Como prender a atenção do aluno em sala de aula

Ensino superior: como prender a atenção do aluno em sala de aula

Com o avanço da tecnologia e a massificação das redes sociais, o modelo educacional foi reestruturado da educação básica ao ensino superior. Nesse sentido, para prender a atenção do aluno em sala de aula é preciso se adequar a essa nova realidade.

A primeira coisa que o profissional da educação precisa entender, é que tecnologia não é a vilã e jamais pode ser encarada como uma rival para a instituição de ensino superior. Quando bem utilizada ele se torna uma ferramenta muito poderosa para fortalecer o ensino e engajar os alunos.

Não sabe como fazer isso? Continue lendo este artigo e descubra como prender a atenção do aluno em sala de aula sem deixar de utilizar as tecnologias!

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.

Promova discussões e debates

Incentivar discussões e debates é uma maneira eficaz de engajar os estudantes com o conteúdo apresentado dentro de sala. Dessa maneira, o professor permite que os alunos tenham mais participação no processo de ensino, além de reservar um espaço para que eles se posicionem sobre os temas abordados e exerçam seu papel como cidadão político.

O debate otimiza a capacidade de reflexão e construção de argumentos, além de aumentar o interesse dos estudantes sobre assuntos importantes da atualidade. Essa metodologia também é responsável por ressaltar a relevância dos assuntos ministrados dentro a sala de aula.

Leia também: 5 maneiras de conectar as novas tecnologias a uma proposta educacional

O docente deve atuar como moderador do debate e estimular os estudantes a fazer anotações sobre as pautas abordadas. Dessa forma, prender a atenção dos alunos em sala de aula, principalemente daqueles que não costumam participar ativamente, será mais fácil.

Temas como conflitos políticos e geopolíticos são imprescindíveis atualmente, então não deixe de abordá-los. Uma boa maneira de fazer com que todos participem é a divisão dos estudantes em grupos que concordam ou discordam da pauta em questão, contribuindo ainda mais para a habilidade de argumentação de cada um.

Saiba utilizar diversos formatos de mídia

As manifestações artísticas contemporâneas são formadas por diversos formatos de mídia, como imagens, vídeos, textos e áudios. Desse modo, é imprescindível que o docente saiba utilizar os diversos formatos de mídia disponíveis para otimizar os conteúdos de sua disciplina.

Músicas, videoaulas, documentários e até mesmos jogos eletrônicos podem ser peças fundamentais para aumentar o engajamento com a sua disciplina e prender a atenção dos alunos em sala de aula, uma vez que esses recursos oferecem algo diferente da antiga rotina didática padrão.

Fale a língua dos seus alunos

Para manter a atenção do estudante e se aproximar dos seus alunos, procure se adaptar à linguagem e universo deles. Seja empático em relação ao modo de ser, pensar e consumir educação e entretenimento.

Uma dica interessante é apostar nas redes sociais, na linguagem delas (como os memes) e utilizar as facilidades digitais para propor atividades e apresentar conteúdos em diferentes formatos (e-books, livros online, conteúdos audiovisuais, entre outros).

Como a Minha Biblioteca contribui para prender a atenção do aluno em sala de aula?

Minha Biblioteca é uma plataforma digital de livros com mais de 7 mil obras para complementar o acervo da sua instituição de ensino superior, formada pelas principais editoras acadêmicas do país.

A plataforma é uma ótima alternativa para indicar livros de acordo com os interesses dos alunos, além de disponibilizar os melhores títulos como material de apoio para debates dentro da sala de aula. Tudo isso de forma completamente online e acessível de qualquer lugar que tenha internet.

Para saber mais sobre a Minha Biblioteca e suas vantagens, não deixe de entrar em contato conosco!

Chegou a hora de testar a Minha Biblioteca na prática. Solicite seu trial!