Entenda por que a user experience é importante para o AVA

Você já deve ter visto algo sobre o termo user experience (UX) ou experiência do usuário. O termo é muito usado na área de tecnologia digital e significa, basicamente, como as pessoas se sentem ao interagir com um produto ou navegando por um site ou página, seja on ou off-line.

Independentemente da aplicação, o objetivo da UX é desenvolver um produto de acordo com as necessidades de quem realmente vai usá-lo. Além disso, é necessário considerar que as pessoas têm buscado muito por tecnologias que facilitem suas rotinas e tornem as atividades mais rápidas e eficazes.

Assim, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) não está fora dessa tendência. Como estão cada vez mais presentes nas IES como ferramentas práticas que engajam os estudantes, as boas práticas de UX merecem atenção.

Neste artigo, você vai entender mais sobre user experience e como ele pode ser aplicado  para tornar o AVA e altamente eficiente para toda comunidade acadêmica. Confira!

O que é user experience (UX)?

User experience diz respeito à maneira como o usuário interage com um produto ou serviço no meio físico ou digital. O conceito trabalha com foco nas emoções e experiências e tem como objetivo garantir que essa interação aconteça de maneira fluida, sem obstáculos ou dificuldades.

Com a transformação digital, esse conceito passou a ser bastante aplicado nas ferramentas digitais, como site ou softwares

Assim, ao acessar páginas on-line, é preciso que o ambiente seja facilmente navegável e as informações sejam de fácil acesso para garantir engajamento na sala digital.

Qual é a importância de uma plataforma intuitiva para a IES?

É essencial que a IES ofereça plataformas intuitivas baseadas em UX. Isso porque essa atenção à experiência do usuário é responsável por promover engajamento e a melhor experiência de navegação, fazendo com que a pessoa se sinta bem no ambiente.

As consequências de um bom trabalho de user experience é que a comunidade acadêmica tem mais facilidade em usar a plataforma, é mais receptiva a upgrades e torna a rotina de estudos e pesquisas mais dinâmica.

Muitas pessoas podem pensar que não é possível transformar a experiência do usuário em espaços tradicionais. Contudo, o primeiro passo é justamente mostrar que o ambiente foi criado para facilitar o dia a dia da instituição e de seus usuários.

Dessa forma, o processo de ensino se torna mais atrativo, ágil e eficiente desde o primeiro contato.

Fatores essenciais de user experience para o Ambiente Virtual de Aprendizagem

Com a aplicação de UX no AVA, é possível aumentar a qualidade dos serviços, possibilitando que a IES obtenha ideias para melhorar o atendimento ou adeque da melhor forma possível o  acesso aos  conteúdos para o seu usuário.

A seguir, conheça cinco fatores essenciais de UX para uma plataforma de aprendizagem virtual.

Acessibilidade

O AVA precisa ter uma interface amigável e uma estrutura que facilite o acesso desde o primeiro momento. Além disso, o serviço que você vai contratar precisa considerar diversos públicos, entre eles as pessoas com deficiência.

Opte por um serviço que ofereça recursos de acessibilidade, como  ajuste no tamanho da fonte, por exemplo, para que a experiência seja inclusiva.

Inclusão digital e social

A user experience deve considerar que os usuários enfrentam diferentes dificuldades no dia a dia. Assim, é essencial que a plataforma seja intuitiva e que recursos importantes estejam em pontos de destaque.

Além disso, ao oferecer a biblioteca digital nesse espaço, a instituição pode possibilitar o acesso off-line para não segregar aqueles que não têm conexão frequente de internet Dessa forma, basta fazer o download dos materiais e ler sempre que quiser em dispositivos, como tablets, notebooks e até smartphones.

Outro fator relevante é o oferecimento de treinamentos para uso do AVA. Isso garante o diferencial da inclusão digital, ao educar o usuário para as novas tecnologias da informação.

Utilidade na rotina de estudos

A user experience deve trazer uma utilidade clara, funcionar como o esperado, sem interrupções, e agregar valor para quem usa. Portanto, o estudante deve conseguir acessar os conteúdos com facilidade.

