos usuários e atende a todas as áreas do conhecimento.

Atualização constante

O acervo virtual da Minha Biblioteca conta com títulos das 16 maiores editoras acadêmicas do país e mais 42 selos editoriais. O conteúdo é atualizado mensalmente, otimizando o custo-benefício da biblioteca da universidade.

Redução de custos com espaço físico

Com a biblioteca digital, os livros ficam 24 horas por dia disponíveis para a consulta. Dessa maneira, os estudos não ficam restritos apenas ao ambiente acadêmico, possibilitando maior autonomia no acesso.

Além da redução de custos com espaço físico, professores e estudantes podem realizar leituras de acordo com a própria rotina. Inclusive, quando o usuário faz o download do livro, o conteúdo fica salvo no dispositivo móvel e não exige acesso à internet para leitura.

Atendimento a todas as áreas do conhecimento

A Minha Biblioteca oferece assinatura de catálogos segmentados em 7 áreas do conhecimento, com milhares de e-books acadêmicos, técnicos e científicos atualizados, de autores renomados para atender às bibliografias básica e complementar de mais de 400 cursos.

Dentre as áreas contempladas, é possível destacar: Ciências Exatas, Saúde, Medicina e Odontologia, Ciências Jurídicas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Pedagógicas e Letras e Artes.

Melhoria nos resultados de avaliações do MEC

O MEC reconhece a possibilidade de ter acervos físicos, digitais ou híbridos. Com isso, a biblioteca digital impacta positivamente a avaliação da IES junto a ele.

As instituições podem se beneficiar do acervo virtual promovendo inovação, transformação digital e facilidade de acesso aos títulos. Ou seja, com a biblioteca digital, sua instituição pode alcançar médias maiores nas avaliações do MEC por manter um acervo completo e sempre atualizado.

Fale com nossos consultores

Quer conhecer mais benefícios e entender melhor todas as possibilidades que ficam à disposição da sua IES graças à plataforma da Minha Biblioteca?

Entre em contato com nossos consultores e saiba como levar inovação e transformação digital por meio da melhor e mais completa biblioteca digital do país!

Gostou deste artigo? Leia também outros conteúdos em nosso blog: