biblioteca online

Como tornar sua biblioteca online mais acessível a deficientes visuais

Sabia que a biblioteca online pode ser um instrumento muito importante para auxiliar as pessoas cegas ou com baixa visão nos estudos e pesquisas?

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, mostram que mais de 6,5 milhões de pessoas no país tinham algum tipo de deficiência visual.

Destes, 528 mil eram completamente cegos e os outros 6 milhões possuíam baixa visão ou grande dificuldade de enxergar.

Leia também: Uso da tecnologia na educação: por que investir em biblioteca digital?

A tecnologia como ferramenta de inclusão

Outra pesquisa realizada pelo Datafolha e apresentada pela Fundação Dorina Nowill para Cegos mostra a importância da leitura para os deficientes visuais.

levantamento aponta que 57% das pessoas que possuem deficiência visual (cegas ou com baixa visão) no Brasil têm interesse por leitura.

No entanto, eles enfrentam muitas dificuldades para manter esse hábito, pois não encontram publicações acessíveis.

O estudo foi realizado com pessoas de todo o país e apontou que, para acessar os livros, 79% dos leitores com deficiência visual usam recursos tecnológicos. Deste total, 66% preferem audiolivros e/ou leitores de tela.

A pesquisa ressalta ainda que as pessoas com deficiência visual buscam alternativas à falta de visão como descrições e contextualizações. Afinal, tais meios ajudam a compreender as sensações obtidas por intermédio da observação visual.

Como a biblioteca online pode ajudar?

Neste contexto, a biblioteca online desponta como aliada no momento de inclusão, já que oferece recursos de acessibilidade. Assim, os deficientes visuais e pessoas com baixa visão podem contar com a ferramenta de leitura em voz alta, por exemplo.

Minha Biblioteca oferece um recurso dentro da plataforma, chamada leitura em voz alta. Basta apenas o aluno clicar em executar para escutar a publicação escolhida.

O usuário também pode selecionar a voz no idioma do livro (a quantidade de idiomas varia de acordo com o navegador utilizado).

Além disso, há outras funcionalidades do recurso, como: ajustes na taxa de velocidade, no tom e no volume da voz.

Todas estas funções de leitura em voz alta estão disponíveis na biblioteca online em conjunto com outros benefícios, como:

– Acesso em qualquer lugar e horário, proporcionando facilidade e praticidade;

– Ferramenta de pesquisa por palavra-chave;

– Realce de cor para identificar trechos importantes do livro;

– Possibilidade de anotações em tempo real;

– Marcadores de página.

Portanto, a implementação de uma biblioteca online é um importante passo para a instituição de ensino no quesito de acessibilidade, ampliando a inclusão de pessoas com deficiência.