É essencial, também, que players, recursos e documentos estejam sempre atualizados. Assim, você garante a utilidade na rotina de estudos e melhora a satisfação do usuário, criando uma experiência que vale a pena.

Ofereça também recursos extras, como planners, agendas digitais e guias para incentivar a rotina de estudos e criar uma conexão entre ele e a IES.

Excelente navegabilidade

A ferramenta com aplicação de UX tem que oferecer todos os recursos de forma prática e rápida. Essa preocupação faz toda a diferença na interação com o AVA.

Se o estudante procura um novo conteúdo, tem que encontrá-lo facilmente, sem barreiras digitais. Por isso, a plataforma precisa ter as primeiras informações à vista, ser ágil e proporcionar boa navegação.

Confiabilidade de acesso

O acesso a qualquer plataforma tecnológica deve ser completamente seguro, garantindo o sigilo dos dados dos usuários e a possibilidade de realizar o logout facilmente.

Mantenha o site sempre atualizado, com atenção à LGPD para garantir que todos os dados estejam seguros.

Como saber se o AVA atende à UX?

Para saber se a experiência do usuário foi positiva, nada melhor do que ouvir o que a comunidade acadêmica tem a dizer. Por isso, busque entender como foi o contato de pessoas que utilizam a plataforma, por meio de comentários e feedbacks.

Isso pode ser feito dentro do próprio ambiente do site, com pesquisas periódicas sobre a IES e os cursos e também por meio de professores e bibliotecários, que têm contato direto com os estudantes. 

Analisar as métricas do AVA também é um bom  medidor para apontar o uso da plataforma. Busque números sobre acessos, tempo de permanência e taxa de rejeição. 

Assim, coloque uma equipe especializada no tema para buscar gargalos e encontrar soluções que estimulem o uso dos recursos disponíveis no ambiente de aprendizagem para o melhor aproveitamento do estudante.

Garanta o suporte e treinamentos

Toda plataforma pode apresentar problemas ou gerar dúvidas. Por isso, um suporte especializado para implementação ou transição pode facilitar a sua gestão. Além disso, ele agrega qualidade e a garantia de um melhor resultado.

Procure saber, também, qual assistência técnica a plataforma oferece para lidar com os usuários diante de dúvidas de funcionamento ou problemas técnicos e erros.

Minha Biblioteca: a mais completa plataforma de e-books do país

A Minha Biblioteca é a maior e mais completa plataforma de conteúdo acadêmico do Brasil.

Ela é desenvolvida para oferecer a melhor solução digital de e-books a instituições de educação técnica e superior, além de empresas e órgãos públicos.

O acervo virtual reúne atualmente mais de 10 mil títulos à disposição da comunidade acadêmica, atendendo todas as áreas do conhecimento.

Minha Biblioteca e UX

A Minha Biblioteca disponibiliza uma série de recursos que facilitam a busca por obras e otimizam a leitura, como pesquisa por palavra-chave, realce de cor, anotações e compartilhamento de texto.

Além disso, a Minha Biblioteca conta com o recurso de leitura em voz alta e ajuste no tamanho da fonte para garantir que pessoas com deficiência ou baixa visão possam ter acesso aos livros.

O serviço de biblioteca digital para IES também oferece acesso por meio de dispositivo (smartphone, tablet, notebook ou PC) conectado à internet para estudar e pesquisar 24 horas por dia, todos os dias da semana. 

Ou seja, quem procura acervo virtual que se preocupa com a experiência do usuário pode contar com a Minha Biblioteca para otimizar custos com aquisição de bibliografia e oferecer conteúdos sempre atualizados à comunidade acadêmica.

Contrate a Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca tem o acervo virtual mais completo do Brasil, contemplando todas as áreas do conhecimento.

Entre em contato com nossos consultores e saiba como levar inovação e transformação digital por meio da melhor e mais completa biblioteca digital do país!

Gostou deste artigo? Leia também outros conteúdos em nosso blog: