A chegada da tecnologia na educação é uma realidade e as transformações proporcionadas por estes avanços já são vivenciadas em sala de aula. No entanto, ainda há muitas novidades a surgirem e a inteligência artificial será um fator determinante na área nos próximos anos.

O fato é que a chamada Era Digital chegou para facilitar a vida de todos e também começou a transformar o setor educacional. Além disso, permite melhorar o processo de ensino e de aprendizado dos alunos.

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!

Transformações atuais na educação

Baseado apenas em aulas expositivas, o modelo de ensino tradicional está ficando defasado. Por isso, aliar a tecnologia na educação ajuda a democratizar o ensino e aumentar a qualidade do aprendizado. Dessa forma, a educação 4.0 é uma maneira de aproximar as inovações das instituições de ensino e dos estudantes.

Neste cenário, os recursos e soluções tecnológicas permitem facilitar o contato com os alunos. O que serve para orientar e tratar o estudante de forma dinâmica para otimizar o aprendizado e propagar o conhecimento do melhor modo possível. Mas qual será o impacto das tecnologias no futuro? Entenda!

Próximos passos da tecnologia na educação

O estudo “Tendências em Inteligência Artificial na Educação” mostra o futuro no uso de tecnologias educacionais, baseadas em Inteligência Artificial, até 2030.

O levantamento foi feito com bases internacionais de artigos científicos e documentos apresentados em congressos, além de bases de patentes nos Estados Unidos, na União Europeia, no Canadá e no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) no Brasil.

Como resultado, ficou claro que o tema Inteligência Artificial é fortemente analisado no setor educacional atualmente. Por isso, a implementação do recurso tende a crescer cada vez mais nas instituições de ensino.

Como a tecnologia vai revolucionar o processo de ensino-aprendizagem?

De acordo com a pesquisa, há uma série de sistemas e tecnologias que são vistos como o futuro da tecnologia na educação. Confira os principais!

• Sistemas tutores inteligentes

Trata-se de uma plataforma de ensino personalizado. A expansão dessa modalidade é a aposta para o futuro.

A ferramenta identifica se o aluno conseguiu adquirir conhecimento sobre o assunto abordado. Além disso, é capaz de reconhecer se o estudante está cansado ou feliz por ter solucionado o problema.